Opinião

Semana de arte moderna

Diário da Manhã

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 23:25 | Atualizado há 7 anos

Qua­se cem anos (1922), nes­te mês de fe­ve­rei­ro, pre­ci­sa­men­te no dia 17, acon­te­ceu em São Pau­lo uma ver­da­dei­ra re­vo­lu­ção nas ar­tes, a Se­ma­na de Ar­te Mo­der­na, que trou­xe mui­tas po­lê­mi­cas no uni­ver­so li­te­rá­rio, não só pau­lis­ta co­mo bra­si­lei­ro. Ela cau­sou es­pé­cie ao pú­bli­co con­ser­va­dor, uma vez que aba­lou os pa­drões cul­tu­ra­is que im­pe­ra­vam na­que­la épo­ca. O úl­ti­mo dia pro­vo­cou vai­as da pla­teia que aos gri­tos di­zi­am “Foi, não foi”, nu­ma imi­ta­ção ao ba­ru­lho dos sa­pos. A Se­ma­na re­a­li­zou-se no Te­a­tro Mu­ni­ci­pal, em São Pau­lo. Fo­ram apre­sen­ta­das obras – du­ran­te três noi­tes – de es­cri­to­res jo­vens co­mo Má­rio de An­dra­de, Oswald de An­dra­de, Sér­gio Mil­li­et e Plí­nio Sal­ga­do (ul­tra­con­ser­va­dor) e o ma­es­tro e com­po­si­tor Hei­tor Vil­la-Lo­bos. Tam­bém, no sa­gu­ão do te­a­tro fo­ram ex­pos­tos tra­ba­lhos de ar­tis­tas plás­ti­cos, co­mo Tar­si­la do Ama­ral, Ani­ta Mal­fa­ti (pin­tu­ra) e Vi­tor Bre­che­ret (es­cul­tu­ra). Os mo­ti­vos prin­ci­pa­is des­sa Se­ma­na fo­ram as crí­ti­cas im­pla­cá­veis a es­cri­to­res e ar­tis­tas que já eram con­sa­gra­dos nos mei­os aca­dê­mi­cos, to­dos par­na­si­a­nis­tas. O que ocor­reu en­tão? Is­so fez com que de­ze­nas de aca­dê­mi­cos da tra­di­cio­nal Fa­cul­da­de de Di­rei­to do Lar­go de São Fran­cis­co vai­as­sem os par­ti­ci­pan­tes. O in­te­res­san­te é que es­ses es­tu­dan­tes ob­ti­ve­ram o apoio de al­guns ele­men­tos da co­lô­nia ita­li­a­na de São Pau­lo, que iden­ti­fi­ca­vam o mo­der­nis­mo com o fu­tu­ris­mo eu­ro­peu. Es­te ti­nha li­ga­ção com o mo­vi­men­to fas­cis­ta que co­me­ça­va a se mo­vi­men­tar na Eu­ro­pa. Gra­ça Ara­nha, que abriu os tra­ba­lhos, res­pei­ta­do es­cri­tor àque­la épo­ca, dis­se no dis­cur­so de aber­tu­ra es­tas pa­la­vras: “da li­ber­ta­ção do nos­so es­pí­ri­to sai­rá a ar­te vi­to­ri­o­sa”. E, acres­cen­tou, “e os pri­mei­ros anún­cios da nos­sa es­pe­ran­ça são os que ofe­re­ce­mos aqui a vos­sa cu­ri­o­si­da­de, que são es­tas pin­tu­ras ex­tra­va­gan­tes, es­tas es­cul­tu­ras ab­sur­das, es­ta mú­si­ca alu­ci­nan­te, es­ta po­e­sia aé­rea e ar­ti­cu­la­da. Ma­ra­vi­lho­sa au­ro­ra”. O pú­bli­co ain­da não ha­via vai­a­do e se man­te­ve em si­lên­cio du­ran­te to­da ora­ção do es­cri­tor. En­tre­tan­to, tu­do se mo­di­fi­cou na noi­te se­guin­te quan­do Oswald de An­dra­de aos ber­ros dis­se: “Car­los Go­mes é hor­rí­vel”, em alu­são ao com­po­si­tor lí­ri­co cam­pi­nen­se. A pla­teia ex­plo­diu em vai­as e gri­tos. Aí, um mo­men­to es­tra­nho quan­do Vil­la-Lo­bos re­geu sua So­na­ta nº 2 pa­ra vi­o­lon­ce­lo e pi­a­no e o Trio Se­gun­do, de ca­sa­ca e chi­ne­los, pa­ra um pú­bli­co es­tar­re­ci­do. Por sua vez, o po­e­ta Sér­gio Mil­li­et de­cla­mou, en­quan­to os as­sis­ten­tes sol­ta­vam uma sal­va de re­lin­chos e mi­a­dos, co­mo se fos­sem ani­mais. Seus ide­a­li­za­do­res fo­ram Pau­lo Pra­do, sua mu­lher Ma­ri­net­te, ri­cos ca­fe­i­cul­to­res pau­lis­tas e o ar­tis­ta plás­ti­co Emi­li­a­no di Ca­val­can­ti. Es­sa Se­ma­na te­ve o ob­je­ti­vo jus­ta­men­te de as­sus­tar a bur­gue­sia que vi­via às cus­tas de seus lu­cros. Na épo­ca es­sa tur­ma foi pa­tro­ci­na­da por um jor­nal con­ser­va­dor – Cor­reio Pau­lis­ta­no – que per­ten­ceu co­mo ór­gão do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no Pau­lis­ta, e cu­jo re­da­tor po­lí­ti­co era Me­not­ti del Pic­chia, ou­tro as­tro des­sa Se­ma­na, Se­ma­na es­ta que até ho­je tem si­do can­ta­da e de­can­ta­da pe­los que cul­tuam a li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra.

 

(Lu­iz Au­gus­to Pa­ra­nhos Sam­paio, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás e Aca­de­mia Ca­ta­la­na de Le­tras da Uni­ão Bra­si­lei­ra dos Es­cri­to­res. E-mail: lui­zau­gus­to­sam­[email protected])

 

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