Opinião

Vai de táxi ou de Uber

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2016 às 01:52 | Atualizado há 9 anos

On­tem de ma­nhã, 29/06/2016, a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia pe­gou fo­go com a dis­cus­são so­bre a le­ga­li­za­ção do Uber. Uber é um apli­ca­ti­vo que pos­si­bi­li­ta o tran­spor­te de pas­sa­gei­ros nos cen­tros ur­ba­nos, a par­tir de ve­í­cu­los ca­das­tra­dos que pre­en­cham uma sé­rie de exi­gên­cias re­la­ci­o­na­das à ati­vi­da­de de tran­spor­te pa­ra fa­ci­li­ta­ção da mo­bi­li­da­de ur­ba­na.

Acon­te­ce que es­ta ati­vi­da­de es­tá na clan­des­ti­ni­da­de. Mas já exis­te um lei fe­de­ral que am­pa­ra exer­cí­cio des­ta no­va mo­da­li­da­de de tran­spor­te de pas­sa­gei­ros. Ca­be ago­ra ao mu­ni­cí­pio re­gu­la­men­tar. Aí es­tá o gran­de pro­ble­ma: Te­mos um pre­fei­to ino­pe­ran­te, que se es­cu­sa das gran­des ques­tões mu­ni­ci­pa­is, pe­lo sim­ples fa­to de ser ab­so­lu­ta­men­te in­com­pe­ten­te pa­ra li­dar com qual­quer as­sun­to que lhe re­quei­ra um po­si­cio­na­men­to ade­qua­do. Pau­lo Gar­cia jo­gou a res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, já que é ela que tem com­pe­tên­cia pa­ra de­li­be­rar. E as­sim os er­ros se­guem uma atrás do ou­tro.

O fa­to é que ago­ra a Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia co­me­ça a pren­der os car­ros do Uber que cir­cu­lam pe­la Ca­pi­tal. Pu­nir é fá­cil. Di­fí­cil é li­dar com o pro­ble­ma e so­lu­cio­ná-lo. O Uber é uma re­a­li­da­de: Já pos­sui 3 mil au­to­mó­veis ca­das­tra­dos.

Aí os ta­xis­tas se re­vol­tam e com ra­zão, por­que pa­gam mui­tos en­car­gos. São tri­bu­ta­dos e por is­so a com­pe­ti­ção en­tre Uber’s e tá­xis se tor­nou in­sus­ten­tá­vel. É in­jus­to exi­gir o cum­pri­men­to da lei pa­ra os ta­xis­tas en­quan­to os mo­to­ris­tas dos Uber’s se­guem sem se sub­me­te­rem a qual­quer ti­po de le­gis­la­ção, quer se­ja tri­bu­tá­ria ou não. O fa­to é que o fa­zem por­que não há le­gis­la­ção pa­ra eles, e por is­so, se­guem clan­des­ti­nos, se apro­vei­tan­do des­sa si­tu­a­ção ao fi­nal das con­tas.

O la­do bom de tu­do is­so é que o ci­da­dão es­tá po­den­do fa­zer gran­des dis­tân­cias a um cus­to bem me­nor do que o pra­ti­ca­do no mer­ca­do. Pes­so­as que não ti­nham co­mo an­dar de tá­xi, com o Uber ao al­can­ce, se es­bal­dam com es­se be­ne­fí­cio.

De fa­to o go­ver­no, em to­das as su­as es­fe­ras (fe­de­ral, es­ta­du­al e mu­ni­ci­pal), em paí­ses de ter­cei­ro mun­do co­mo o nos­so, só in­ter­fe­rem pa­ra one­rar tan­to as ati­vi­da­des co­mo os ci­da­dã­os, im­pon­do gran­des ta­xas tri­bu­tá­ri­as, ele­van­do o cus­to de vi­da, im­pos­si­bi­li­tan­do o po­vo de vi­ver bem e de ser fe­liz, já que atra­vés dos pe­sa­dos im­pos­tos co­bra­dos ti­ram do po­vo até o seu úl­ti­mo cen­ta­vo. Di­as atrás ti­ve a sen­sa­ção de es­tar vi­ven­do na ida­de mé­dia, di­an­te de tan­tos re­tro­ces­sos vi­vi­dos pe­la po­pu­la­ção bra­si­lei­ra.

O Bra­sil não evo­lu­iu.

O Uber é uma re­a­li­da­de. Ca­be­ria ao mu­ni­cí­pio en­fren­tar com es­sa no­va mo­da­li­da­de de tran­spor­te de pas­sa­gei­ros

Não o fa­rá.

É ho­ra da po­pu­la­ção se or­ga­ni­zar e fa­zer a de­fe­sa do que de fa­to é o me­lhor pa­ra ela em ter­mos de tran­spor­te ur­ba­no.

A ho­ra é de re­fle­xão pa­ra ele­ger­mos um bom can­di­da­to a pre­fei­to que en­fren­te es­se pro­ble­ma, in­ter­me­di­an­do uma so­lu­ção que be­ne­fi­cie tan­to ta­xis­tas co­mo mo­to­ris­tas de Uber, re­gu­la­men­tan­do e pon­do fim a es­ta ba­gun­ça, com a co­ra­gem e a com­pe­tên­cia que um bom ad­mi­nis­tra­dor pú­bli­co de­ve ter.

 

Sil­va­na Mar­ta de Pau­la Sil­va, ad­vo­ga­da e es­cri­to­ra.Twit­ter:@sil­va­na­mar­ta15

 

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