Politica

Aliança de Estado e municípios no combate aos crimes

Diário da Manhã

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 01:17 | Atualizado há 8 anos

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, representou, na manhã de ontem, o governador Marconi Perillo na 5ª reunião de Governança do Programa Goiás Mais Competitivo, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O encontro teve por objetivo a definição de prioridades do programa para o próximo ano, e contou com a presença do secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, que coordena o Goiás Mais Competitivo, além dos demais secretários de Estado e membros dos conselhos de lideranças regionais. A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheira Carla Santillo, também prestigiou a reunião.

Na ocasião, o titular da Segplan e coordenador do Programa, Joaquim Mesquita, apresentou as prioridades e as deliberações das reuniões anteriores e acrescentou as propostas para 2017. Entre elas o lançamento da Aliança Municipal pela Competitividade, ação com objetivo de incentivar a participação dos municípios em programas em prol do desenvolvimento do Estado.

Mesquita sugeriu o calendário para as reuniões no próximo ano e apresentou a proposta do Selo de Prioridade para garantir a priorização de determinadas ações do programa. O item aguarda aprovação do governador para em breve ser utilizado. Na apresentação, Mesquita divulgou a evolução nos rankings de vários itens do programa, como por exemplo, saneamento, rodovias e educação.

José Eliton apresentou a agenda estratégica da pasta de Segurança Pública e destacou a redução de crimes violentos letais intencionais em Goiás. Além disso, salientou a queda nos índices de homicídios, indicador determinado pelo programa e que teve meta fixada de redução de 7,8% em 2016. “Tivemos, ao longo desse período, avanços substanciais no combate às violências letais intencionais; em Goiás, a redução desse ano comparado a 2015 foi de 22,66% nesses tipos de crimes”, explicou.

Em relação ao crime de homicídio, até novembro deste ano, conforme ressaltou o vice-governador, tem-se o acumulado de 8,91% de redução. A meta estabelecida inicialmente para o ano de 2018 seria a redução de 30,8% na taxa de homicídio por 100 mil habitantes, mas, apenas em 2016, esse número já caiu 34,97% o número de homicídio por 100 mil habitantes. “Em dezembro deveremos chegar à queda de 35, 36%, o que estabelece uma redução extremamente significativa”, salientou Eliton.

Programas

O vice-governador apresentou, também, a evolução do Programa Pacto Social Goiás Pela Vida, sob sua responsabilidade na Segurança Pública. Ele afirmou que já foram realizadas 16 Conferências Municipais. Outras duas edições estão previstas para este mês de dezembro. No começo do próximo ano, deve-se concluir a ação nos 21 municípios que compreendem os 89% dos registros de ocorrências em Goiás. Após o encerramento do ciclo de conferências, será construído o Plano Estadual de Segurança Pública.

José Eliton reforçou, ainda, que as duas edições do programa SSP Com Você “levou informações sobre segurança, operações integradas de patrulhamento e também serviços de cidadania” às comunidades atendidas até agora. Em Luziânia foram mais de 2 mil atendimentos e queda significativa nos indicadores em vários crimes durante a realização da ação. Da mesma forma, a ação beneficiou a população dos diversos bairros da região Noroeste de Goiânia, em que não foi registrado nenhum homicídio durante a realização do evento.

Os secretários apresentaram o monitoramento e a evolução dos programas sob suas responsabilidades e também indicaram as principais ações previstas para os próximos meses. O Goiás Mais Competitivo visa implementar uma agenda estratégica de atuação governamental no curto e longo prazo, pautada em indicadores de gestão que auxiliarão o estado na melhoria da qualidade de vida, ampliação da competitividade econômica e eficiência da gestão pública. O projeto foi lançado em 9 de novembro de 2015.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias