Um novo Detran
Diário da Manhã
Publicado em 29 de dezembro de 2016 às 01:53 | Atualizado há 8 anosA política e a economia fizeram de 2016 um ano complicado. A queda da presidente Dilma Rousseff (PT), em meio a um turbilhão de denúncias de corrupção, recuo do PIB (Produto Interno Bruto) e desemprego elevado, deixou o país à beira do precipício. Possivelmente, 2016 será considerado um ano perdido para os brasileiros. Um ano de recessão econômica e inflação nas alturas.
No entanto, apesar dos pesares, 2016 foi um ano de conquistas para Goiás. A economia goiana esteve sempre à frente dos demais Estados. O número de empregos gerados pelos setores industrial, de serviços e comércio foi bem acima da média nacional. A tempestade chegou, mas caiu com menos intensidade Estado.
O Detran Goiás, por exemplo, teve um 2016 profícuo. O órgão manteve seu processo de aprimoramento contínuo, sempre em busca de prestar o melhor serviço ao usuário. Procedimentos que antes eram realizados apenas na sede do Detran, em Goiânia, ou nas Ciretrans espalhadas pelo interior, agora já podem ser feitos nas unidades Vapt Vupt pelo Estado. Serviços de veículos e habilitação também foram simplificados.
A criação do Espaço Empresarial, na sede do órgão de trânsito, foi outra conquista. Empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, Centros de Formação de Condutores, credenciados, clínicas, médicos, psicólogos, permissionários e leiloeiros, dentre outras pessoas jurídicas, têm espaço exclusivo para atendimento. A mudança também desafogou o atendimento à pessoa física.
E por falar em atendimento, destaque o Atendimento Expresso do Detran, localizado no antigo Balcão de Informações da sede. O espaço foi transformado em um ambiente climatizado, com sala de espera com cadeiras, seis guichês para atendimento normal e preferencial. É destinado aos serviços rápidos, que antes os usuários tinham de esperar na mesma fila que os atendimentos mais complexos.
Na formação do condutor, o investimento acontece bem antes de se formar o motorista. O Detranzinho, por exemplo, leva aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental informações e vivências que propiciam a consciência de que eles são participantes ativos do trânsito como pedestre, ciclista ou passageiros, e torná-los multiplicadores do conhecimento adquirido sobre o trânsito, valorizando a vida das pessoas de seu convívio social.
Este mês, o Detran abriu sua pista de exame de direção veicular para que os postulantes à CNH possam conhecer o percurso. A medida humaniza o processo e permite que o examinado aplique seus conhecimentos com maior tranquilidade. No interior, as pistas estão sendo ampliadas e padronizadas. As provas de direção também serão filmadas – o processo de aquisição de equipamentos está em curso. A biometria, inclusive, já se faz presente em todas as etapas do processo de habilitação.
As ações educativas também foram intensificadas com o objetivo de conscientizar a população em relação à prevenção de acidentes. Por meio do programa Balada Responsável, equipe de colaboradores do Detran aborda motoristas em diversos pontos da cidade para entrega de material educativo sobre o risco de misturar álcool e direção.
O Detran é um órgão em constante mutação e trabalha em sintonia com a sociedade. Por meio de uma rotina de diálogos permanentes com parceiros e permissionários, o órgão vem desburocratizando e tornando os serviços mais ágeis, elevando a qualidade do atendimento ao público. Além dessa melhoria, as mudanças vão proporcionar economia de tempo e dinheiro ao usuário. É um novo Detran, cada vez mais ágil, rápido e próximo do cidadão.
(Manoel Xavier Ferreira Filho, presidente do Detran-GO)
]]>