Opinião

Reflexão sobre as concessões rodoviárias

Diário da Manhã

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 22:53 | Atualizado há 7 anos

Pa­ra uma par­ce­la da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, fa­lar em con­ces­sões ain­da é o mes­mo que con­ju­rar fan­tas­mas: mui­tos olham tor­to e acre­di­tam que es­ta­mos fa­lan­do da ven­da de par­te da pá­tria ama­da a pre­ço de ba­na­na. Por is­so, é im­por­tan­te con­sci­en­ti­zar os des­con­fi­a­dos que as con­ces­sões ho­je re­pre­sen­tam a sa­í­da mais efi­caz pa­ra a con­ti­nui­da­de do de­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil, fren­te a um ce­ná­rio de cri­se e de cai­xa pú­bli­co nu­lo. Nes­se con­tex­to, ob­ser­va­mos que uma ro­do­via bem de­sen­vol­vi­da é uma ro­do­via se­gu­ra.

De acor­do com da­dos da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de, o Bra­sil apa­re­ce em quin­to lu­gar en­tre os paí­ses re­cor­dis­tas em mor­tes no trân­si­to. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de, em 2015, fo­ram re­gis­tra­dos 37.306 óbi­tos e 204 mil pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das em de­cor­rên­cia de aci­den­tes ro­do­vi­á­rios. Não po­de­mos re­la­ti­vi­zar tais nú­me­ros: trin­ta e se­te mil pes­so­as po­de­ri­am lo­tar 70 mo­de­los Air­bus A380, o avi­ão com mai­or ca­pa­ci­da­de de pas­sa­gei­ros do pla­ne­ta. Trin­ta e se­te mil óbi­tos são equi­va­len­tes a se­ten­ta que­das fa­tais des­ta ae­ro­na­ve por ano; al­go co­mo cin­co avi­ões ca­in­do por mês. É um nú­me­ro as­som­bro­so, e ain­da as­sim, quan­do fa­la­mos de me­lho­ri­as de con­di­ções das ro­do­vi­as, que tra­ri­am um im­pac­to di­re­to na vi­da de to­das es­sas pes­so­as e su­as fa­mí­lias, en­ca­ra­mos olha­res de des­con­fi­an­ça.

En­quan­to is­so, a re­cém-lan­ça­da pes­qui­sa 2017 da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal dos Tran­spor­tes com­pro­vou que as 19 me­lho­res li­ga­ções ro­do­vi­á­rias do Bra­sil são con­ce­di­das. Nos úl­ti­mos cin­co anos, hou­ve uma re­du­ção de 23% no ín­di­ce de mor­ta­li­da­de nas ro­do­vi­as con­ce­di­das. To­da ro­do­via “pe­da­gi­a­da” tem vi­as mo­ni­to­ra­das por câ­me­ras, as­sis­tên­cia 24 ho­ras aos usu­á­rios, so­cor­ro me­câ­ni­co, aten­di­men­to mé­di­co e pré-hos­pi­ta­lar, ini­ci­a­ti­vas so­ci­o­am­bien­tais e mui­to mais. Da mes­ma for­ma que o go­ver­no, por ques­tões de efi­cá­cia ad­mi­nis­tra­ti­va, con­ce­de a em­pre­sas ser­vi­ços de for­ne­ci­men­to de água, luz e te­le­fo­ne, tam­bém é in­te­li­gen­te fa­zê-lo nas ro­do­vi­as – ver­da­dei­ros gar­ga­los da nos­sa in­fra­es­tru­tu­ra, li­mi­ta­do­res do nos­so cres­ci­men­to.

Por is­so, des­sa mes­ma for­ma, jus­ti­fi­ca-se o pa­ga­men­to do pe­dá­gio. Há paí­ses em que não há ta­xa des­ses ser­vi­ços, pois já cons­tam em­bu­ti­dos nos im­pos­tos. Aqui, os im­pos­tos não são su­fi­ci­en­tes pa­ra ofe­re­cer os ser­vi­ços – es­tes são os fa­tos, in­fe­liz­men­te. Es­sa é a si­tu­a­ção, se­ja ela cau­sa­da por má ges­tão, bu­ro­cra­cia ou sim­ples in­ca­pa­ci­da­de fi­nan­cei­ra. Bus­ca­mos so­lu­ções e não cul­pa­dos.

Tam­bém não po­de­mos es­que­cer que con­ces­são é di­fe­ren­te de pri­va­ti­za­ção, pois na­da nun­ca é “ven­di­do”. O sis­te­ma de con­ces­são per­mi­te a trans­fe­rên­cia, por meio de li­ci­ta­ção aber­ta e re­a­li­za­da em bol­sas de va­lo­res, de um bem ou ser­vi­ço à ini­ci­a­ti­va pri­va­da por pra­zo de­ter­mi­na­do, nor­mal­men­te en­tre 20 e 30 anos, após o qual o con­tra­to po­de­rá ser re­no­va­do ou não. Ca­so não ha­ja es­ta re­no­va­ção, o bem ou ser­vi­ço vol­ta à res­pon­sa­bi­li­da­de do go­ver­no, in­cor­po­ran­do-se nes­ta trans­fe­rên­cia to­das as ben­fei­to­ri­as exe­cu­ta­das, co­mo obras, ins­ta­la­ções, equi­pa­men­tos e fro­ta, en­tre ou­tros. A po­pu­la­ção nun­ca per­de as me­lho­ri­as de in­fra­es­tru­tu­ra e as vi­as re­ca­pe­a­das e du­pli­ca­das se­guem sem­pre nos ser­vin­do, ver­da­dei­ras ar­té­rias bom­be­an­do em­pre­gos e cres­ci­men­to.

To­dos nós, po­der con­ce­den­te, clas­se po­lí­ti­ca, agên­cias re­gu­la­do­ras, ór­gã­os de con­tro­le e em­pre­sas pri­va­das, te­mos o de­ver de tra­zer es­sas in­for­ma­ções a pú­bli­co, pe­la res­pon­sa­bi­li­da­de de bus­car re­du­zir os gar­ga­los de in­fra­es­tru­tu­ra do nos­so pa­ís e con­tri­bu­ir ati­va­men­te pa­ra que vi­das não se­jam mais per­di­das pe­lo pre­con­cei­to ge­ra­do pe­la fal­ta de in­for­ma­ção. Afi­nal, a me­lhor ma­nei­ra de afas­tar um fan­tas­ma, ain­da que ima­gi­ná­rio e de­cor­ren­te do des­co­nhe­ci­men­to al­heio, ain­da é ati­rar luz so­bre ele.

 

(Ce­sar Bor­ges, pre­si­den­te-exe­cu­ti­vo da ABCR)

 

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