Opinião

Sou todo teu, Maria

Diário da Manhã

Publicado em 21 de junho de 2016 às 02:23 | Atualizado há 9 anos

 

Em latim, a expressão “Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt” quer dizer: “Eu sou todo teu Maria, e tudo o que é meu te pertence.” E é ainda o nome de um importante evento relacionando a consagração do Imaculado Coração de Maria, Mãe de Jesus.

O Tottus Tuus Marie é considerado um dos maiores eventos Marianos do Estado de Goiás. É um evento dedicado à Nossa Senhora, ocorrendo em maio, mês consagrado a Virgem Santíssima.

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção do Conjunto Itatiaia, em Goiânia, promove o Tottus Tuus Marie sob a direção do Padre Marcos Rogério. Este religioso tem contribuído muito com a sociedade goianiense através, de um trabalho social relevante e a disseminação do Evangelho e ações práticas de auxílio ao próximo.

No ano de 2015 esse evento contou com cerca de oito mil pessoas. Em 2016 compareceram mais de dez mil pessoas e, foi realizado no estacionamento do Clube dos Bancários, pois o espaço da paróquia já se mostra pequeno pela quantidade de pessoas que veem assistir a Missa em consagração a Nossa Senhora. Os fiéis doaram alimentos não perecíveis e, esses alimentos serão distribuídos às famílias assistidas pela comunidade da Igreja.

Compreendendo a importância desse evento para a Cidade de Goiânia, amparados pelo Art. 63, XIX da Lei Orgânica do Município de Goiânia resolvemos apresentar uma Propositura que instituísse no calendário Oficial da Capital o Dia do Totus Tuus. No dia do evento, em júbilo, entregamos aprovado pela Câmara Municipal nas mãos do Padre Marcos o documento oficial instituindo o Dia do Tottus Tuus.

A Consagração Total à Virgem Maria, também conhecida como Santa Escravidão é uma prática de devoção antiquíssima, sendo que muitos estudiosos a remontam aos primeiros séculos da Igreja. Esta devoção consiste em fazer todas as coisas por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, para mais perfeitamente fazê-las por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus.

Com a evolução da humanidade, essa devoção foi apresentando grande crescimento visto que os fiéis compreenderam sua força e fé. Foi em São Luís Grignion de Montfort que a doutrina e a prática da Devoção Total à Maria, encontrou sua expressão mais perfeita no célebre escrito: “O Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem.” Publicado em 1843 tornou-se leitura obrigatória dos seguidores da Virgem Santíssima.

Outros grandes nomes na história também viveram e disseminaram a devoção a Maria como o cardeal de Bérulle, Boudon, Olier, Condrem, São João Eudes, entre outros. Entretanto, nenhum alcançou a notoriedade que o Papa João Paulo II. Este Papa inesquecível pela bondade que o caracterizou, ainda Seminarista se dedicou integralmente por amor à Maria Santíssima.

Segundo artigo publicado no site Fraternidade, em 7 de junho de 1981, na Basílica de Santa Maria Maior, João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria. Em sua oração, ele pede a Virgem Maria: “Tomai sob a Vossa proteção materna a inteira família humana que, com enlevo afetuoso, nós Vos confiamos, ó Mãe.” Este homem extraordinário, um grande sinal da bondade e da misericórdia de Deus em nosso tempo, realiza um ato profético ao consagrar a humanidade a Mãe de Deus.

Assim como o Papa João Paulo II elegeu a Santíssima Virgem como sua protetora, uma grande população de goianos e goianienses, composta de milhares de fiéis também confiam a Mãe de Jesus seus destinos. Que possamos todos nós, seguidores de Maria dizer “totus tuus Mariae” (sou todo teu, Maria) e assim nos aproximar-nos mais de seu filho Jesus Cristo.

 

(Wellington Peixoto Moura, vereador por Goiânia, formado em Direito e Administração de Empresas)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias