Opinião

Regionalistas da literatura brasileira…

Diário da Manhã

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 23:04 | Atualizado há 6 anos

Sou ex­tre­ma­men­te vi­ci­a­do em dar pal­pi­tes (nem sem­pre fe­li­zes) on­de não sou cha­ma­do e, mo­men­ta­ne­a­men­te, fa­ce aos con­tur­ba­dos tem­pos que vi­ve­mos, fa­ço uma re­ti­ra­da es­tra­té­gi­ca e opor­tu­na pa­ra um ima­gi­ná­rio re­can­to plas­ma­do em bu­có­li­co qua­dro. Ali, o re­ga­to lím­pi­do e cris­ta­li­no que cor­re ser­pen­te­an­do en­tre as be­las ár­vo­res, com o seu ba­ru­lho ca­rac­te­rís­ti­co, traz a cer­te­za de mui­tas vi­das. Vi­das de mui­tas es­pé­ci­es, fí­si­cas e es­pi­ri­tua­is e, en­tre es­tas úl­ti­mas, dos se­res ele­men­tais da Na­tu­re­za, en­car­re­ga­dos da fau­na e da flo­ra.

Vol­to à re­a­li­da­de após se­re­na­dos os âni­mos e vou de­di­car-me à lei­tu­ra de au­to­res na­ci­o­nais re­gi­o­na­lis­tas. Dei­xo de la­do, por ora, os li­vros es­pí­ri­tas e de au­to­res es­tran­gei­ros. Te­nho em mãos um exem­plar de “O Tron­co”, obra fes­te­ja­da de Ber­nar­do Élis, po­e­ta, pro­fes­sor, con­tis­ta, ro­man­cis­ta e en­sa­ís­ta, meu con­ter­râ­neo co­rum­ba­en­se. Era ad­vo­ga­do mi­li­tan­te em Aná­po­lis e ad­ja­cên­cias. No li­vro,  ele con­ta his­tó­ria acon­te­ci­da (se­rá?)  no Du­ro (ho­je Di­a­nó­po­lis), en­tão, ain­da em Go­i­ás. De há mui­to te­nho-me de­li­ci­a­do com as in­crí­veis  “es­tó­ri­as” do Du­ro, con­ta­das pe­lo es­cri­tor Li­be­ra­to Pó­voa, da­que­la re­gi­ão, ho­je do To­can­tins.  Re­gi­o­na­lis­ta-ser­ta­ne­jo, au­tor de “Ve­ra­ni­co de Ja­nei­ro”, “Ca­mi­nhos e Des­ca­mi­nhos” e ou­tros, Ber­nar­do Élis co­nhe­cia co­mo nin­guém a oli­gar­quia, o co­ro­ne­lis­mo, o ja­gun­cis­mo e a cor­rup­ção da­que­las épo­cas. Ini­cia-se com um In­ven­tá­rio, o qual, “dá pa­nos prá man­ga”!

Con­ta-se que, pa­ra es­cre­ver “Gran­de Ser­tão: Ve­re­das”, Gui­ma­rã­es Ro­sa, o gran­de re­gi­o­na­lis­ta mi­nei­ro, en­tra­nhou-se no ser­tão por uns tem­pos, em ver­da­dei­ro “la­bo­ra­tó­rio” pa­ra ano­ta­ções so­bre o “mo­dus vi­ven­di” dos ca­bo­clos. Daí sur­gi­ram os per­fis psi­co­ló­gi­cos dos per­so­na­gens Rio­bal­do; Di­a­do­rim; Que­le­mém de Gó­is, cha­ma­do pe­lo nar­ra­dor do li­vro, Rio­bal­do, de “Com­pa­dre meu Que­le­mém”; Zé Be­be­lo; Jo­ca Ra­mi­ro e ou­tros. Os per­so­na­gens são fic­tí­ci­os, mas o ser­tão é ver­da­dei­ro. A “es­tó­ria” de­sen­ro­la-se na re­gi­ão de ve­re­das e nas­cen­tes, cir­cun­da­das por bu­ri­ti­zais que for­mam os cór­re­gos e ri­a­chos que vão de­sa­gu­ar no Rio Uru­cu­ia; Rio das Ve­lhas e Rio São Fran­cis­co. Ci­ta ci­da­des do nor­te de Mi­nas, co­mo Cur­ve­lo. Ah! Que de­lí­cia! A des­cri­ção das pai­sa­gens é co­mo se a gen­te vis­se-as plas­ma­das nu­ma te­la.

Não me mo­ve ne­nhu­ma ve­lei­da­de ao es­cre­ver es­te tex­to. O meu en­tu­si­as­mo é de quem sen­te sa­u­da­des, mo­rou ali per­to e tra­ba­lhou na re­gi­ão. Em 1974, mo­ra­va em For­mo­sa e tra­ba­lha­va no IB­GE. A mi­nha área de tra­ba­lho era Sí­tio D’Aba­dia, Al­vo­ra­da do Nor­te, Flo­res de Go­i­ás e Ca­be­cei­ras. Não exis­tia as­fal­to na­que­las es­tra­das, na­que­les tem­pos. Era tu­do per­cor­ri­do de Je­ep. Pa­ra ir à Sí­tio D’Aba­dia, ti­nha-se de en­trar na­que­le tri­ân­gu­lo: Go­i­ás-Ba­hia-Mi­nas. Nos pe­rí­o­dos de fol­ga, eu gos­ta­va de pes­car na re­gi­ão do Uru­cu­ia e de Flo­res. “…O Uru­cu­ia vem dos mon­tões oes­te…”, diz Gui­ma­rã­es Ro­sa em tre­cho do li­vro. Quem co­nhe­ce a re­gi­ão, sa­be que o gran­de es­cri­tor é au­tên­ti­co e ver­da­dei­ro.

Ra­chel de Quei­roz, traz em su­as obras a pre­o­cu­pa­ção com o fun­do so­ci­al, a lu­ta con­tra a fo­me e a se­ca. “O Quin­ze”, abor­da a te­má­ti­ca da sa­ga dos re­ti­ran­tes. Es­cre­veu mais de du­as mil crô­ni­cas. Foi co­mu­nis­ta de car­tei­ri­nha, mas nos tem­pos fi­nais, ti­nha aban­do­na­do as su­as con­vic­ções mar­xis­tas.  “…En­cos­ta­do à uma ju­re­ma se­ca …”, es­sa des­cri­ção da caa­tin­ga, só po­dia ser fei­ta por uma pes­soa da re­gi­ão, é an­to­ló­gi­ca.

Gra­ci­li­a­no Ra­mos, traz em “Vi­das Se­cas” a ari­dez da caa­tin­ga nor­des­ti­na. Em “Me­mó­ri­as do Cár­ce­re” são as re­mi­nis­cên­cias po­lí­ti­cas. Foi pre­fei­to de sua ci­da­de, em Ala­go­as, e pre­so po­lí­ti­co da di­ta­du­ra Var­gas.

Jo­ão Ubal­do Ri­bei­ro, a meu ver, um dos mais cri­a­ti­vos e afor­tu­na­do: es­cre­veu so­men­te cin­co li­vros, mas to­dos ob­ti­ve­ram mui­to su­ces­so. Um li­vro e um per­so­na­gem: “Sar­gen­to Ge­tú­lio”,  on­de se vê que mes­mo o pis­to­lei­ro tem um “có­di­go de éti­ca”. Ou­tras obras de Ubal­do, tais co­mo, “O Sor­ri­so do La­gar­to” e “Vi­va o Po­vo Bra­si­lei­ro” vi­ra­ram best sel­lers.

Jor­ge Ama­do, o ba­i­a­no de Ita­bu­na, que mo­rou em Ilhéus e em Sal­va­dor, es­cre­veu uma ex­ten­sa lis­ta de ro­man­ces re­gi­o­na­lis­tas: es­tó­ri­as da Ba­hia. Mais de vin­te li­vros. Mui­tos vi­ra­ram fil­mes. Abor­da, em su­as obras, te­má­ti­cas so­ci­ais, ques­tões po­lí­ti­cas, ero­tis­mo e  sin­cre­tis­mo re­li­gi­o­so. Tem a seu fa­vor a lu­ta in­ces­san­te pe­la li­ber­da­de re­li­gi­o­sa. Du­ran­te cer­to tem­po exi­lou-se do pa­ís, de­vi­do a pro­ble­mas com a po­lí­ti­ca.

De mo­do ge­ral, ex­ce­tu­an­do-se o meu con­ter­râ­neo Ber­nar­do Élis, eram to­dos fi­li­a­dos ao Par­ti­do Co­mu­nis­ta Bra­si­lei­ro, o “par­ti­dão”.  A mai­o­ria era for­ma­da de jor­na­lis­tas, pro­fes­so­res, tra­du­to­res, cro­nis­tas, ro­man­cis­tas, con­tis­tas, dra­ma­tur­gos, etc. To­dos de­sen­car­na­ram.

 

(Odá­lio Bo­te­lho, apo­sen­ta­do – oda­lio­bo­te­lho­adv@ya­hoo.com)

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