Trânsito: Cuidado! Não seja a próxima vítima!
Diário da Manhã
Publicado em 17 de agosto de 2018 às 23:31 | Atualizado há 6 anosInventado pela engenheiro alemão, Karl Friedrich Benz, que viveu de 1844 a 1929 o veículo automotor tinha o objetivo de oferecer o necessário conforto ser humano. O transporte que até então era feito através de cavalos, carroças, carruagens e outros, não apresentava tantos perigos aos usuários. E com a criação do motor e combustão, o automóvel então passou a solucionar os problemas de locomoção, mas em contrapartida passou a ocasionar certos transtornos á população. Com o aprimoramento dos modelos, melhoria das rodovias e aumento constante da frota , logo esse veículo se transformou numa violenta arma em todo o mundo.
A motocicleta, que também foi inventada pra proporcionar determinado conforto e atender necessidades mais emergentes, igualmente transformou-se num instrumento de alto risco para as pessoas, em especial aos pedestres. E hoje, o motorista e o ciclista desprovidos dos deveres imprescindíveis na condução dos respectivos veículos, provocam a barbárie nas rodovias e nas ruas. A mídia tem registradado casos horríveis de atropelamento e de mortes causadas pelos irresponsáveis condutores que não medem as consequências nefastas de suas ações. Esses ‘’ bárbaros’’, sem dúvida, tiveram uma educação errada, por certo foram criados num ambiente de maus exemplos e de violência.
As autoridades e governos do mundo todo estão altamente preocupados com o aumento dos índices de acidentes de trânsito, notadamente nos países de rendas média e baixa. Tano assim, a ONU realizou no Brasil a 2ºConferência Global de Alto ível sobre Segurança nas Estradas. E por incrível, os acidentes rodoviários são causadores de cerca de mais de um milhão de mortes de pessoas por ano. E os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos são as principais vítimas. Pedestres, ciclistas e motociclistas correspondem á metade desses números . Daí, o apelo que a Organização Mundial está fazendo aos governos, no sentido de reforçarem a aplicação de leis mais severas em torno do excesso de velocidade, dirigir sob efeito de álcool, falta do cinto de segurança e de capacetes, cadeirinhas para crianças, além de outros equipamentos.
É lamentável saber que o Brasil é o 4º pais do mundo com maior número de mortes no trânsito, perdendo apenas para a China, Índia e Nigéria. E segundo levantamento do Datasus no ano de 2010, mais de 42 mil pessoas perderam a vida no trânsito do nosso país. Em 2011, foram mais de 43 mil e, em 2014 houve um aumento para mais de 48 mil mortes. No ano de 2013, apenas nas rodovias federais, ocorreram 157 óbitos. Com a entrada em vigor da Lei Seca, em 2008, houve um aumento para mais de 48 mil mortes. No ano de 2013 apenas nas rodovias federais, ocorreram 157 óbitos. Com a entrada em vigor da Lei Seca, em 2008 , houve relativa diminuição dos casos de condutores embriagados, mas no ano seguinte os índices voltaram a crescer.
No decurso de minha passagem pela diretoria do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, na década de 1980, também preocupado com o crescimento das infrações de trânsito e, em especial dos acidentes, elaborei estudos sobre os primeiros, cheguei á conclusão que o problema central está na educação e na falta de habilidade na direção do veículo, numa injusta combinação de irresponsabilidade e imperícia. Por outro lado, o poder público tem sua parcela de culpa, principalmente com referência á aplicação das leis, devendo então ser mais rígido no cometimento de infrações. Verifiquei que a Austrália e a França buscaram soluções na formação dos condutores, tratando com rigor os crimes de trânsito. Assim como em outros países europeus, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios na redução de acidentes.
Em Goiás, a situação do trânsito também está a exigir providências capazes de diminuir a incidência de mortes e de outros problemas que estão causando certo pavor á população. Prova disto, são os dados mais recentes que mostram, em 2012, mais de dois mil óbitos. Em 2013, os dados preliminares indicam aumento em relação ao ano anterior. E dez municípios são responsáveis por 64% das mortes no cômputo estadual, tais como: Aparecida (30,2), Itumbiara (22,9), Goiânia (29,4), Catalão (43,9), Caldas Novas (32,2), Anápolis (37,5), Mineiros (46,7), Rio Verde (29,8), Luziânia (26,9) e Uruaçu (50,1). A ocorrência campeã deste último município justifica-se por ser ele, cortado por inúmeras rodovias, sendo duas estaduais ( GO-040 e GO -060) e uma federal (Br-153). Mias doze cidades estão sendo mapeadas como mais perigosas em termos de trânsito: Ipameri, Cristalina, Jaraguá, Morrinhos, Jataí, Formosa, Goianésia, Niquelândia, Inhumas, Águas Lindas e Valparaíso.
Os motoristas precisam se conscientizar de que o veículo se mal usado, é uma poderosa arma, que atualmente mata mais que o câncer e as doenças circulatórias. Ademais, os governantes devem buscar os exemplos na Alemanha, da Austrália, da china, do Japão e de outros países, que tomaram inteligentes medidas de redução drásticas dos índices de acidentes de trânsito. Urge acabar com esta vergonhosa ‘’guerra’’, que ano a ano, destrói a vida de milhões de irmãos brasileiros.
Com a experiência adquirida ao longo de mais de uma década de trabalho junto ao Detran-GO, meditei profundamente sobre o assunto enfocado e resolvi elaborar 10 medidas ( ou mandamentos) a serem observadas pelos condutores de veículos: 1º )Não dirigir sob efeito de qualquer droga ( álcool, substâncias entorpecentes e outras); 2º )Obedecer criteriosamente os limites de velocidade; 3º) Não fazer ultrapassagem indevida e nem trafegar na contramão; 4º) Não deixar de usar o cinto de segurança; 5º ) Respeitar a distância entre seu veículo e o da frente; 6º) Não estacionar nas calçadas e nas vagas para idosos e deficientes; 7º) Usar sempre a seta; 8º) Transitar com o veículo em perfeito estado de uso; 9º) Respeitar a sinalização de trânsito; 10º) Conscientizar-se de que o veículo foi inventado para o bem e comodidades do ser humano e não para causar-lhes danos.
(Aníbal Silva, jornalista, delegado de Polícia de Classe Especial, ex-assessor-diretor do Detran-GO, membro da Academia Goiana Maçônica de Letras e da Academia Cezarinense de Letras e Artes)
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