Opinião

Saída dos EUA do acordo de Paris

Diário da Manhã

Publicado em 4 de junho de 2017 às 01:39 | Atualizado há 2 semanas

A comunidade internacional deve apresentar uma moção de repudio a decisão do presidente Trump de abandonar o tratado do clima de Paris. O descontrole climático mundial tem causado imensos prejuízos financeiros, socioambientais e até proliferação de doenças extintas. A ONU estima um aumento de meio grau na temperatura global somente com o aumento das emissões norte-americanas, entretanto terão em contrapartida enormes ganhos com o aumento dos empregos, renda e da produção industrial. Novamente os países em subdesenvolvimento sofrerão as consequências e pagarão para os Estados Unidos da América continuarem expandindo e mantendo a supremacia internacional.

(Daniel Marques, via e-mail)

 


Saúde caos

Lúcia Oliveira Martins

Ao ler a entrevista da nova secretária de Saúde de Goiânia, tive vontade de manifestar minha indignação. O que eu vejo, nestes quase seis meses de Iris Rezende foi que algumas coisas fizeram foi piorar. Achei que logo iria ver o cais do Urias Magalhaes aberto, mas nada. A sorte é que meu filho foi bem atendido no Hugo, porque lá, a coisa parece de primeiro mundo. Ele se acidentou e ficou por lá vários dias e comeu bem e teve toda atenção. Sem contar que há muito tempo sou paciente do HGG e por lá tudo melhorou muito. Aí quando a secretária diz que do SUS sem qualidade, que funciona só na teoria, eu penso que senhora Fátima precisa dar uma circulada nos hospitais para levar o exemplo para os cais e postinhos da família.

(Lúcia Oliveira Martins, via e-mail)

 


Dança das cadeiras

Paulo Panossian

Na era petista, além da demora de Lula e Dilma, trocar seus ministros, os novos nomeados também eram incompetentes! Pelo menos neste quesito o governo Temer é melhor! Sai um fraco Osmar Serraglio, e entra no Ministério da Justiça, o experiente jurista e ex-membro do TSE, Torquato Jardim.  O mesmo ocorrendo também, após o pedido de demissão da determinada e eficiente Maria Silvia Bastos Marques, que presidia o BNDES, e que em seu lugar celeremente foi substituída por outro competente economista como o Paulo Rabello de Castro, que até então dirigia o IBGE! E o mercado aprovou…

(Paulo Panossian, via e-mail) 

 


Prisão do ex-deputado Rodrigo 

Conforme recente noticia (03/6) , o ex- deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) e ex-assessor do presidente Temer, aquele que carregava a mala com R$ 500 mil ,foi preso pela Policia Federal. O mandato de prisão foi assinado pelo ministro do STF, Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato. Graças à Deus, a Operação Lava Jato nasceu no Paraná e é um sopro de esperança para os brasileiros. Será que o presidente Temer ainda tem condição de permanecer no poder?

(Edgard Gobbi, via e-mail)

 


De pai para filho!

Eliana França Leme

Janot quer a cabeça de Temer?  Pois então, por justiça, que entregue da mesma forma, a cabeça dos irmãos Batista, trazendo de volta ao Brasil estes bandidos contumazes que estão livres,leves e soltos nos USA, tocando seus negócios e gozando vida de nababos. Os brasileiros, estupefactos ainda com a proteção cuidadosa dada a eles, com a ajuda do Ministro Fachin, querem saber por que motivo não foram trancafiados como foi Marcelo Odebrecht em outra operação, a Lava Jato, graças à atuação dos procuradores de Curitiba e do juiz Sergio Moro. No entanto, com Joesley e Wesley tudo se deu de forma obscura, não deixando claro se a decisão da gravação foi feita antes ou depois de combinada a delação. Por outro lado, sentimo-nos ultrajados por só terem de pagar a multa em 25 anos quando ao final, grande parte da população brasileira terá ido para a eternidade. Afinal, com a fortuna de que dispõem, só com o lucro mensal que dela advém, daria para ressarcir nosso país em muito menos tempo do enorme prejuízo que provocou. Coisa de pai para filho mesmo! Ademais, justo seria termos também uma gravação do Sr. Mantega, citado na delação – aparentemente, para dar impressão de imparcialidade – que se tornou personagem totalmente esquecido pelo senhor procurador, bem como pelo ministro Fachin. Daí, quem sabe, acharemos justo que se puna um ao punirem todos, investigando-os e se condenados, que cumpram a Lei, como qualquer cidadão brasileiro.

(Eliana França Leme, via e-mail)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias