CAC’s de Goiás são alvo de operação da PF, um é preso nos EUA
Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira, 29, seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Trindade e um mandado de prisão em São Francisco na Califórnia, EUA, contra goianos com registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC). Eles são suspeitos de adquirir munições nos Estados Unidos e trazê-las clandestinamente para o Brasil.
Inglid Martins
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 13:11 | Atualizado há 10 mesesUma operação da Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira, 29, seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Trindade e um mandado de prisão em São Francisco na Califórnia, EUA, contra goianos com registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC). Eles são suspeitos de adquirir munições nos Estados Unidos e trazê-las clandestinamente para o Brasil.
De acordo com as investigações da PF, essas munições eram compradas em nome de goianos que residem em Goiânia. Em 2021 durante uma fiscalização a Receita Federal encontrou no Porto de Santos, em São Paulo, um contêiner com 12 mil munições que saiu dos EUA e tinha como destino a capital de Goiás.
Após essa apreensão a PF e a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) encontraram dezenas de outros carregamentos em contêineres com a mesma saída e destino, ocorrido durantes meses. Segundo a PF, para comprar esse material é necessário uma autorização do Exército Brasileiro, mesmo que a mercadoria tenha sido obtida de forma licita fora do Brasil, no entanto, essas munições chegavam ao país clandestinamente.
A autodeclaração contida na documentação, mencionava “mudança de pessoa física”, sem participar as informações às seguranças norte-americanas ou brasileiras, e feito sem autorização.
Com o avanço das investigações, os suspeitos tiveram suspensão dos registros de CAC, apreensão das armas de fogo e munições. E poderão responder por formação de quadrilha e tráfico internacional de munições.
]]>