Opinião

“Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado”

Diário da Manhã

Publicado em 19 de novembro de 2017 às 05:48 | Atualizado há 7 anos

Ven­do Je­sus que o po­vo es­ta­va aten­to, dis­se à mul­ti­dão e aos seus dis­cí­pu­los:


“Na ca­dei­ra de Moi­sés es­tão sen­ta­dos os es­cri­bas e os fa­ri­seus. Por­tan­to, ob­ser­vai e fa­zei tu­do o que vos dis­se­rem, mas não os imi­te­is em su­as obras, pois di­zem e não pra­ti­cam. Amar­ram far­dos pe­sa­dos e in­su­por­tá­veis e os põ­em so­bre os om­bros dos ho­mens, mas eles mes­mos nem com o de­do que­ri­am mo­vê-los.


Fa­zem to­das as su­as obras pa­ra se­rem vis­tos pe­los ho­mens; por is­so usam fi­lac­té­rios mais lar­gos e fran­jas mais com­pri­das, e gos­tam de an­dar com lon­gas tú­ni­cas. Gos­tam dos pri­mei­ros lu­ga­res nos ban­que­tes, das pri­mei­ras ca­dei­ras nas si­na­go­gas, de re­ce­ber as sa­u­da­ções nas pra­ças e de se­rem cha­ma­dos pe­los ho­mens — Ra­bi, Ra­bi. Mas de­vo­ram as ca­sas das vi­ú­vas e si­mu­lam fa­zer lon­gas ora­ções. Es­ses re­ce­be­rão uma sen­ten­ça mais se­ve­ra!


Vós, po­rém, não quei­ra­is ser cha­ma­dos ‘Ra­bi’, pois um só é o vos­so Mes­tre e to­dos vós sois ir­mãos. E a nin­guém na ter­ra cha­meis ‘Pai’, pois um só é o vos­so Pai, o qual es­tá nos céus. Tam­bém não per­mi­tais que vos cha­mem ‘Guias’, pois um só é o vos­so Guia, o Cris­to. An­tes, o mai­or den­tre vós se­rá aque­le que vos ser­ve, pois quem se exal­tar se­rá hu­mi­lha­do e quem se hu­mi­lhar se­rá exal­ta­do”.


(Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 23, vv. 1 a 12 – Mar­cos, cap. 12, vv. 38 a 40 – Lu­cas, cap. 20, vv. 45 a 47).


 


Je­sus ain­da se en­con­tra­va no tem­plo de Je­ru­sa­lém di­an­te da mul­ti­dão aten­ta e dos seus dis­cí­pu­los, quan­do apro­vei­tou a opor­tu­ni­da­de pa­ra cen­su­rar o or­gu­lho e a hi­po­cri­sia dos es­cri­bas, dos fa­ri­seus ou de quem pos­sa agir do mes­mo mo­do que eles.


O Mes­tre ini­ciou a sua pré­di­ca ao men­ci­o­nar os es­cri­bas e os fa­ri­seus, co­mo sen­do al­guns dos re­li­gi­o­sos que tam­bém re­pre­sen­ta­vam ofi­ci­al­men­te a fé e os pre­cei­tos le­gis­la­dos por Moi­sés.


Mui­tos es­cri­bas e fa­ri­seus usa­vam a re­li­gi­ão pa­ra se pro­mo­ve­rem ma­te­ri­al e so­ci­al­men­te. O Mes­tre re­co­men­dou não imi­tar as prá­ti­cas equi­vo­ca­das des­ses in­di­ví­duos, em­bo­ra con­si­de­ras­se a im­por­tân­cia de su­as men­sa­gens por­quan­to eram de pro­ce­dên­cia di­vi­na. Des­se mo­do, o Ra­bi nos re­co­men­da a me­lhor re­a­ção di­an­te dos que fa­lam e pre­gam, mas não pra­ti­cam o que en­si­nam.


Je­sus de­mons­trou que co­nhe­cia as téc­ni­cas de ma­ni­pu­la­ções psi­co­ló­gi­cas dos hi­pó­cri­tas re­li­gi­o­sos. Ao tra­tar des­ses in­di­ví­duos, ele afir­mou:


“Amar­ram far­dos pe­sa­dos e in­su­por­tá­veis e os põ­em so­bre os om­bros dos ho­mens, mas eles mes­mos nem com o de­do que­ri­am mo­vê-los”.


O Mes­tre tam­bém de­nun­cia mais uma prá­ti­ca exe­crá­vel: im­por aos ou­tros sa­cri­fí­ci­os, pe­ni­tên­cias e con­du­tas aci­ma das for­ças, quan­do na­da fa­zem pa­ra bus­car o equi­lí­brio in­te­ri­or.


Os hi­pó­cri­tas re­li­gi­o­sos são exí­mios ma­ni­pu­la­do­res de con­sci­ên­cias. Gos­tam de man­ter sob con­tro­le os fra­cos de es­pí­ri­to, os fra­gi­li­za­dos pe­la ig­no­rân­cia e anes­te­si­a­dos pe­la in­ge­nui­da­de e in­sen­sa­tez. São vai­do­sos e, co­mo afir­ma o Mes­tre: “fa­zem to­das as su­as obras pa­ra se­rem vis­tos pe­los ho­mens”. Bus­cam ad­mi­ra­ção e aplau­sos e são in­ca­pa­zes de pra­ti­car a ca­ri­da­de lon­ge das acla­ma­ções, re­co­nhe­ci­men­tos e ho­me­na­gens. São se­me­lhan­tes aos “se­pul­cros cai­a­dos: bo­ni­tos por fo­ra, mas por den­tro es­tão chei­os de os­sos e de to­do ti­po de imun­dí­cie” (Ma­teus, 23:27).


Na­que­le tem­po os fa­ri­seus e es­cri­bas usa­vam fi­lac­té­rios, que eram du­as cai­xi­nhas de cou­ro on­de eram de­po­si­ta­dos per­ga­mi­nhos con­ten­do tre­chos da To­rá pa­ra a de­vi­da ob­ser­vân­cia dos man­da­men­tos de Deus, con­for­me as re­co­men­da­ções dos li­vros Êxo­do (13:1-16) e Deu­te­ro­nô­mio (6:4-9; 11:13-21). Je­sus cen­su­rou os que gos­ta­vam de exi­bir os “fi­lac­té­rios mais lar­gos e fran­jas mais com­pri­das e an­dar com lon­gas tú­ni­cas” pa­ra se­rem ad­mi­ra­dos co­mo ho­mens san­tos e ima­cu­la­dos aos olhos de Deus.


O Mes­tre tam­bém cri­ti­cou os que gos­ta­vam dos pri­mei­ros lu­ga­res na fes­tas e nas si­na­go­gas. In­di­ví­duos que tu­do fa­zi­am pa­ra se­rem cum­pri­men­ta­dos com ex­tre­ma re­ve­rên­cia na via pú­bli­ca e de se­rem cha­ma­dos com ve­ne­ra­ção de Mes­tre, Pai e Guia. No en­tan­to, às ocul­tas, se apro­vei­ta­vam até da fra­gi­li­da­de das vi­ú­vas, por meio de lon­gas ora­ções, pa­ra lhes con­quis­tar a con­fi­an­ça e o afe­to em tro­ca de fa­vo­res ou be­ne­fí­ci­os ma­te­ri­ais. Je­sus in­for­ma que es­ses usur­pa­do­res de bens al­hei­os so­fre­rão pe­nas mais se­ve­ras.


Pa­ra su­pe­rar ou evi­tar a vai­da­de do per­so­na­lis­mo re­li­gi­o­so, o di­vi­no Mes­si­as ain­da ori­en­tou os seus dis­cí­pu­los a não acei­ta­rem os tí­tu­los de Mes­tre, de Guia ou de Pai. So­men­te Deus é o ver­da­dei­ro Pai; so­men­te Je­sus, o Cris­to de Deus, é o per­fei­to Mes­tre e in­fa­lí­vel Guia.


De­pois des­ses en­si­na­men­tos, o di­vi­no Ami­go ain­da res­sal­tou a prá­ti­ca da hu­mil­da­de:


“O mai­or den­tre vós se­rá aque­le que vos ser­ve, pois quem se exal­tar se­rá hu­mi­lha­do e quem se hu­mi­lhar se­rá exal­ta­do”.


Ser o ser­vo de to­dos é sa­ber co­o­pe­rar com a evo­lu­ção es­pi­ri­tual e a pro­mo­ção do bem es­tar fí­si­co e mo­ral do pró­xi­mo, con­for­me a von­ta­de, o in­te­res­se, a ne­ces­si­da­de e as con­di­ções fa­vo­rá­veis pa­ra es­se fim. É, ain­da, ter a dis­po­si­ção de aju­dar e de so­cor­rer sem es­pe­rar qua­is­quer re­com­pen­sas dos be­ne­fi­ci­a­dos.


A prá­ti­ca da au­to­e­xal­ta­ção, ou se­ja, da exal­ta­ção dos pró­prios fei­tos e ta­len­tos, é a bus­ca do re­co­nhe­ci­men­to dos ho­mens por meio de be­ne­fí­ci­os ma­te­ri­ais ou so­ci­ais, quan­do se de­ve pre­fe­rir o re­co­nhe­ci­men­to de Deus di­an­te dos va­lo­res que pos­sui e dos be­ne­fí­ci­os que pro­di­ga­li­za.


Quem bus­ca re­co­nhe­ci­men­tos dos ho­mens se­rá hu­mi­lha­do di­an­te da re­a­li­da­de es­pi­ri­tual por­que as vir­tu­des que pos­sui são apa­ren­tes, ime­re­ci­das ou mui­to li­mi­ta­das. Quem não bus­ca tri­bu­tos hu­ma­nos se­rá exal­ta­do di­an­te de Deus por­que os seus va­lo­res são re­ais e sa­tis­fa­tó­rios.


Je­sus nos con­cla­ma a uma vi­da mo­ral in­te­ri­or in­ten­sa, lon­ge dos aplau­sos, pro­te­gi­da por vir­tu­des ina­ba­lá­veis, fun­da­da na fé, na hu­mil­da­de, na ca­ri­da­de e no amor ao pró­xi­mo. Co­me­ce­mos com a prá­ti­ca do si­lên­cio, evi­te­mos re­ve­lar va­lo­res e ta­len­tos, ain­da que não se­ja pos­sí­vel es­con­der cer­tos fei­tos, e in­ten­si­fi­que­mos as ora­ções.


To­dos es­ta­mos en­vol­vi­dos no mun­do es­pi­ri­tual, que tu­do sa­be, tu­do vê e é a nos­sa eter­na pá­tria. Ami­gos su­pe­ri­o­res do pla­no in­vi­sí­vel ve­lam por nós e tu­do fa­zem pa­ra que as nos­sas vi­tó­rias se­jam pe­re­nes ou imor­re­dou­ras. Avan­ce­mos com o tra­ba­lho no Bem e tu­do o mais nos se­rá acres­cen­ta­do, con­for­me a ne­ces­si­da­de e a au­to­ri­za­ção da Su­pre­ma Von­ta­de de Deus.


 


(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é es­cri­tor, ad­vo­ga­do, pro­fes­sor e dou­tor em Di­rei­to. Au­tor do li­vro A Ca­mi­nho do De­ser­to (Edi­to­ra AB). É mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás)



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