Tecnologia da informação em um novo cenário
Diário da Manhã
Publicado em 5 de setembro de 2018 às 22:56 | Atualizado há 6 anosQuando se fala de informática, logo surge em mente à parte física: computadores, impressoras e mouse, por exemplo. Sobre a parte lógica, os programas para uso pessoal também são lembrados. Mas, informática é muito mais que isso. Ela está ligada ao dia a dia das pessoas, seja no âmbito pessoal como no profissional.
Sobre o lado profissional vemos uma grande evolução do uso da tecnologia da informação. Pois a mesma está em todas as áreas da empresa, desde a catraca de entrada até as decisões feitas pelos diretores. Partindo desta ótica estamos vendo uma evolução das empresas no que tange o uso e manuseio das informações geradas pela área de informática.
A informática saiu do mundo de 0 e 1 (binário) para fazer parte das decisões mais importantes da empresa. Isso tem mostrado uma melhoria na eficiência das empresas nas decisões sobre aquisição de equipamentos e na cobrança dos governos no controle de impostos. Isso faz com que os empresários precisem manter uma informática atualizada com gestores voltados para o negócio, trazendo a TI (Tecnologia da Informação) mais envolvida com o cotidiano das empresas. Com essa visão podemos adiantar que os sistemas estão ficando cada vez mais inteligentes e confiáveis.
A área da empresa que cuida dos clientes é sem dúvida uma das mais importantes das organizações. Afinal, é ela que cativa e prende o cliente de forma agradável para futuras compras. Ela também faz uso da informática, através do sistema chamado CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Esse sistema, vem nos mostrar a importância das informações estarem bem atualizadas e cadastradas com total segurança. Isso passa a ser um ativo da empresa nos mostrando tendências, gostos e hobbies dos clientes. Além de nos colocar bem próximo dos clientes dando-nos uma noção dos elogios e reclamações. Essa interação com o cliente irá sempre trazer ele para os novos negócio de qualquer empresa.
No âmbito financeiro temos os controles das contas a pagar e das contas a receber, que nos dão uma visão da empresa de como ela esta financeiramente e o mais importante nos facilitando nas tomadas decisões. Decisões estas, que facilitam a tomada de rumo a ser seguido seja com investimentos ou em standby nos investimentos atuais.
Com esses dois exemplos; pude mostrar a importância da Gestão de TI, porque ela proporciona a empresa não ter problemas na tomada de decisões. Afinal, o sistema esta sempre 24×7 (vinte e quadro horas por sete dias) interruptamente e pronto para atender a todos sem problema algum. Em contra partida temos uma evolução na inteligência artificial, que vem para agilizar as análises dos dados, mas isto é para um novo encontro.
(Keslley Ricardo de Lima,coordenador do curso Gestão de T.I. da Faculdade Cambury. Além disso, diretor da empresa CIN – Consultoria e Informática)
]]>