Opinião

Transformação Digital não é sobre tecnologia, e sim está ligado às pessoas

Diário da Manhã

Publicado em 22 de junho de 2017 às 22:22 | Atualizado há 8 anos

Ser ágil, ter um bom aten­di­men­to e ofe­re­cer op­ções di­gi­tais são de­man­das cor­ri­quei­ras no ce­ná­rio atu­al. Se an­tes as pes­so­as iam até um la­bo­ra­tó­rio bus­car o re­sul­ta­do de um exa­me de san­gue, ho­je elas bus­cam es­se mes­mo re­sul­ta­do on-li­ne. Se an­tes iam até uma agên­cia de vi­a­gens pa­ra es­co­lher o des­ti­no das su­as pró­xi­mas fé­rias, ho­je elas pes­qui­sam tu­do na In­ter­net e só pas­sam na agên­cia pa­ra ver se con­se­guem uma ofer­ta me­lhor. Até mes­mo as em­pre­sas que, apa­ren­te­men­te, não tra­ba­lham com tec­no­lo­gia es­tão ca­da vez mais de­pen­den­tes de­la. Es­sa mu­dan­ça no mer­ca­do acon­te­ceu por­que os con­su­mi­do­res mu­da­ram. Exi­gen­tes e an­te­na­dos, eles não vê­em com bons olhos em­pre­sas que ain­da não con­quis­ta­ram seu es­pa­ço na era di­gi­tal.

Ho­je o pa­pel da TI vai mui­to além de man­ter as lu­zes ace­sas. A tec­no­lo­gia es­tá pre­sen­te em to­dos os mer­ca­dos, o que não faz mais de­la um di­fe­ren­ci­al. O que ela po­de ofe­re­cer a mais é que re­al­men­te irá fa­zer a di­fe­ren­ça. Um ca­so clás­si­co, e que pa­ra al­guns pes­qui­sa­do­res ser­ve de mar­co pa­ra o iní­cio da Trans­for­ma­ção Di­gi­tal, é o ca­so Blockbus­ter x Net­flix. Quem ima­gi­na­ria que uma gi­gan­te co­mo a Blockbus­ter, pre­sen­te em ca­da es­qui­na em mais de 90 paí­ses, po­de­ria um dia fa­lir? Ela ti­nha no­me, cre­di­bi­li­da­de, ser­vi­ço de qua­li­da­de, mas pe­cou na fal­ta de ino­va­ção. A Net­flix, por ou­tro la­do, nas­ceu co­mo uma pe­que­na em­pre­sa que en­vi­a­va DVDs pa­ra a ca­sa do cli­en­te, pri­mei­ro com pa­ga­men­to por fil­me e de­pois por um va­lor men­sal. Em 2000, ela che­gou a ser ofe­re­ci­da pa­ra a Blockbus­ter, que re­cu­sou a ofer­ta. A gi­gan­te  não acre­di­tou que as pes­so­as alu­ga­ri­am fil­mes sem ter a ex­pe­ri­ên­cia de ir até a lo­ja, to­car na cai­xi­nha, ler a si­nop­se… Um gran­de er­ro. O gran­de trun­fo da Net­flix foi per­ce­ber que o que as pes­so­as que­rem não é o pro­du­to fí­si­co e sim a fa­ci­li­da­de de es­co­lher um fil­me a qual­quer mo­men­to e po­der se di­ver­tir com ele.

A Trans­for­ma­ção Di­gi­tal exi­ge que CE­Os e CI­Os en­ten­dam qual é a ver­da­dei­ra ra­zão dos seus ne­gó­ci­os. A ideia prin­ci­pal não é ven­der tec­no­lo­gia, mas en­ten­der tu­do o que po­de ser me­lho­ra­do e oti­mi­za­do atra­vés do di­gi­tal. Por is­so é im­por­tan­te des­ta­car que, ape­sar de pre­cur­so­ras do pro­ces­so, as em­pre­sas de tec­no­lo­gia não são as úni­cas afe­ta­das por es­sa trans­for­ma­ção. To­das as em­pre­sas pre­ci­sam ter es­sa vi­são e apos­tar na­qui­lo que po­dem co­lo­cá-las co­mo pi­o­nei­ras no mer­ca­do. Se não, cor­re-se o ris­co de ser mais uma Blockbus­ter: uma gi­gan­te que na­ve­ga­va con­for­tá­vel no seu mer­ca­do, mas que foi en­go­li­da pe­la Trans­for­ma­ção Di­gi­tal.

Se an­tes a equi­pe de TI era vis­ta mui­tas ve­zes co­mo um se­tor à par­te, ho­je ela pre­ci­sa es­tar in­te­gra­da em to­das as áre­as. Da mes­ma ma­nei­ra, a pró­pria TI pre­ci­sa re­co­nhe­cer o seu pa­pel de pro­ta­go­nis­ta e bus­car a ino­va­ção. Não é mais pos­sí­vel ape­nas re­ce­ber de­man­das e aten­dê-las: é pre­ci­so de­sa­fi­ar-se di­a­ria­men­te, co­nhe­cer as no­vas ten­dên­cias, apos­tar nas no­vi­da­des e bus­car ser o pri­mei­ro.

Mui­tos pen­sam na Trans­for­ma­ção Di­gi­tal co­mo um fil­me de fic­ção ci­en­tí­fi­ca que es­tá pres­tes a acon­te­cer a qual­quer mo­men­to. Mas es­sa é uma vi­são er­ra­da. A Trans­for­ma­ção Di­gi­tal não é fu­tu­ro: é o pre­sen­te. Ela já es­tá acon­te­cen­do, em di­fe­ren­tes es­ca­las, em em­pre­sas de di­ver­sos paí­ses. Vis­to co­mo de­sa­fi­a­do­ra pe­la mai­o­ria dos exe­cu­ti­vos, ela na ver­da­de é na­da mais do que aqui­lo que o mer­ca­do sem­pre fez: ofe­re­cer a me­lhor so­lu­ção pa­ra o pro­ble­ma do cli­en­te. A di­fe­ren­ça ago­ra é que não exis­te ape­nas um jei­to de re­sol­ver es­se pro­ble­ma, exis­tem mi­lha­res. Ga­nha quem con­se­guir en­ten­der a es­sên­cia da ques­tão e, a par­tir de­la, con­se­guir o re­sul­ta­do mais rá­pi­do, prá­ti­co e ino­va­dor pa­ra o seu cli­en­te.

Se­gun­do pes­qui­sa do Gartner, a pre­vi­são pa­ra 2017 era de um pe­que­no au­men­to no or­ça­men­to de TI das em­pre­sas, de 2,2%. O es­tu­do, re­a­li­za­do anual­men­te com 2,6 mil CI­Os no mun­do, pre­via US$ 292 bi­lhões com gas­tos em TI. Po­de pa­re­cer mui­to, mas ain­da te­mos em­pre­sas que es­tão in­ves­tin­do pou­co na trans­for­ma­ção. O or­ça­men­to de TI da Amé­ri­ca La­ti­na de­ve cres­cer ape­nas 1,7%, con­tra os 3,5% do ano an­te­ri­or. Is­so mos­tra que mes­mo acre­di­tan­do que a re­vo­lu­ção di­gi­tal é uma re­a­li­da­de, mui­tos em­pre­sá­rios ain­da es­tão re­ce­o­sos. O ex­ces­so de no­vas pos­si­bi­li­da­des aca­ba tra­zen­do mais con­fu­são pa­ra quem ain­da não cap­tou a es­sên­cia do seu ne­gó­cio pa­ra o no­vo con­su­mi­dor.

En­ten­der a Trans­for­ma­ção Di­gi­tal é sim do­mi­nar a tec­no­lo­gia, mas é tam­bém en­ten­der de pes­so­as. O que o seu mer­ca­do es­tá exi­gin­do ago­ra? O que os seus cli­en­tes pre­ci­sam, mas ain­da não sa­bem? Qual fa­ci­li­da­de ex­clu­si­va vo­cê po­de ofe­re­cer pa­ra eles e, as­sim, di­fe­ren­ci­ar seu ne­gó­cio dos con­cor­ren­tes? Pen­se nas pes­so­as, se­ja ino­va­dor e apro­vei­te es­se no­vo mo­men­to.

 

(Wel­ling­ton Al­ves, he­ad de au­to­ma­ção da In­di­go­soft, star­tup que ofe­re­ce so­lu­ções de au­to­ma­ção di­gi­tal, fo­ca­das em sim­pli­fi­car o tra­ba­lho di­á­rio de em­pre­sas de to­dos os seg­men­tos, além de con­sul­to­ria es­pe­cia­li­za­da.)

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