Politica

Agenor quer mais diálogo entre Saneago e prefeitura

Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 01:07 | Atualizado há 8 anos

Ex-vice prefeito e atual secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano afirmou, ontem, que a questão da prorrogação da concessão dos serviços de água e esgoto de Goiânia à Saneago será tratada com “diplomacia e respeito” entre os governos municipal e estadual.

Agenor Mariano destacou que a empresa de saneamento do Estado precisa entender que o patrão é a Prefeitura de Goiânia. “A Saneago, neste momento, tem sido um entrave para ocupação em Goiânia. Tendo em vista que muitos empreendimentos muitas vezes deixam de ser realizados pela falta de água e não ter tratamento de esgoto, poluindo os córregos da nossa cidade”.

O secretário de Iris Rezende disse que é a Saneago que utiliza uma concessão pública municipal e não o contrário. “A empresa precisa dar satisfação, conversar mais com a prefeitura. Não é algo sem dono, que faz o que quer, para onde aponta o nariz, vai ter que conversar”.

Agenor Mariano lembrou que quando os auxiliares da prefeitura visitam os bairros a população cobra os serviços de água e esgoto, o que, segundo ele, aumenta ainda mais a responsabilidade do município.

Ano passado, Agenor chegou a propor o rompimento do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto da Prefeitura de Goiânia com a Saneago. Na campanha eleitoral, o próprio candidato Iris Rezende (PMDB) chegou a dizer que gostaria de rever pontos do contrato com a Saneago, renovado, ano passado, por mais 30 anos.

Segundo o secretário de Planejamento, a concessão de Goiânia é extremamente lucrativa. “Se fosse ruim, a Saneago entregava, ela é boa, gera riquezas. Se o goianiense paga talvez uma das taxas de água mais caras do Brasil, o mínimo que se espera é que tenha um bom serviço”, ponderou.

Prioridades

Responsável pela pasta de Planejamento, o secretário Agenor Mariano disse que as ações do governo Iris serão direcionadas para o desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, preservação ambiental, sempre com foco “na cidadania”. Ele, que foi secretário de Administração e Recursos Humanos, ajudou a definir um programa “humano” para os quatro anos de mandato da atual gestão.

Agenor Mariano disse que o lema da Prefeitura de Goiânia, sob o comando de Iris Rezende, é de promover o “desenvolvimento” com cidadania, buscando a geração de emprego e renda, “com qualidade de vida”. Com a experiência também de ter sido vereador, Mariano vai intensificar os debates com os diversos segmentos da sociedade sobre as prioridades para Goiânia.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias