Opinião

Um legado na mobilidade urbana de Goiânia

Diário da Manhã

Publicado em 4 de março de 2018 às 00:18 | Atualizado há 7 anos

Pa­ra ser exi­to­sa, uma pas­sa­gem por um car­go pú­bli­co pre­ci­sa dei­xar uma mar­ca. Se­jam car­gos ele­ti­vos exe­cu­ti­vos, se­ja um es­pa­ço no Le­gis­la­ti­vo ou mes­mo no co­man­do da ges­tão de um Mi­nis­té­rio, co­mo o das Ci­da­des, cu­jo or­ça­men­to su­pe­ra o de mui­tas ca­pi­tais bra­si­lei­ras, é fun­da­men­tal ao ges­tor res­pon­sá­vel ter em men­te a de­man­da de um le­ga­do. Al­go que jus­ti­fi­que sua es­co­lha, seu tra­ba­lho e sua pre­sen­ça nu­ma es­tru­tu­ra pú­bli­ca.

É es­te le­ga­do que ser­vi­rá co­mo pres­ta­ção de con­tas à po­pu­la­ção. Pa­ra mui­to além do vo­to ou dos de­ba­tes elei­to­ra­is, es­ta é uma de­mons­tra­ção de res­pei­to com o di­nhei­ro pú­bli­co, de lu­ta a fa­vor do Bra­sil e do de­sen­vol­vi­men­to co­le­ti­vo, im­pac­tan­do po­si­ti­va e di­re­ta­men­te na vi­da das pes­so­as, on­de quer que es­te­jam.

Ao ocu­par­mos uma ca­dei­ra na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, ti­ve­mos is­to em men­te. Des­de de­zem­bro, à fren­te do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, igual­men­te re­no­va­mos es­ta mis­são.

E acre­di­ta­mos es­tar no ca­mi­nho cer­to. Pe­lo Bra­sil, te­mos per­cor­ri­do di­ver­sas re­a­li­da­des nos Es­ta­dos Bra­si­lei­ros. Te­mos con­ver­sa­do com as pes­so­as, olha­do em seus olhos, e vis­to um si­nal de es­pe­ran­ça em um Bra­sil me­lhor co­mo na­ção, mas – so­bre­tu­do – co­mo um no­vo am­bi­en­te ca­paz de me­lho­rar a vi­da de ca­da fa­mí­lia, de ca­da in­di­ví­duo.

Te­mos fei­to um in­ten­so cir­cui­to de en­tre­gas de obras, prin­ci­pal­men­te do Mi­nha Ca­sa Mi­nha Vi­da. É o mo­men­to de mai­or tra­du­ção do po­der de trans­for­ma­ção que um Go­ver­no jun­to às pes­so­as, le­van­do ale­gria, opor­tu­ni­da­des e uma no­va Es­pe­ran­ça.

Ti­ve­mos a chan­ce de fa­zer o mes­mo em Go­i­ás, quan­do es­ti­ve­mos en­tre­gan­do, mais re­cen­te­men­te, mo­ra­di­as em Cal­das No­vas, Gua­pó, Pal­mei­ras e Go­i­â­nia.

E foi em Go­i­â­nia que, mais uma vez, pu­de pes­so­al­men­te hon­rar a con­fi­an­ça dos go­i­a­nos ao me con­fe­rir um man­da­to de de­pu­ta­do fe­de­ral que me le­vou ao co­man­do do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des.

Além das ca­sas, li­be­ra­mos dos re­cur­sos pa­ra a re­to­ma­da pe­la Pre­fei­tu­ra das obras do BRT à or­dem de R$ 70 mi­lhões, em que Go­i­â­nia tam­bém já re­ce­beu o im­pac­to des­ta atu­a­ção con­jun­ta de di­ver­sas for­ças po­lí­ti­cas in­te­res­sa­das no de­sen­vol­vi­men­to da ca­pi­tal. O BRT é, no­va­men­te, uma re­a­li­da­de.

Ago­ra, pu­de tam­bém anun­ci­ar a li­be­ra­ção de in­ves­ti­men­tos su­pe­ri­o­res a R$ 71 mi­lhões pa­ra a cons­tru­ção da ex­pan­são e ma­nu­ten­ção dos cor­re­do­res de ôni­bus em di­ver­sos pon­tos ca­pi­tal. E, com is­to, en­tra­mos num dos mai­o­res e mais im­por­tan­tes de­sa­fi­os da nos­sa ca­pi­tal:  a apos­ta in­ci­si­va em Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na. Avan­çar nes­te pro­je­to é pri­mor­di­al pa­ra ter­mos uma ca­pi­tal me­lhor pa­ra to­dos.

Atra­vés do Or­ça­men­to Ge­ral da Uni­ão (OGU), au­to­ri­za­mos R$ 22,5 mi­lhões pa­ra os cor­re­do­res da Ave­ni­da 85, R$ 17,7 mi­lhões pa­ra a Ave­ni­da T-63, R$ 32,4 mi­lhões des­ti­na­dos ao cor­re­dor da Ave­ni­da T-7, R$ 10,8 mi­lhões ao cor­re­dor pre­fe­ren­ci­al da Ave­ni­da 24 de ou­tu­bro, em Cam­pi­nas, R$ 40,8 pa­ra o cor­re­dor pre­fe­ren­ci­al da Ave­ni­da T-9 e R$ 21 mi­lhões cor­re­dor que se­rá cons­tru­í­do na Ave­ni­da In­de­pen­dên­cia.

Acom­pa­nha­re­mos, ago­ra, o pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio pa­ra o iní­cio, o quan­to an­tes, das obras. Que­re­mos nos man­ter par­cei­ros do pre­fei­to Iris Re­zen­de, bem co­mo fa­ze­mos com to­dos os ges­to­res mu­ni­ci­pa­is do Bra­sil que nos pro­cu­ram com bons pro­je­tos, ca­pa­zes de me­lho­rar a vi­da ur­ba­na e ru­ral.

Apos­ta­mos nes­te ti­po de de­sen­vol­vi­men­to, fei­to com in­te­li­gên­cia e vi­são de fu­tu­ro, co­mo con­di­ção de­ci­si­va pa­ra di­mi­nu­ir o im­pac­to do cres­ci­men­to das ci­da­des e o vo­lu­me de ve­í­cu­los. De­vol­ver a ci­da­des pa­ra as pes­so­as é fun­da­men­tal e or­ga­ni­zar o flu­xo do ir e vir é par­te es­tra­té­gi­ca pa­ra ge­rar mais ra­pi­dez, flui­dez e se­gu­ran­ça pa­ra as pes­so­as, em es­pe­ci­al os go­i­a­ni­en­ses.

Des­ta for­ma, acre­di­ta­mos con­tri­bu­ir pa­ra dei­xar a nos­sa mar­ca pa­ra jus­ti­fi­car nos­sa lu­ta, nos­so es­for­ço e, prin­ci­pal­men­te, pa­ra re­tor­nar ao po­vo do meu Es­ta­do a con­fi­an­ça con­ce­di­da pa­ra que eu os re­pre­sen­tas­se, se­ja na mis­são que nos for da­da.

 

(Ale­xan­dre Baldy. Mi­nis­tro de ci­da­des.)

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