Opinião

PT promete mais médicos cubanos!

Diário da Manhã

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 23:46 | Atualizado há 6 anos

Quan­do em pro­mes­sa de cam­pa­nha o PT apos­ta que se elei­to am­pli­a­rá o Pro­gra­ma Mais Mé­di­cos, quer di­zer que mais cu­ba­nos se­rão tran­spor­ta­dos pa­ra os rin­cões do pa­ís, mes­mo sem se­rem mé­di­cos, mas pa­ra ca­te­qui­zar os ci­da­dã­os mais vul­ne­rá­veis pa­ra con­ti­nu­a­rem o que de­ter­mi­na o Fo­ro de São Pau­lo. Is­so in­clu­si­ve já de­ve es­tar exis­tin­do ho­je, por­que te­mos re­la­tos de mé­di­cos bra­si­lei­ros que pe­ga­ram mé­di­cos cu­ba­nos re­cei­tan­do pí­lu­las an­ti­con­cep­ci­o­nais pa­ra ho­mens. Eles não têm pres­sa de trans­for­mar o Bra­sil num con­ti­nen­tal fa­ve­lão ve­ne­zu­e­la­no, mas com eles no co­man­do.

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Falácia

 

Qua­is se­rão os ver­da­dei­ros pro­pó­si­tos de boa par­te da eli­te aca­dê­mi­ca bra­si­lei­ra, ao es­ti­mu­lar ide­o­lo­gia de es­quer­da nas nos­sas uni­ver­si­da­des e mes­mo em ou­tros ní­veis edu­ca­cio­nais? Pro­va­vel­men­te so­nham em cri­ar por aqui, atra­vés da in­flu­ên­cia que exer­cem so­bre a ju­ven­tu­de, um am­bi­en­te que re­pu­die qual­quer in­ter­ven­ção de um sis­te­ma de re­sul­ta­dos, por con­si­de­rá-lo “an­tide­mo­crá­ti­co”, e que re­a­fir­me tam­bém, tal­vez a fim de pre­ser­var pri­vi­lé­gios, a cren­ça de que só a má­qui­na es­ta­tal é efi­ci­en­te pa­ra con­du­zir em­pre­en­di­men­tos pú­bli­cos, o que cons­ti­tui uma fa­lá­cia, co­mo de­mons­tra­do pe­la re­cen­te tra­gé­dia que atin­giu o Mu­seu Na­ci­o­nal.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


Pergunta a Maria do Rosário

 

E ago­ra Ma­ria do Ro­sá­rio, vo­cê que di­zia de­fen­so­ra dos di­rei­tos hu­ma­nos que ru­mo to­ma­rá nes­te epi­só­dio ocor­ri­do em Ju­iz de Fo­ra com o de­pu­ta­do Ja­ir Bol­so­na­ro agre­di­do a fa­ca pe­lo as­sas­si­no Adé­lio Bis­po de Oli­vei­ra? Com­pa­ran­do ao epi­só­dio do as­sas­si­no “Cham­pi­nha” dis­cu­ti­do por vo­cê e Bol­so­na­ro na Câ­ma­ra Fe­de­ral, vo­cê es­ta­rá de­fen­den­do o ban­di­do ou a ví­ti­ma? Te­nha hon­ra pe­lo me­nos uma vez na vi­da e es­cla­re­ça a opi­ni­ão pú­bli­ca.

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)


Votação no TSE

 

É mui­to com­pre­en­sí­vel e fá­cil en­ten­der o fa­to do Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va ter si­do der­ro­ta­do no (TSE) Su­pre­mo Tri­bu­nal Elei­to­ral ape­sar de to­do o es­for­ço do seu ami­go, mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, o úni­co a vo­tar em seu fa­vor, e des­gos­to­so por não ter con­ta­do com os vo­tos da equi­pe lu­lis­ta; Di­as Tof­fo­li, Lewan­dowski e Gil­mar Men­des, vo­tos cer­tos, Is­so é “go­pi”!

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)


Em Bolsonaro, o golpe à democracia

 

É in­to­le­rá­vel o acon­te­ci­do ao can­di­da­to Ja­ir Bol­so­na­ro. Is­so po­de ser re­sul­ta­do do cli­ma de ra­di­ca­li­za­ção cri­a­do em tor­no das elei­ções. Es­pe­ra-se o em­pe­nho das au­to­ri­da­des pa­ra, no me­nor tem­po, iden­ti­fi­car as cau­sas do aten­ta­do e, além do au­tor fí­si­co, iden­ti­fi­car e pu­nir os ou­tros pos­sí­veis en­vol­vi­dos. Ao mes­mo tem­po em que tor­ce­mos pe­lo bre­ve res­ta­be­le­ci­men­to do can­di­da­to, re­pu­di­a­mos o fa­to e aguar­da­mos enér­gi­cas pro­vi­dên­cias. Além de Bol­so­na­ro, to­dos os can­di­da­tos e prin­ci­pal­men­te a de­mo­cra­cia es­tão sob ris­co. Além da cor­rup­ção e dos mui­tos ma­les que in­fe­li­ci­tam o po­vo, ago­ra te­mos a vi­o­lên­cia po­lí­ti­ca se con­cre­ti­zan­do e le­van­do o Bra­sil à in­co­mo­da con­di­ção de bar­co à de­ri­va. A Na­ção exi­ge o mais se­ve­ro e com­ple­to es­cla­re­ci­men­to do fa­to.

(Te­nen­te Dir­ceu Car­do­so Gon­çal­ves, via e-mail)

_________________________________

 

O Aten­ta­do con­tra Bol­so­na­ro!

Pa­ra não bai­xar os âni­mos en­tre mi­li­tân­cias a mí­dia con­ti­nua in­sis­tin­do que o de­lin­quen­te que es­fa­que­ou Bol­so­na­ro era um “lo­bo so­li­tá­rio”, sen­do que a PF já iden­ti­fi­cou com­par­sas de­le na ho­ra do cri­me. Mas não se pri­vam de cul­par o can­di­da­to por ins­ti­gar ódio, quan­do es­ta­mos acom­pa­nhan­do há dé­ca­da a es­quer­da fa­lar em mor­te, in­cen­di­ar o pa­ís, etc ca­da vez que al­guém se mos­tra con­tra eles? O mai­or cul­pa­do do “nós con­tra eles” es­tá pre­so em Cu­ri­ti­ba, e não vi­mos até ago­ra uma pa­la­vra apon­tan­do Lul­la co­mo ins­ti­ga­dor des­sa vi­o­lên­cia que nos per­meia. Se­rá fal­ta de me­mó­ria opor­tu­na dos nos­sos jor­na­lis­tas? Qual o mo­ti­vo pa­ra ne­ga­rem dar no­mes aos bois nes­sa ten­ta­ti­va de as­sas­si­nar Bol­so­na­ro? Até pa­re­ce que a mí­dia se uniu pa­ra pin­tar o Bra­sil que sem­pre qui­se­ram, paz e amor, mas  exis­te uma ma­té­ria pu­bli­ca­da que não ins­ti­ga à vi­o­lên­cia. Fa­çam mea cul­pa se­nho­res se que­rem o Bra­sil no ru­mo cer­to.

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias