Opinião

Sapiens desonestos

Diário da Manhã

Publicado em 15 de setembro de 2018 às 23:08 | Atualizado há 6 anos

O BNDES vai do­ar 25 mi­lhões pa­ra mu­seus. Num pa­ís com de­fi­ci­ên­cias em edu­ca­ção, sa­ú­de se­gu­ran­ça. jus­ti­ça, etc.etc. gas­ta­ram bi­lhões em es­tá­di­os e olim­pía­das, (su­per­fa­tu­ra­dos),  fun­cio­ná­rios pú­bli­cos des­ne­ces­sá­rios, no­me­a­dos/as por  pa­ren­tes ou ami­gos/as e, não, con­cur­sa­dos, ga­nhan­do sa­lá­ri­os e apo­sen­ta­do­ri­as mui­to mai­o­res que os da ini­ci­a­ti­va pri­va­da, com­pras frau­da­das com ou  sem li­ci­ta­ção. Nu­ma era de me­mó­ria di­gi­tal pa­ra o que se­vem mu­seus? A in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial é mui­to mais efi­ci­en­te que os “fun­cio­ná­rios in­di­ca­dos” e não pe­de nem acei­ta pi­xu­le­cos.Com es­ses po­lí­ti­cos e seus ser­vi­do­res, va­mos con­ti­nu­ar sen­do de ter­cei­ro mun­do.Só te­mos uns sal­va­do­res, mas não di­go quem são, por que vo­cê tam­bém já sa­be a res­pos­ta cer­ta.

(Má­rio A. Den­te, via e-mail)


UFRJ e o incêndio do Museu Nacional

O que po­de­rí­a­mos es­pe­ra de bom pa­ra o Mu­seu Na­ci­o­nal se to­da a Rei­to­ria da Uni­ver­si­da­de do Rio de Ja­nei­ro (UFRJ), com um or­ça­men­to mais de R$ 3 bi­lhões, a UFRJ, um an­tro de pa­ra­si­tas me­ti­dos a in­te­lec­tu­ais do PCdoB, PSol e PT não con­se­guem nem cu­i­dar das pró­pri­as ins­ta­la­ções. A so­lu­ção ide­al pa­ra es­te ca­so de­ve­ria ser a in­ter­di­ção por in­com­pe­tên­cia e ne­gli­gên­cia des­ses pa­ra­si­tas po­lí­ti­cos que es­tão ocu­pan­do em­pre­gos ape­nas pa­ra pre­ju­di­car os bons es­tu­dan­tes da UFRJ e não pro­du­zi­rem na­da de re­le­van­te pa­ra a so­ci­e­da­de ca­ri­o­ca e bra­si­lei­ra. Bas­ta de pen­sar ape­nas nos seus ca­bi­des de em­pre­gos po­lí­ti­cos e não cum­prir as su­as obri­ga­ções e ain­da se­rem res­pon­sá­veis pe­lo in­cên­dio Mu­seu Na­ci­o­nal dan­do uma ver­go­nha in­ter­na­ci­o­nal ao Bra­sil que ain­da não apren­deu eli­mi­nar es­ses pa­ra­si­tas po­lí­ti­cos tão in­cen­ti­va­dos na era pe­tis­ta.

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)

______________________________

 

Aguardando

O atu­al qua­dro di­ri­gen­te da UFRJ tem em seu cur­rí­cu­lo al­guns in­cên­di­os em pré­di­os sob sua res­pon­sa­bi­li­da­de. O mais re­cen­te, do Mu­seu Na­ci­o­nal, des­tru­iu um acer­vo cul­tu­ral con­si­de­rá­vel, re­la­ci­o­na­do à ci­ên­cia e à his­tó­ria do Bra­sil, ten­do o si­nis­tro re­per­cu­ti­do em vá­ri­as par­tes do mun­do. Os ges­to­res, ani­nha­dos em pol­pu­dos car­gos pú­bli­cos, em ne­nhum mo­men­to con­fes­sa­ram cons­tran­gi­men­to pe­lo ocor­ri­do e quan­do vi­e­ram a pú­bli­co, o fi­ze­ram com dis­cur­so de co­lo­ra­ção po­lí­ti­ca atra­vés do qual cri­a­ram um de­sa­gra­dá­vel pin­gue pon­gue com o go­ver­no fe­de­ral, a quem cul­pa­ram pe­lo de­sas­tre. E a so­ci­e­da­de vê per­di­do um pa­tri­mô­nio ines­ti­má­vel, cons­ta­ta o tris­te fa­to de que ne­nhum dos ad­mi­nis­tra­do­res foi afas­ta­do e aguar­da ou­tras ca­tás­tro­fes se­me­lhan­tes em al­gu­ma das vá­ri­as edi­fi­ca­ções com­ple­ta­men­te aban­do­na­das, sob a guar­da do mes­mo gru­po, co­mo, por exem­plo, o Ca­ne­cão, de agra­dá­veis re­cor­da­ções pa­ra  a po­pu­la­ção.

(Pau­lo R. Go­taç, via e-mail)


Resposta do Mourão a Ciro

 

O ge­ne­ral Mou­rão re­pli­cou os ata­ques de Ci­ro Go­mes que afir­mou ser o ge­ne­ral um ju­men­to de car­ga; “ele es­tá de­ses­pe­ra­do”. A bai­xa­ria des­se ní­vel não in­te­res­sa a nin­guém. Ape­nas a pes­so­as de­ses­pe­ra­das, que não re­pre­sen­tam o pen­sa­men­to na­ci­o­nal. Ofen­sas, par­tin­do de Ci­ro Go­mes não têm re­le­vân­cia pra mim. Tra­ta-se de al­guém que, em um de­ba­te, não tem ar­gu­men­tos.  Ci­ro Go­mes é es­pé­ci­me de in­ver­te­bra­dos em ex­tin­ção. Vai su­mir de­pois do dia 7 de ou­tu­bro.

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)

O que já está ruim pode piorar

 

Se Had­dad for elei­to, o que é in­vi­á­vel, os po­de­res Exe­cu­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio vão com­por­tar-se co­mo fa­mi­gli­as ma­fio­sas e sol­tar o “ca­po”, qua­li­fi­ca­do co­mo cri­mi­no­so con­de­na­do e pre­so. Va­mos vi­rar cha­co­ta in­ter­na­ci­o­nal. Não há uma ma­nei­ra de im­pe­a­char o pre­si­den­te do STF?

(Má­rio A. Den­te, via e-mail)


Desrespeito ao munícipe

 

Se um mu­ní­ci­pe não pa­gar em dia o IP­TU e ou­tros im­pos­tos da sua ci­da­de, é pe­na­li­za­do com ju­ros e mul­ta!  Po­rém, quan­do es­te mes­mo mu­ní­ci­pe so­li­ci­tar um ser­vi­ço da pre­fei­tu­ra, co­mo ta­pa bu­ra­co, re­ti­rar en­tu­lho, um car­ro aban­do­na­do, fa­zer po­da de ár­vo­re, etc., pa­ra ser aten­di­do le­va se­ma­nas ou mes­es. As­sim co­mo in­for­ma o Es­ta­dão, que em São Pau­lo, um pe­di­do de ma­nu­ten­ção so­li­ci­ta­do pe­lo ser­vi­ço 156, po­de le­var em mé­dia in­crí­veis 195 di­as, ou mais do que seis mes­es. Um des­res­pei­to ao con­tri­buin­te que pa­ga seus im­pos­tos, exa­ta­men­te pa­ra que o pre­fei­to cum­pra com a sua obri­ga­ção de man­ter a ci­da­de lim­pa, sem bu­ra­cos, com se­má­fo­ros fun­cio­nan­do, etc. etc. E o pre­fei­to da Ca­pi­tal, Bru­no Co­vas (PSDB), sem se ru­bo­ri­zar anun­cia que vai ten­tar re­du­zir es­sa gra­ve im­pro­du­ti­vi­da­de de sua ad­mi­nis­tra­ção pa­ra 80 di­as, ou qua­se dois mes­es e meio, co­mo se es­se pra­zo fos­se o ide­al ou sa­tis­fa­tó­rio pa­ra re­cla­man­te.  E nem por is­so o ad­mi­nis­tra­dor pú­bli­co ine­fi­ci­en­te so­fre­rá qual­quer pe­na­li­da­de… Es­se é um Bra­sil que eu não que­ro… Mas, pro­va­vel­men­te es­se des­res­pei­to com os mu­ní­ci­pes de­ve es­tar ocor­ren­do, in­fe­liz­men­te, por to­das as 5.570 ci­da­des do Pa­ís.

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias