Opinião

Todos iremos envelhecer

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 22:45 | Atualizado há 8 anos

O avan­ço da ida­de é ine­vi­tá­vel. O pro­ces­so po­de ser mais avan­ça­do pa­ra um e me­nos pa­ra ou­tros, mas to­dos ire­mos en­ve­lhe­cer. Já per­ce­beu que al­gu­mas pes­so­as pa­re­cem mais ve­lhas do que ou­tras, mes­mo ten­do a mes­ma ida­de? Cla­ro que to­dos que­rem pro­lon­gar a ju­ven­tu­de o má­xi­mo que po­dem, mas co­mo is­so é pos­sí­vel? O se­gre­do es­tá nos há­bi­tos. Ve­ja o que vo­cê faz to­dos os di­as e re­pa­re se os seus há­bi­tos lhe aju­dam a en­ve­lhe­cer com sa­ú­de e pa­re­cer mais jo­vem do que re­al­men­te é, co­mo:

Ca­ir em ten­ta­ção na ali­men­ta­ção. Dor­mir de­mais. Não amar a si mes­mo. Pro­ble­mas com ál­co­ol. Não per­do­ar. Ser an­tis­so­ci­al. Exer­cí­cios por obri­ga­ção.  Ser sé­rio de­mais.

A ida­de po­de tra­zer aque­la me­lan­co­lia, aque­la tris­te­za… Mas não é sua cul­pa, cer­to? En­tão por que dei­xar to­mar con­ta? Um dos prin­ci­pa­is fa­to­res que en­ve­lhe­cem mais as pes­so­as é o mau hu­mor, a tris­te­za. Re­mo­va is­so de sua vi­da e sub­sti­tua por um sor­ri­so. Não le­ve tu­do tão a sé­rio, nem car­re­gue nas cos­tas os pro­ble­mas dos ou­tros. Lem­bre-se de ser oti­mis­ta o tem­po to­do. Quan­to mais oti­mis­mo ti­ver, mais jo­vi­al se­rá. On­de quer que es­te­ja, nun­ca per­ca a opor­tu­ni­da­de de dar uma enor­me gar­ga­lha­da!

O po­e­ta Má­rio Quin­ta­na dis­se: “A vi­da… é um de­ver que trou­xe­mos pa­ra fa­zer em ca­sa.

Quan­do se vê já são seis ho­ras há tem­pos… Quan­do se vê já é sex­ta-fei­ra… Quan­do se vê pas­sa­ram 60 anos!”

Uma re­pór­ter da Fo­lha de São Pau­lo, en­tre­vis­tan­do um ido­so a ele per­gun­tou: Qual o seu mai­or mal? Ele res­pon­deu. A so­li­dão.

O que é so­li­dão?

Do la­tim so­li­tas, a so­li­dão é a fal­ta de com­pa­nhia. Es­sa fal­ta ou ca­rên­cia po­de ser vo­lun­tá­ria ou in­vo­lun­tá­ria. A so­li­dão, por con­se­guin­te, im­pli­ca a fal­ta de con­ta­to com ou­tras pes­so­as. Tra­ta-se de um sen­ti­men­to ou es­ta­do sub­je­ti­vo, ten­do em con­ta que exis­tem di­fe­ren­tes graus ou ma­ti­zes de so­li­dão po­den­do ser en­ca­ra­dos de di­fe­ren­tes for­mas de­pen­den­do da pes­soa.

Cla­ri­ce Lis­pec­tor dis­se: “Mi­nha for­ça es­tá na so­li­dão. Não te­nho me­do nem de chu­vas tem­pes­ti­vas nem de gran­des ven­ta­ni­as sol­tas, pois eu tam­bém sou o es­cu­ro da noi­te”. Cla­ri­ce se sen­tia for­ta­le­ci­da, pre­ci­sa­va fi­car só, com cer­te­za era pa­ra es­cre­ver ou se en­ga­na­va por não ter ou­tra sa­í­da.

Há quem di­ga que a so­li­dão é um sen­ti­men­to no qual uma pes­soa sen­te uma pro­fun­da sen­sa­ção de va­zio e iso­la­men­to. A so­li­dão é mais do que o sen­ti­men­to de que­rer uma com­pa­nhia ou que­rer re­a­li­zar al­gu­ma ati­vi­da­de com ou­tra pes­soa não por­que sim­ples­men­te se iso­la, mas por­que os seus sen­ti­men­tos pre­ci­sam de al­go no­vo que as trans­for­me. So­li­dão não é o mes­mo que es­tar de­sa­com­pa­nha­do. Mui­tas pes­so­as pas­sam por mo­men­tos em que se en­con­tram so­zi­nhas, se­ja por for­ça das cir­cun­stân­cias ou por es­co­lha pró­pria. Es­tar so­zi­nho po­de ser uma ex­pe­ri­ên­cia po­si­ti­va, pra­ze­ro­sa e tra­zer alí­vio emo­cio­nal, des­de que es­te­ja sob con­tro­le do in­di­ví­duo.

En­fo­que­mos en­tão aque­le mal res­pon­di­do à re­pór­ter. O ido­so e a so­li­dão.

A ter­cei­ra ida­de ou me­lhor ida­de, re­as­su­miu um pa­pel im­por­tan­te na so­ci­e­da­de ten­do em con­ta a per­da do im­por­tan­te pa­pel so­ci­al que os “mais ve­lhos” ou­tro­ra usu­fru­í­ram e que na so­ci­e­da­de atu­al dei­xa­ram de ter. O Ido­so, de­vi­do sua sa­be­do­ria e ex­pe­ri­ên­cia de vi­da, era, no pas­sa­do, uma pes­soa res­pei­ta­da e vo­ca­cio­na­da pa­ra trans­mi­tir aos jo­vens os co­nhe­ci­men­tos ad­qui­ri­dos ao lon­go de to­da a vi­da.

Fá­cil é con­clu­ir que, no pas­sa­do, o úni­co meio de trans­mi­tir a ex­pe­ri­ên­cia aos jo­vens era atra­vés dos “ido­sos”. Co­mo na épo­ca não ha­via ins­ti­tu­i­ções ou es­co­las pa­ra o fa­zer, eram os mais ve­lhos, os ido­sos, que de­sem­pe­nha­vam o pa­pel de­ter­mi­nan­te na for­ma­ção, e na trans­mis­são das ex­pe­ri­ên­cias e do co­nhe­ci­men­to. Daí a sua im­por­tân­cia so­ci­al.

O au­men­to da lon­ge­vi­da­de, e as trans­for­ma­ções so­ci­ais, eco­nô­mi­cas e cul­tu­ra­is so­fri­das após a re­vo­lu­ção in­dus­tri­al, que se fi­ca­ram a de­ver ao de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co e ci­en­tí­fi­co, le­va­ram a uma or­ga­ni­za­ção so­ci­al com uma mai­or es­pe­cia­li­za­ção e a uma es­tra­ti­fi­ca­ção e se­gre­ga­ção etá­ria que atin­giu, par­ti­cu­lar­men­te, a ter­cei­ra ida­de.

Par­te dos ido­sos pas­sou a ser, pa­ra mui­tos, pa­ra sua pró­pria fa­mí­lia, um pe­so, um ob­stá­cu­lo, um en­car­go pa­ra a so­ci­e­da­de. Par­te de­les na atu­a­li­da­de, tor­nou-se uma po­pu­la­ção “po­de­ro­sa”. Es­ta no­va im­por­tân­cia so­ci­al que con­fe­re ao ido­so po­der, re­sul­ta de um con­jun­to de fa­to­res: Eco­nô­mi­cos; por­que os seus con­su­mos são mais ele­va­dos, es­pe­ci­al­men­te no tu­ris­mo e la­men­ta­vel­men­te, de me­di­ca­men­tos.  Cul­tu­ral; pe­los seus co­nhe­ci­men­tos que em na­da se as­se­me­lham com a si­tu­a­ção exis­ten­te no iní­cio do sé­cu­lo. Aos 65 anos o ido­so tem pre­sen­te­men­te uma gran­de ca­pa­ci­da­de fí­si­ca e in­te­lec­tu­al e fá­cil aces­so à in­for­ma­ção, fa­to­res que fa­ci­li­tam a aqui­si­ção de co­nhe­ci­men­tos e que, no fu­tu­ro, se ten­de­rão a apro­fun­dar. In­ter­ven­to­ra; pe­la sua dis­po­ni­bi­li­da­de de tem­po, o que lhes dá uma mai­or ca­pa­ci­da­de de in­ter­ven­ção so­ci­al. Éti­ca; por não ter na­da a per­der, hi­e­rar­quias, car­gos, pri­vi­lé­gios ou car­rei­ras. So­ci­al e Po­lí­ti­ca; pe­lo seu nú­me­ro e as con­se­quên­cias que es­te tem nos atos elei­to­ra­is.

De acor­do com ci­en­tis­tas, não es­ta­rá lon­ge do dia em que o “adul­to en­ve­lhe­ci­do”, que ho­je se si­tua a par­tir dos 60 anos, se es­te­ja en­tre os 100 e os 130 anos.

A so­li­da­ri­e­da­de en­tre ge­ra­ções é de­ter­mi­nan­te pa­ra o ho­mem e pa­ra a so­ci­e­da­de. A so­li­da­ri­e­da­de não po­de ser en­ca­ra­da co­mo me­ro res­pei­to de uns pa­ra com os ou­tros. A so­li­da­ri­e­da­de tem mui­to a ver com a so­bre­vi­vên­cia do ho­mem e da so­ci­e­da­de. A ter­cei­ra ou me­lhor ida­de não vai pre­ten­der com­pre­en­são, vai rei­vin­di­car par­ti­ci­pa­ção. Mas pe­la sua cul­tu­ra e éti­ca vai, cer­ta­men­te, ser so­li­dá­ria com as ou­tras fai­xas etá­ri­as.

Con­cluo de que de­ve ha­ver um mai­or res­pei­to por aque­les que nos le­ga­ram um vas­to pa­tri­mô­nio fa­mi­liar, amo­ro­so, cul­tu­ral que fo­ram de­ter­mi­nan­tes na edu­ca­ção de nos­sa ge­ra­ção.

 

(Bar­bo­sa Nu­nes, ad­vo­ga­do, ex-ra­di­a­lis­ta, mem­bro da AGI, de­le­ga­do de po­lí­cia apo­sen­ta­do, pro­fes­sor e ma­çom do Gran­de Ori­en­te do Bra­sil – bar­bo­sa­nu­nes@ter­ra.com.br)

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