Saúde Republicana
Diário da Manhã
Publicado em 6 de maio de 2016 às 03:17 | Atualizado há 9 anosO SUS, principal provedor de serviços de saúde para a população, sofre de uma falta crônica de recursos que, aliada a uma gestão de baixa eficiência, resulta em um atendimento precário, pouco resolutivo e, frequentemente, desumano. No momento atual multiplicam-se pelo Brasil as ocorrências de filas intermináveis, esperas em macas, partos no chão de unidades de saúde, cancelamentos de tratamentos, falta de medicamentos e carência aguda de insumos e equipamentos básicos para a saúde. Em que pese a dedicação e o empenho quase heroico dos profissionais de saúde o fato é que a população acaba, muitas vezes, desassistida e entregue à própria sorte. Este é o retrato dos serviços de saúde na maior parte do Brasil.
Para superar os desafios de oferecer aos cidadãos uma saúde de qualidade o Estado de Goiás tem adotado inúmeras iniciativas pioneiras que buscam resolver os gargalos e ineficiências existentes no sistema de saúde. Dois exemplos ilustram essa disposição: a adoção de novos modelos de gestão e a implantação do Conecta SUS. Novas metodologias e processos de gestão elevaram o padrão de qualidade e de atendimento m saúde para a maioria dos pacientes. A implantação do Conecta SUS, plataforma tecnológica responsável por interligar regionais de saúde e municípios à Secretaria da Saúde e armazenar, organizar e disponibilizar informações sobre a evolução da saúde no estado tem oferecido resultados de alta relevância permitindo que Goiás seja considerado pelo governo federal a vanguarda do combate ao Aedes aegypti e as epidemias envolvidas.
Além da inovação com modelos de gestão e com a utilização de informações atualizadas e confiáveis para monitoramento de resultados em saúde, Goiás identificou a necessidade imperiosa de fortalecer os serviços de Atenção Primária em Saúde, chave para sua melhoria e para o aumento da eficiência e eficácia do SUS. O fortalecimento da Atenção Primária em benefício dos cidadãos, por seu lado, requer a existência de sistemas de informação que auxiliem na organização dos serviços de saúde e a tornem mais efetiva e sustentável. Após minucioso estudo sobre os sistemas disponíveis, a Secretaria de Saúde de Goiás identificou o sistema Siga Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo e que vem sendo utilizado há mais de 12 anos gerenciando mais de 21 milhões de pessoas e a totalidade da rede municipal de saúde paulistana com mais de 77 milhões de agendamentos/ano.
Para disseminar o uso do Siga Saúde nos municípios goianos a Secretaria de Estado da Saúde estruturou o Projeto Siga Saúde Goiás cujo foco consiste tanto na adoção de um novo sistema de informação e como também no estímulo à cooperação e assistência técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde e os municípios, com redução acentuada nos custos envolvidos. O projeto foi concebido e está sendo conduzido de forma absolutamente transparente, profissional e altamente eficiente o que levou o Ministério da Saúde a escolhê-lo, em 2014, como um dos três mais importantes do Brasil para a implantação do Cartão Nacional de Saúde. Mais recentemente o Projeto Siga Saúde Goiás foi chancelado pelo Programa Inova Goiás como um dos impulsionadores da inovação e empreendedorismo no Estado.
Nas suas diversas fases de implantação o Projeto Siga Saúde Goiás disseminará o conhecimento e a adoção de novas práticas de gestão e estimulará um maior compromisso dos profissionais de saúde e dos gestores com o alcance de resultados positivos na saúde das pessoas. As ações empreendidas terão proporcionarão uma elevação gradual e persistente na qualidade dos serviços de saúde permitindo a redução nas filas, um atendimento mais humanizado e uma ação mais focalizada e resolutiva das equipes de saúde. Estas atividades, que já se iniciaram na Regional de Saúde Sudoeste I de Goiás, serão expandidas para a totalidade dos municípios goianos consolidando uma proposta de gestão que estimula e fortalece a cooperação republicana entre todos os atores do setor público.
No momento em que o Siga Saúde Goiás entra efetivamente em operação um imenso orgulho por ter tido a oportunidade de contribuir nesse processo. As diretrizes de transparência, compromisso com as pessoas e com o bem público, eficiência nos gastos e a governança permanente de todos os aspectos de desempenho do projeto foram sempre os norteadores de todas as ações. Pouco profissionais envolvidos com o campo da e-Saúde tiveram o privilégio de, como eu, participar de um projeto transformador da realidade da saúde desde sua concepção até sua efetiva implantação e uso.
O Projeto Siga Saúde é, sem sombra de dúvidas, uma amostra eloquente de que Goiás é capaz de superar seus desafios, inovar na administração pública e colocar o interesse dos cidadãos em primeiro lugar. E também que é possível utilizar modernas tecnologias como instrumento de estímulo à adoção de práticas republicanas na gestão da saúde com o aumento da transparência, da garantia da equidade e da cooperação entre estado e municípios. Em síntese, o uso desta tecnologia será mais um estímulo para que Goiás desenvolva e consolide um sistema de saúde cada dia mais efetivo, resolutivo e republicano.
(Dr. Eugênio Rodrigo Zimmer Neves, consultor em e-Saúde)
]]>