Opinião

Trânsito: Cuidado! Não seja a próxima vítima!

Diário da Manhã

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 23:31 | Atualizado há 6 anos

In­ven­ta­do pe­la en­ge­nhei­ro ale­mão, Karl Fri­e­drich Benz, que vi­veu  de 1844 a 1929 o ve­í­cu­lo au­to­mo­tor ti­nha o ob­je­ti­vo de ofe­re­cer o ne­ces­sá­rio con­for­to  ser hu­ma­no. O tran­spor­te  que até en­tão era fei­to atra­vés de ca­va­los, car­ro­ças, car­ru­a­gens e ou­tros, não apre­sen­ta­va tan­tos pe­ri­gos  aos usu­á­rios. E com a cri­a­ção do mo­tor e com­bus­tão, o au­to­mó­vel en­tão pas­sou a so­lu­ci­o­nar os pro­ble­mas de lo­co­mo­ção, mas em con­tra­par­ti­da pas­sou a oca­si­o­nar  cer­tos tran­stor­nos á po­pu­la­ção. Com o apri­mo­ra­men­to dos mo­de­los, me­lho­ria das ro­do­vi­as e au­men­to cons­tan­te  da fro­ta , lo­go es­se ve­í­cu­lo se trans­for­mou nu­ma vi­o­len­ta ar­ma em to­do o mun­do.

A mo­to­ci­cle­ta, que tam­bém foi in­ven­ta­da pra pro­por­ci­o­nar de­ter­mi­na­do con­for­to e aten­der ne­ces­si­da­des mais emer­gen­tes, igual­men­te trans­for­mou-se num ins­tru­men­to de al­to ris­co pa­ra as pes­so­as, em es­pe­ci­al aos pe­des­tres. E ho­je, o mo­to­ris­ta e o ci­clis­ta des­pro­vi­dos dos de­ve­res im­pres­cin­dí­veis na con­du­ção dos res­pec­ti­vos ve­í­cu­los, pro­vo­cam a bar­bá­rie nas ro­do­vi­as e nas ru­as. A mí­dia tem re­gis­tra­da­do ca­sos hor­rí­veis de atro­pe­la­men­to e de mor­tes cau­sa­das pe­los ir­res­pon­sá­veis con­du­to­res que não me­dem as con­se­quên­cias ne­fas­tas de su­as ações. Es­ses ‘’ bár­ba­ros’’, sem dú­vi­da, ti­ve­ram uma edu­ca­ção er­ra­da, por cer­to fo­ram cri­a­dos num am­bi­en­te de maus exem­plos e de vi­o­lên­cia.

As au­to­ri­da­des  e go­ver­nos do mun­do to­do es­tão al­ta­men­te pre­o­cu­pa­dos com o au­men­to dos ín­di­ces de aci­den­tes de trân­si­to, no­ta­da­men­te nos paí­ses de ren­das mé­dia e bai­xa. Ta­no as­sim, a ONU re­a­li­zou no Bra­sil a 2ºCon­fe­rên­cia Glo­bal de Al­to ível so­bre Se­gu­ran­ça nas Es­tra­das. E por in­crí­vel, os aci­den­tes ro­do­vi­á­rios são cau­sa­do­res de cer­ca de mais de um mi­lhão de mor­tes de pes­so­as por ano. E os jo­vens na fai­xa etá­ria de 15 a 29 anos são as prin­ci­pa­is ví­ti­mas. Pe­des­tres, ci­clis­tas e mo­to­ci­clis­tas cor­res­pon­dem á me­ta­de des­ses nú­me­ros . Daí, o ape­lo que a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al es­tá fa­zen­do aos go­ver­nos, no sen­ti­do de re­for­ça­rem a apli­ca­ção de leis mais se­ve­ras em tor­no do ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de, di­ri­gir sob efei­to de ál­co­ol, fal­ta do cin­to de se­gu­ran­ça e de ca­pa­ce­tes, ca­dei­ri­nhas pa­ra cri­an­ças, além de ou­tros equi­pa­men­tos.

É la­men­tá­vel sa­ber que o Bra­sil é o 4º pa­is do mun­do com mai­or nú­me­ro de mor­tes no trân­si­to, per­den­do ape­nas pa­ra a Chi­na, Ín­dia e Ni­gé­ria. E se­gun­do le­van­ta­men­to do Da­ta­sus no ano de 2010, mais de 42 mil pes­so­as per­de­ram a vi­da no trân­si­to do nos­so pa­ís. Em 2011, fo­ram mais de 43 mil e, em 2014 hou­ve um au­men­to pa­ra mais de 48 mil mor­tes. No ano de 2013, ape­nas nas ro­do­vi­as fe­de­ra­is, ocor­re­ram 157 óbi­tos. Com a en­tra­da em vi­gor da Lei Se­ca, em 2008, hou­ve um au­men­to pa­ra mais de 48 mil mor­tes. No ano de 2013 ape­nas nas ro­do­vi­as fe­de­ra­is, ocor­re­ram 157 óbi­tos. Com a en­tra­da em vi­gor da Lei Se­ca, em 2008 , hou­ve re­la­ti­va di­mi­nu­i­ção dos ca­sos de con­du­to­res em­bri­a­ga­dos, mas no ano se­guin­te os ín­di­ces vol­ta­ram a cres­cer.

No de­cur­so de mi­nha pas­sa­gem pe­la di­re­to­ria do De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to de Go­i­ás, na dé­ca­da de 1980, tam­bém pre­o­cu­pa­do com o cres­ci­men­to das in­fra­ções de trân­si­to e, em es­pe­ci­al dos aci­den­tes, ela­bo­rei es­tu­dos so­bre os pri­mei­ros, che­guei á con­clu­são que o pro­ble­ma cen­tral es­tá na edu­ca­ção e na fal­ta de ha­bi­li­da­de na di­re­ção do ve­í­cu­lo, nu­ma in­jus­ta com­bi­na­ção de ir­res­pon­sa­bi­li­da­de e im­pe­rí­cia. Por ou­tro la­do, o po­der pú­bli­co tem sua par­ce­la de cul­pa, prin­ci­pal­men­te com re­fe­rên­cia á apli­ca­ção das leis, de­ven­do en­tão ser mais rí­gi­do no co­me­ti­men­to de in­fra­ções. Ve­ri­fi­quei que a  Aus­trá­lia e a  Fran­ça bus­ca­ram so­lu­ções na for­ma­ção dos con­du­to­res, tra­tan­do com ri­gor os cri­mes de trân­si­to. As­sim co­mo em ou­tros paí­ses eu­ro­peus, os re­sul­ta­dos ob­ti­dos fo­ram bas­tan­te sa­tis­fa­tó­rios na re­du­ção de aci­den­tes.

Em Go­i­ás, a si­tu­a­ção do trân­si­to tam­bém es­tá a exi­gir pro­vi­dên­cias ca­pa­zes de di­mi­nu­ir a in­ci­dên­cia de mor­tes e de ou­tros pro­ble­mas que es­tão cau­san­do cer­to pa­vor á po­pu­la­ção. Pro­va dis­to, são os da­dos mais re­cen­tes que mos­tram, em 2012, mais de dois mil óbi­tos. Em 2013, os da­dos pre­li­mi­na­res in­di­cam au­men­to em re­la­ção ao ano an­te­ri­or. E dez mu­ni­cí­pios são res­pon­sá­veis por 64% das mor­tes no côm­pu­to es­ta­du­al, tais co­mo: Apa­re­ci­da (30,2), Itum­bi­a­ra (22,9), Go­i­â­nia (29,4), Ca­ta­lão (43,9), Cal­das No­vas (32,2), Aná­po­lis (37,5), Mi­nei­ros (46,7), Rio Ver­de (29,8), Lu­zi­â­nia (26,9) e Uru­a­çu (50,1). A ocor­rên­cia cam­peã des­te úl­ti­mo mu­ni­cí­pio jus­ti­fi­ca-se por ser ele, cor­ta­do por inú­me­ras ro­do­vi­as, sen­do du­as es­ta­du­ais ( GO-040 e GO -060) e uma federal (Br-153). Mi­as do­ze ci­da­des es­tão sen­do ma­pe­a­das co­mo mais pe­ri­go­sas em ter­mos de trân­si­to: Ipa­me­ri, Cris­ta­li­na, Ja­ra­guá, Mor­ri­nhos, Ja­taí, For­mo­sa, Go­i­a­né­sia, Ni­que­lân­dia, In­hu­mas, Águas Lin­das e Val­pa­ra­í­so.

Os mo­to­ris­tas pre­ci­sam se con­sci­en­ti­zar de que o ve­í­cu­lo se mal usa­do, é uma po­de­ro­sa ar­ma, que atu­al­men­te ma­ta mais que o cân­cer e as do­en­ças cir­cu­la­tó­ri­as. Ade­mais, os go­ver­nan­tes de­vem bus­car os exem­plos na Ale­ma­nha, da Aus­trá­lia, da chi­na, do Ja­pão e de ou­tros paí­ses, que to­ma­ram in­te­li­gen­tes me­di­das de re­du­ção drás­ti­cas dos ín­di­ces de aci­den­tes de trân­si­to. Ur­ge aca­bar com es­ta ver­go­nho­sa ‘’guer­ra’’, que ano a ano, des­trói a vi­da de mi­lhões de ir­mãos bra­si­lei­ros.

Com a ex­pe­ri­ên­cia ad­qui­ri­da ao lon­go de mais de uma dé­ca­da de tra­ba­lho jun­to ao Detran-GO, me­di­tei pro­fun­da­men­te so­bre o as­sun­to en­fo­ca­do e re­sol­vi ela­bo­rar 10 me­di­das ( ou man­da­men­tos) a se­rem ob­ser­va­das pe­los con­du­to­res de ve­í­cu­los: 1º )Não di­ri­gir sob efei­to de qual­quer dro­ga ( ál­co­ol, sub­stân­cias en­tor­pe­cen­tes e ou­tras); 2º )Obe­de­cer cri­te­ri­o­sa­men­te os li­mi­tes  de ve­lo­ci­da­de; 3º) Não fa­zer ul­tra­pas­sa­gem  in­de­vi­da e nem tra­fe­gar na con­tra­mão; 4º) Não dei­xar de usar o cin­to de se­gu­ran­ça; 5º ) Res­pei­tar a dis­tân­cia en­tre seu ve­í­cu­lo e o da fren­te; 6º) Não es­ta­cio­nar nas cal­ça­das e nas va­gas pa­ra ido­sos e de­fi­cien­tes; 7º) Usar sem­pre a se­ta; 8º) Tran­si­tar com o ve­í­cu­lo em per­fei­to es­ta­do de uso; 9º) Res­pei­tar a si­na­li­za­ção de trân­si­to; 10º) Con­sci­en­ti­zar-se de que o ve­í­cu­lo foi in­ven­ta­do pa­ra o bem e co­mo­di­da­des do ser hu­ma­no e não pa­ra cau­sar-lhes da­nos.

 

(Aní­bal Sil­va, jor­na­lis­ta, de­le­ga­do de Po­lí­cia de Clas­se Es­pe­ci­al, ex-as­ses­sor-di­re­tor do Detran-GO, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na Ma­çô­ni­ca de Le­tras e da Aca­de­mia Ce­za­ri­nen­se de Le­tras e Ar­tes)

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