Saúde em frangalhos!
Diário da Manhã
Publicado em 20 de junho de 2017 às 02:36 | Atualizado há 2 semanasHá muitos e muitos anos, lá no continente europeu, especificamente em Paris, época a qual o valor do ouro imperava soberanamente sobre qualquer coisa na vida humana, o Duque de Rochefoucauld (1613-1680 )expressou a seguinte frase estonteante que abalou os pilares políticos e sociais do antigo mundo em evidência : ”acima de qualquer metal valioso a saúde é o bem mais precioso do ser humano”. Percebem-se que as seculares palavras e suas respectivas ressonâncias proferidas pelo nobre moralista francês, servem para despertar e alertar do lastimável estado de letargia os mais altos gerenciadores dos serviços de saúde pública oferecidos à gigantesca e sofrida massa de cidadãs e cidadãos que integram o sublime seio da coletividade goianiense. Ou seja, o excelentíssimo prefeito Íris Rezende, renomado ‘tocador de obras’ e os demais responsáveis pela secretaria de saúde pública municipal devem imediatamente acordarem do ‘sono profundo’ e dispensarem maior e melhor atenção e, consequentemente, solucionar de vez a notória situação caótica, vergonhosa e desumana que se encontram as unidades de saúde e os respectivos serviços clínicos públicos de alçadas municipais oferecidos aos valiosos indivíduos que coabitam ao longo do miscigenado tecido social da capital do estado de Goiás. Pois, é inadmissível vasta gama de pessoas sofrerem tanto diuturnamente em razão de falta de condições básicas para atendimentos específicos, isto é, em unidades de saúde em frangalhos como o CAIS do setor leste vila nova e jardim Guanabara, por exemplo, é mais que freqüente a agonizante formação, desde amanhecer dos primeiros raios solares, de filas enormes de pessoas com algum tipo de enfermidade, e em dias de vacinações o quadro em questão se mostra em caos total, caracterizando um descaso avassalador para com a sociedade mais carente e necessitada de nossa capital. Nota – se claramente a ausência de número eficiente de médicos e demais profissionais da área em evidência, observa –se a falta constante de medicamentos simples como dipirona em comprimido e remédio para controle de hipertensão arterial, dentre outros. Sendo assim, é mais que necessário que as autoridades públicas municipais, essencialmente o prefeito Íris Rezende, venham reanimar e resgatar urgentemente a saúde pública municipal da tão avassaladora UTI, da unidade de terapia intensiva. Pois, somente dessa maneira é que imensa parcela de goianienses terá uma vida mais digna, bem menos sofrível e relativamente humana na acepção do termo.
(Charly Correia, via e-mail)
Tapar o sol com a peneira
É sempre bom ouvir as ponderações políticas de FHC! E neste momento que se aproxima a apresentação da denúncia de Rodrigo janot contra Temer, o ex-presidente foi enfático “Se ficar difícil, cabe a quem tem responsabilidade renunciar”. Porém, Temer, já avisou que, não renuncia em hipótese alguma… Neste caso atolamos no pior dos mundos! Não por outra razão que o sentimento dos brasileiros é de desânimo! E muito distante da expectativa de uma possível recuperação econômica, vendo um governo como de Temer, respirando por aparelhos, e sem uma luz no fim do túnel…! Nem o esforço do TSE, que tentou tapar o sol com a peneira, com sua estranha decisão pela absolvição da chapa Dilma/Temer, favorece a governabilidade e estabilidade politica, hoje longe de se consolidar! Mesmo com o PSDB, decidindo não abandonar o governo, nada garante que esse quadro vai perdurar. Já que, a situação do presidente pode piorar também com as prováveis delações, como de Lúcio Funaro, Rocha Loures, etc. E neste caso só nos restará rezar…
(Paulo Panossian, via e-mail)
Desde quando político pensa no país?
Li no Estadao uma declaração do governador Alckmin que faz corar qualquer cidadão de bem. Disse ele: ” compromisso do PSDB não é com o governo Temer, mas sim com o país”. Que grande mentira governador! Desde quando político pensa no país? Se verdade fosse, o senhor não deixaria morrer à míngua os professores, sem aumento há mais de quatro anos, entregaria obras do metrô e monotrilho. O metrô vem se deteriorando a cada dia. Toda hora um problema nas linhas. Sr. Alckmin, o tempo de amarrar cachorro com linguiça já ficou para trás. Com a internet em tempo real, tudo o que se fala pode ser comprovado. Nenhum político está pensando no país, eles estão sim tentando salvar suas peles, inclusive o senhor. Esse político que pensa no país está pra nascer.
(Izabel Avallone, via e-mail)
Os políticos e a pouca vergonha
O povo brasileiro já viu e tolerou muita pouca vergonha praticada por políticos, mas o que estamos vendo nos últimos tempos, ultrapassa os limites de tolerância. A falta de respeito para com aqueles que lhes confiaram o voto é muito grande. Não é concebível que um senador, que quase chegou à presidência da Republica, obtendo mais de 51 milhões de votos, esteja atolado na lama, como porco no chiqueiro. Aécio Neves ficou pequeno. Ou será que ele já era pequeno quando exerceu o mandato de deputado federal de 1987 a 2002 e governador de Minas Gerais de 2003 a 2010? Abraham Lincoln, disse: “É possível enganar todas as pessoas por um tempo; você pode até enganar algumas pessoas o tempo todo; mas você não pode enganar todas as pessoas por todo o tempo”. Um dia a casa cai. Completo o meu texto, dizendo que, “o brio começa no berço e quem o tem não troca por dinheiro nenhum. Parte desta Terra deixando exemplos a serem seguidos.
(Jeovah Batista, via e-mail)
]]>