Um novo amanhã dia 7
Diário da Manhã
Publicado em 4 de outubro de 2018 às 03:03 | Atualizado há 6 anosCom o agronegócio como a força propulsora das exportações de commodities e de elevação do PIB do Brasil, o Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no e pelo País, e o reaquecimento do setor terciário da economia, o de serviços, o próximo passo é a adoção de um ensaio de reindustrialização da Nação. A construção de um Parque Industrial Moderno. Contemporâneo da Modernidade. Voltado para o mundo globalizado. Com valor agregado.
A Reforma Tributária, com a diminuição da carga de impostos, é estratégica. Para a volta do cres¬cimento. Do desenvolvimento sustentável. Sem agressão ao meio ambiente. Com utili¬za-ção de fontes de energia renováveis, que não emitam gases poluentes e não contribuam para Com o recurso a novos modais de transportes. Ferroviário, Hidroviário e Aeroportuário.
O Brasil precisa aprofundar os laços comerciais e de intercâmbio com a maior economia do Planeta. Os Estados Unidos das Américas. Assim como com a Comunidade Econômica Europeia. Mais: exercer a sua hegemonia no Cone-Sul e na América Latina. A China também necessita ingressar no mapa da pauta de exportações. O País asiático possui um apetite voraz por commodities verdes e amarelas. A retaliação dos EUA à China abrirá mercado ao Brasil.
A desoneração da folha de pessoal é condição ‘sine qua non’ para a ampliação do número de empregos. A redução do Estado nos induz a cortar na carne tanto na Esplanada dos ministérios, em Brasília, Distrito Federal, Capital da República, quanto no Estado de Goiás. Com a redução do estratosférico volume de cargos comissionados, penduricalhos, altos salários. Valores que consomem os recursos produzidos pelo capital e pela força de trabalho no País.
O Brasil tem jeito, sim. Goiás também. O Tempo Novo esgotou-se. O seu modelo econômico, político e social exauriu-se. Um novo caminho para o exercício de uma nova hegemonia moral, do bloco histórico centro-liberal, entrará em cena. Com um script para fazer Goiás avançar. Na Economia. Na modernização do Estado. Para acabar com as abissais desigualdades regionais e sociais. Um novo amanhã está para surgir. O caminho é a urna eletrônica. Dia 7 de outubro.
(Hermes Traldi, engenheiro agrônomo, empresário, produtor rural e patrocinador da Stock Light com a Polo Wear)
]]>