Uma festa para ficar na memória do trabalhador
Diário da Manhã
Publicado em 4 de maio de 2016 às 00:52 | Atualizado há 9 anosUma verdadeira festa democrática. Assim defino a 7ª Festa do Trabalhador realizada neste domingo, 1° de maio, data em que se comemora o Dia Internacional do Trabalho, em uma área localizada à Avenida Rio Verde, em frente ao Terminal Cruzeiro do Sul. Realizado pela Força Sindical Goiás, o evento foi marcado pela alegria dos mais de 50 mil trabalhadores que passaram pelo local.
A realização contou com apoios do governador Marconi Perillo (PSDB), do prefeito de Goiânia (PT), bem como do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), além dos sindicatos e federações ligados à Força Sindical, bem como de outros patrocinadores. Discurso ideológico, assim como eleitoral, não constou da pauta do evento. Cada político que compareceu fez apenas saudação ao trabalhador, enfatizando a luta dele por melhorias para a categoria.
Portanto, foi um dia festivo, mas também de lutas, haja vista que o lema do evento foi este: “Gerar Empregos e Garantir Direitos”. Em cima desse slogan, pautaram as falas dos sindicalistas e dos políticos que compareceram para prestigiar a grande realização da Força Sindical Goiás, sob a presidência do jovem líder sindical e político, Rodrigo Carvelo, o Rodrigão. Os membros da entidade em nível nacional que vieram para a festa fizeram questão de cumprimentar a Diretoria da Força Sindical Goiás pela organização do grandioso evento.
Os trabalhadores usufruíram de bons shows, a maioria executado por jovens talentos que ainda não experimentaram o sucesso, aos exemplos dos cantores Rayan Barreto e Danilo Hudson. Também foi realizado um sorteio de cinco motos e um carro HB20 OKM aos presentes. Foi, sem dúvida, um 1º de maio que ficará gravado na memória dos trabalhadores e trabalhadoras que participaram desse 7ª Festa do Trabalhador promovida pela Força Sindical Goiás. Tive o privilégio de circular entre eles e constatar no rosto de cada um uma alegria radiante.
A Força Sindical Goiás já havia realizado esse mesmo evento nas cidades de Rio Verde, Anápolis, Catalão, Itumbiara, Caldas Novas e Luziânia, mas esta festa realizada nas mediações de Aparecida e Goiânia foi a maior já realizada até hoje. E Rodrigão já assumiu compromisso de realizar outra maior ainda em 2017. Assegurou que a comemoração, doravante, será somente na Capital, atendendo os trabalhadores de todo o Estado.
E, através deste, cumprimento toda a Diretoria da Força Sindical Goiás, na pessoa de Eurípedes Raphael Maia, que é vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg), uma das entidades que contribuíram efetivamente para o sucesso do evento, ao exemplo da Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins (Fetracom/GO/TO).
A propósito, a Força Sindical Nacional, que é favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, realizou essa festa em praticamente todas as capitais do Brasil. E, com o evento, além de consolidar e ampliar as conquistas da classe trabalhadora, a entidade deixou um recado claro e contundente para o governo: Os trabalhadores brasileiros, protagonistas do desenvolvimento nacional, não vão permitir, em hipótese alguma, que, para sanar seus próprios erros e sua incompetência, sejam prejudicados com a perda de conquistas alcançadas com muita luta.
A Força Sindical defende, entre muitas bandeiras, a garantia dos empregos e dos direitos, uma reforma previdenciária que não retire direitos, a correção da tabela do Imposto de Renda, menos juros, a valorização dos aposentados e a igualdade de oportunidades para todos.
(João Nascimento, jornalista)
]]>