Opinião

Tecnologias assistivas

Diário da Manhã

Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 23:48 | Atualizado há 7 anos

Nes­te mun­do glo­ba­li­za­do, em que as tec­no­lo­gi­as se apri­mo­ram a uma ve­lo­ci­da­de que im­pres­sio­na, abre-se um le­que de opor­tu­ni­da­des pa­ra a in­clu­são, no mer­ca­do de tra­ba­lho, de pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia. Con­tu­do, mui­tas des­sas no­vas fer­ra­men­tas es­bar­ram no des­pre­pa­ro e na de­sin­for­ma­ção de uma par­ce­la da so­ci­e­da­de.

Se­gun­do a ana­lis­ta de tec­no­lo­gia as­sis­ti­va da As­so­cia­ção pa­ra Va­lo­ri­za­ção de Pes­so­as com De­fi­ci­ên­cia (Ava­pe), Ka­rol­li­ne Fer­nan­des Sa­les, ela pró­pria de­fi­cien­te vi­su­al, as em­pre­sas usam três ar­gu­men­tos pa­ra não con­tra­tar al­guém com bai­xa ou ne­nhu­ma vi­são. “Um de­les é o des­co­nhe­ci­men­to. Pa­ra a mai­o­ria dos em­pre­ga­do­res, o ce­go não tem con­di­ções de tra­ba­lhar, de che­gar ao lo­cal de tra­ba­lho. Ou­tro em­pe­ci­lho é o de não sa­ber uti­li­zar um com­pu­ta­dor; sem fa­lar do cus­to do lei­tor de te­la, que va­ria de R$ 1,3 mil a R$ 1,7 mil ou um pou­co mais. O ter­cei­ro ar­gu­men­to é o de que não exis­tem pes­so­as qua­li­fi­ca­das no mer­ca­do”, afir­mou.

Em en­tre­vis­ta ao pro­gra­ma So­ci­e­da­de So­li­dá­ria, da Boa Von­ta­de TV (Oi TV – Ca­nal 212 – e Net Bra­sil/Cla­ro TV – Ca­nal 196), Ka­rol­li­ne Sa­les, que tam­bém exer­ce a fun­ção de as­ses­so­ra de co­mu­ni­ca­ção da Or­ga­ni­za­ção Na­ci­o­nal de Ce­gos do Bra­sil (ONCB), con­tes­tou: “Co­nhe­ço vá­ri­as pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia vi­su­al gra­du­a­das, pós-gra­du­a­das, que já con­clu­í­ram o mes­tra­do. En­tão, es­se ar­gu­men­to da fal­ta de qua­li­fi­ca­ção é mais hi­po­té­ti­co do que re­al. Cla­ro que exis­tem in­di­ví­duos sem qua­li­fi­ca­ção, não só com de­fi­ci­ên­cia, mas sem de­fi­ci­ên­cia tam­bém. A Ava­pe, in­clu­si­ve, é uma das pi­o­nei­ras em ca­pa­ci­tar pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia, não só a vi­su­al”.

Um dos prin­ci­pa­is avan­ços no que diz res­pei­to à in­clu­são so­ci­al foi a im­ple­men­ta­ção da Lei de Co­tas. Ka­rol­li­ne Sa­les es­cla­re­ceu: “Es­sa lei de­ter­mi­na, de acor­do com a quan­ti­da­de de em­pre­ga­dos, a con­tra­ta­ção do tra­ba­lha­dor de­fi­cien­te. A gran­de di­fi­cul­da­de dos em­pre­sá­rios, dos ges­to­res, é co­mo con­tra­tar, on­de bus­car es­se pro­fis­si­o­nal? É aí que en­tra a Ava­pe”.

 

Opor­tu­ni­da­de e Com­pe­tên­cia

No pro­gra­ma, foi apre­sen­ta­da uma ma­té­ria com o de­poi­men­to do de­fi­cien­te vi­su­al Edi Car­los de Sou­za. Com ape­nas 1% de vi­são, ele pro­cu­rou a Ava­pe pa­ra re­co­lo­ca­ção pro­fis­si­o­nal e co­me­çou a pres­tar ser­vi­ço pa­ra a Se­cre­ta­ria do Em­pre­go e Re­la­ções do Tra­ba­lho (Sert), do Es­ta­do de São Pau­lo. So­bre a sua ca­pa­ci­ta­ção, Edi Car­los co­men­tou: “Pre­ci­sei pas­sar por trei­na­men­tos por­que uso dois sis­te­mas. Um de lei­tor de te­la – pa­ra acom­pa­nhar as in­for­ma­ções do com­pu­ta­dor – e ou­tro do pró­prio sis­te­ma do ‘Em­pre­ga São Pau­lo’”. Or­gu­lho­so de sua pro­fis­são, ele de­sa­ba­fou: “In­fe­liz­men­te, no Bra­sil te­mos fal­ta de in­for­ma­ção em re­la­ção ao de­fi­cien­te. Ho­je em dia, a tec­no­lo­gia e os me­ca­nis­mos de aces­so es­tão aí pa­ra to­do o mun­do ve­ri­fi­car. O que a pes­soa de­fi­cien­te pre­ci­sa? De uma opor­tu­ni­da­de. Es­se é o xis da ques­tão. Nin­guém po­de ser jul­ga­do pe­la de­fi­ci­ên­cia. Pri­mei­ro, o em­pre­ga­dor tem que ava­li­ar a ca­pa­ci­da­de, e não a de­fi­ci­ên­cia”.

E ar­re­ma­tou: “Vo­cê, que tem al­gu­ma de­fi­ci­ên­cia, nun­ca se es­con­da. Es­tu­de, fa­ça cur­sos, pro­cu­re, pois o mer­ca­do es­tá pre­ci­san­do. E vo­cês, que são em­pre­ga­do­res, sem­pre acre­di­tem e nun­ca pre­jul­guem um de­fi­cien­te. De­em a ele uma opor­tu­ni­da­de, de­pois o ava­li­em”.

Di­an­te do ex­pos­to, é gra­ti­fi­can­te sa­ber que, ape­sar dos ob­stá­cu­los, mais de­fi­cien­tes con­quis­tam a ca­da dia mai­or re­co­nhe­ci­men­to na so­ci­e­da­de e, prin­ci­pal­men­te, no mer­ca­do de tra­ba­lho.

 

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias