Opinião

Violência dentro do ambiente escolar

Diário da Manhã

Publicado em 11 de julho de 2017 às 00:46 | Atualizado há 8 anos

A vi­o­lên­cia é um pro­ble­ma so­ci­al que es­tá pre­sen­te nas ações den­tro das es­co­las, e se ma­ni­fes­ta de di­ver­sas for­mas en­tre to­dos os en­vol­vi­dos no pro­ces­so edu­ca­ti­vo, pois a es­co­la é um lu­gar de for­ma­ção da éti­ca e da mo­ral se­jam eles alu­nos, pro­fes­so­res ou de­mais fun­cio­ná­rios.

Não de­ve­ri­am acon­te­cer tan­tas vi­o­lên­cias den­tro do am­bi­en­te es­co­lar, pois es­tão pre­sen­tes pro­fes­so­res, co­or­de­na­ção e di­re­ção, en­tre­tan­to os mo­de­los so­ci­ais po­li­ti­co eco­nô­mi­co têm le­va­do os jo­vens a per­der a cre­di­bi­li­da­de ca­da vez mais quan­to a uma so­ci­e­da­de jus­ta e igua­li­tá­ria, ca­paz de pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al em igua­is con­di­ções pa­ra to­dos.

Uma das cau­sas são os pro­ble­mas fa­mi­lia­res, de re­la­ci­o­na­men­to, bai­xa au­to­es­ti­ma, fal­ta de se­gu­ran­ça, dro­gas, pou­ca par­ti­ci­pa­ção dos fa­mi­lia­res, ex­clu­são so­ci­al, en­tre ou­tras. Nas es­co­las, acon­te­cem à for­ma­ção de re­la­ções do dia a dia de­ve­ri­am ser um es­pa­ço pa­ra in­se­rir o res­pei­to ao pró­xi­mo, atra­vés de ati­tu­des que le­vas­sem à ami­za­de, har­mo­nia e in­te­gra­ção das pes­so­as, vi­san­do atin­gir os ob­je­ti­vos pro­pos­tos no pro­je­to po­lí­ti­co pe­da­gó­gi­co da ins­ti­tu­i­ção.

É im­por­tan­te le­var es­sa te­má­ti­ca pa­ra a sa­la de au­la des­de as sé­ri­es ini­ci­ais ao su­pe­ri­or tra­ba­lhan­do te­mas pre­sen­tes em nos­so co­ti­dia­no, pro­vo­can­do mo­men­tos de re­fle­xão que au­xi­li­a­rão na trans­for­ma­ção so­ci­al.

Os pro­fes­so­res atra­vés de re­cor­tes de jor­nais e re­vis­tas, pes­qui­sas, fil­mes, mú­si­cas, de­se­nhos ani­ma­dos, no­tí­cias, den­tre ou­tros, po­dem le­van­tar dis­cus­sões acer­ca do te­ma com fi­na­li­da­de de cri­ar um am­bi­en­te de res­pei­to ao pró­xi­mo, con­si­de­ran­do que to­dos os en­vol­vi­dos no pro­ces­so edu­ca­ti­vo de­vem par­ti­ci­par pa­ra que a mes­ma não se tor­ne con­tra­di­tó­ria. Pre­ci­sa­mos da co­la­bo­ra­ção de to­dos, po­der pú­bli­co, co­mu­ni­da­de, pro­fes­so­res, é ges­tão es­co­lar pro­pon­do so­lu­ções e aná­li­ses crí­ti­cas acer­ca dos pro­ble­mas a fim de que os alu­nos per­ce­bam que são ca­pa­zes de agir co­mo ci­da­dã­os.

Uma das al­ter­na­ti­vas en­con­tra­das pe­las es­co­las se­ria en­vol­ver, ca­da vez mais, os alu­nos em pro­je­tos fo­ra da sa­la de au­la, que tor­nem a ex­pe­ri­ên­cias es­co­la­res mui­to mais am­pla e pra­ze­ro­sa. É pre­ci­so que os pro­fes­so­res es­te­jam ci­en­tes de que, se a clas­se vi­ve em si­tu­a­ções con­fli­tuo­sas é pre­ci­so es­ti­mu­lar o di­a­lo­go a con­fi­an­ça são as me­lho­res for­mas de mos­trar pa­ra os alu­nos que são pos­sí­veis ven­cer os de­sa­fi­os e pro­ble­mas pre­sen­te em nos­sas vi­das.  Sen­do ne­ces­sá­rio que o pro­ble­ma se­ja dis­cu­ti­do e no­vas ações se­jam pla­ne­ja­das pa­ra mi­ni­mi­zar o pro­ble­ma, en­fim não é so­men­te na es­co­la que apren­de­mos no­vos va­lo­res e pers­pec­ti­vas.

 

(Cle­zia No­guei­ra, li­cen­cia­da em Ci­ên­cias Bi­o­ló­gic­as pe­la Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás – PUC-GO)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias