Opinião

Um dicionário para quintana

Diário da Manhã

Publicado em 26 de agosto de 2018 às 01:37 | Atualizado há 6 anos

Em uma ou­tra crô­ni­ca, fa­lei do li­vro so­bre Quin­ta­na que a mi­nha ami­ga El­se Sant´An­na Brum com­prou pa­ra mim em Por­to Ale­gre, quan­do foi à Fei­ra do Li­vro. Ter ami­gos po­e­tas é tu­do.

Pois o li­vro é ain­da me­lhor do que eu po­e­de­ria es­pe­rar. Pra co­me­ço de con­ver­sa, é um li­vrão: as di­men­sões de­le são 30 cen­tí­me­tros de al­tu­ra e 24 de lar­gu­ra e tem 256 pá­gi­nas. O tí­tu­lo é “Ma­rio Quin­ta­na – 100 anos – A quin­ta es­sên­cia de Quin­ta­na”. E não é ape­nas um li­vro – é um di­ci­o­ná­rio de ver­be­tes pes­qui­sa­dos da obra de Ma­rio. Foi pu­bli­ca­do em 2005, em ho­me­na­gem aos cem anos do nas­ci­men­to do po­e­ta. E, de que­bra, traz um CD com po­e­mas do po­e­ta pas­sa­ri­nho, in­ter­pre­ta­dos pe­lo ator Pau­lo Jo­sé e su­as fi­lhas, Isa­bel Kut­ner e Ana Kut­ner.

Além das mui­tas fo­tos de nos­so gran­de e sa­u­do­so Quin­ta­na, ou­tras fo­tos ilus­tram al­guns ver­be­tes. A apre­sen­ta­ção do li­vro é pri­mo­ro­sa, é um me­re­ci­do tri­bu­to ao mai­or po­e­ta aqui do sul.

Pa­ra os or­ga­ni­za­do­res, “di­ci­o­na­ri­zar um pro­sa­dor é um de­sa­fio. Di­ci­o­na­ri­zar um po­e­ta, um im­pas­se. Prin­ci­pal­men­te se es­ti­ver­mos an­te um po­e­ta tal Quin­ta­na. Nos mo­ve­mos com ris­cos de re­pro­va­ção dos an­jos por es­tar­mos des­mon­tan­do per­fei­tos cas­te­los ha­bi­ta­dos por me­tá­fo­ras e re­fle­xões. Pa­ra a equi­pe de pes­qui­sa­do­res, a cons­tru­ção de vi­nhe­tas se re­ve­lou com­ple­xa, po­rém não me­nos sa­bo­ro­sa do que ti­rar fa­tia de um bo­lo.”

E pa­ra o lei­tor é um acha­do, é a re­u­ni­ão de gran­de par­te da obra de nos­so me­ni­no Quin­ta­na. A ca­da le­tra do al­fa­be­to, um po­e­ma de “O Ba­ta­lhão de Le­tras”, uma fo­to do po­e­ta e um de­poi­men­to de al­gu­ma pes­soa pú­bli­ca ou li­ga­da a cul­tu­ra, qua­se to­dos do Rio Gran­de do Sul. E ca­da le­tra nos dá vá­ri­as pa­la­vras, que por sua vez nos dão tre­chos de tex­tos ou po­e­mas de Quin­ta­na que as con­tém.

É uma obra in­dis­pen­sá­vel pa­ra co­nhe­cer­mos ain­da mais do gran­de po­e­ta que é Quin­ta­na.

 

(Lu­iz Car­los Amo­rim – Es­cri­tor, edi­tor e re­vi­sor – Fun­da­dor e pre­si­den­te do Gru­po Li­te­rá­rio A ILHA, com 38 anos de tra­je­tó­ria, ca­dei­ra 19 na Aca­de­mia Sul­Bra­si­lei­ra de Le­tras)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias