Opinião

Tempo de escolha

Diário da Manhã

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 22:08 | Atualizado há 6 anos

Épo­ca de elei­ção sem­pre foi uma tem­po­ra­da de emo­ções. É o mai­or acon­te­ci­men­to po­lí­ti­co do ano. Aque­le mo­men­to em que se co­lo­ca no ta­bu­lei­ro pe­ças que po­dem trans­for­mar uma na­ção. Mas o que se ob­ser­va nos úl­ti­mos plei­tos é um dis­tan­ci­a­men­to do elei­tor, mo­ti­va­do pe­los es­cân­da­los, pri­sões em es­ca­la dos prin­ci­pa­is gru­pos po­lí­ti­cos, e is­so cau­sou des­cré­di­to pe­ran­te a po­pu­la­ção, in­se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca e o Bra­sil te­ve a sua ima­gem ar­ra­nha­da en­tre as na­ções.

A pes­qui­sa da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria re­a­li­za­da jun­to com o Ibo­pe so­bre as pers­pec­ti­vas pa­ra as elei­ções de 2018, di­vul­ga­da no mês de agos­to, re­ve­lou que 44% dos elei­to­res es­tão pes­si­mis­tas em re­la­ção à elei­ção pre­si­den­ci­al. Os que se di­zem oti­mis­tas são 20%.

Os as­pi­ran­tes aos car­gos po­lí­ti­cos são mui­tos. Se­gun­do o Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral, nes­se plei­to o nú­me­ro de can­di­da­tos à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca são 13, e no Dis­tri­to Fe­de­ral pa­ra os car­gos de: go­ver­na­dor (11), se­na­dor (19), de­pu­ta­do fe­de­ral (188) e de­pu­ta­do dis­tri­tal (954).

No en­tan­to, es­te­ja oti­mis­ta ou não, a na­ção bra­si­lei­ra de­pen­de da po­lí­ti­ca pa­ra exe­cu­ção de ações es­tru­tu­ran­tes, e que im­pac­tam di­re­ta­men­te na vi­da das pes­so­as. Uma boa po­lí­ti­ca é vol­ta­da pa­ra as ci­da­des e pa­ra as pes­so­as.

E as pro­je­ções eco­nô­mi­cas pa­ra o ano de 2019 não são as me­lho­res, quan­do o as­sun­to en­vol­ve o fun­cio­na­lis­mo pú­bli­co. Nes­se pe­rí­o­do, as en­ti­da­des sin­di­cais fi­cam em es­ta­do de aler­ta, por­que a ca­te­go­ria é ex­pos­ta co­mo al­vo de me­di­das de re­ti­ra­da de pri­vi­lé­gios pa­ra fa­zer ajus­te fis­cal.

Nes­se con­tex­to, o Sindetran-DF, man­tém di­á­lo­go com to­dos os can­di­da­tos ao Go­ver­no de Bra­sí­lia e tam­bém com os fu­tu­ros con­gres­sis­tas, apre­sen­tan­do as de­man­das da ca­te­go­ria e opor­tu­ni­da­des de me­lho­ri­as den­tro do De­tran.

O plei­to da en­ti­da­de tem si­do dar au­to­no­mia ao De­tran, pa­ra que es­sa au­tar­quia pos­sa de­sem­pe­nhar su­as fun­ções sem de­pen­der da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Fa­zen­da, so­bre­tu­do, no re­pas­se de re­cur­sos pro­ve­ni­en­tes de mul­tas e que de­vem ser apli­ca­dos em cam­pa­nhas edu­ca­ti­vas. Ou­tra de­man­da é a cons­tru­ção de uma se­de pró­pria pa­ra o De­tran, com equi­pa­men­tos de in­for­má­ti­ca mo­der­nos e me­lho­ri­as nas ins­ta­la­ções, mo­der­ni­zar o aten­di­men­to vir­tu­al, re­du­zir fi­las e des­bu­ro­cra­ti­zar os pro­ces­sos, pa­ra que pos­sam ofe­re­cer um ser­vi­ço efi­ci­en­te à po­pu­la­ção. Pa­ra o ser­vi­dor, es­pe­ra-se in­ves­ti­men­tos em equi­pa­men­tos, mo­der­ni­za­ção da fro­ta, e tam­bém Re­es­tru­tu­ra­ção Sa­la­ri­al com re­po­si­ção das per­das in­fla­cio­ná­rias des­de 2014 e di­mi­nu­i­ção das di­fe­ren­ças en­tre as car­rei­ras

Res­sal­ta-se que o Sindetran-DF é a voz do ser­vi­dor de car­rei­ra do De­tran, e bus­ca man­ter o di­á­lo­go per­ma­nen­te com os to­ma­do­res de de­ci­sões pa­ra que se al­can­ce me­lho­ri­as pa­ra es­ses pro­fis­si­o­nais. Es­sa é uma lu­ta per­ma­nen­te e en­ten­de-se que o Bra­sil do ano de 2019 se­rá o re­sul­ta­do das elei­ções de ou­tu­bro. Sen­do as­sim, é fun­da­men­tal es­co­lher con­sci­en­te os fu­tu­ros re­pre­sen­tan­tes.

Por is­so, vo­te em um fu­tu­ro me­lhor. Vo­te na jus­ti­ça so­ci­al, na qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção e na ci­da­da­nia ple­na.

 

(Fá­bio Me­dei­ros é pre­si­den­te do Sindetran-DF (Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res das Car­rei­ras que com­põ­em os ór­gã­os e En­ti­da­des Exe­cu­ti­vas de Trân­si­to do Dis­tri­to Fe­de­ral)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias