Com José Eliton, municípios serão ainda mais valorizados, diz Tayrone
Redação
Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 01:47 | Atualizado há 8 anosO secretário estadual de Governo, Tayrone Di Martino, afirmou, na segunda-feira (5), que a entrada do vice-governador José Eliton na coordenação dos convênios do Estado com as prefeituras evidencia a importância que o governador Marconi Perillo sempre deu aos municípios goianos. Para ele, que palestrou para 16 prefeitos eleitos e reeleitos sobre como as prefeituras devem habilitar-se aos recursos, Eliton dá força política ao programa, que envolve, além de sua pasta, parcerias também com as secretarias de Saúde e Educação e com a Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop).
“José Eliton é simplesmente a primeira pessoa na linha sucessória estadual, o que deixa clara a intenção do governo de priorizar o municipalismo e o bom relacionamento com os prefeitos”, disse Tayrone aos presentes, reforçando que Marconi tem buscado fontes distintas de recursos para que não falte a verba necessária para atender às demandas dos prefeitos que queiram se habilitar às parcerias.
Na última quinta-feira (1º), o próprio Marconi anunciou que Eliton deixaria a função de secretário de Segurança Pública para dedicar-se integralmente ao relacionamento com os prefeitos e auxiliar na implantação das medidas de ajuste fiscal. Com os recursos da venda da Celg, cerca de R$ 1 bilhão, o governo estadual espera deixar a crise definitivamente no passado e aposta nas parcerias com os prefeitos para levar obras, serviços e desenvolvimento ao interior do Estado.
“A intenção do governo é levar benefícios reais à população. Por isso, vai deixar nas mãos dos prefeitos, que são aqueles que melhor sabem das reais demandas do povo, a decisão sobre para onde devem ir os recursos”, disse o secretário.
A palestra aos prefeitos, que reuniu também assessores e vereadores, aconteceu no auditório Jaime Câmara, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e foi organizada em parceria com o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), junto com prefeitos da sua base. Tayrone fez uma exposição técnica sobre como habilitar os convênios e colocou as equipes da Segov à disposição dos presentes para auxiliar na elaboração dos projetos.
Para Lissauer, é fundamental essa aproximação da Segov com os prefeitos para compartilhar as necessidades para a celebração desses convênios. “É importante a parte técnica para podermos realizar e efetivar esses recursos com total transparência e a dentro do que prevê a legislação. Além de aproximar os prefeitos, principalmente os eleitos agora, do governo do Estado”, aponta o deputado.
Participaram da palestra na Segov os prefeitos de Acreúna, Edmar Neto; de Aparecida do Rio Doce, Francisca Abadia; de Aporé, Renato Sirotto; de Arenópolis, Flávio Júnior; de Caçu, Ana Cláudia; de Caiapônia, Caio Sousa; de Castelândia, Marcos Antônio; de Indiara, Divino Marques; de Itarumã, Ricardo Francisco; de Maurilândia, Edjane Alves; de Moiporá, Wolnei Moreira; de Montividiu, Ademir Guerreiro; de Paraúna, Paulo José; de Rio Quente, João Pena; de Santo Antônio da Barra, Sirleide Ramos; e de Turvelândia, Reila Aparecida.
]]>