Desigualdade do ensino básico diminuirá com federalização
Redação
Publicado em 4 de setembro de 2018 às 02:48 | Atualizado há 6 anos![](https://v2024.dm.com.br/wp-content/uploads/2025/01/12-1_noexif-1.jpg)
A senadora e candidata à reeleição Lúcia Vânia (PSB) tem anunciado nos eventos da campanha da coligação Goiás Avança Mais algumas de suas propostas. Uma delas é passar para o governo federal a responsabilidade da educação básica.
No caso, o Ministério da Educação (MEC), segundo a proposta da senadora, anunciada recentemente em grande reunião em Águas Lindas de Goiás, cuidaria do ensino fundamental, e o ensino superior seria transferido para o Ministério de Ciência e Tecnologia. “Vejo como a forma mais viável para melhorar os índices e acabar com a desigualdade”, diz Lúcia Vânia.
Em rankings como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) e o da Unesco, os estudantes brasileiros apresentam índices de leitura e matemática muito abaixo de países semelhantes ou mais pobres como, por exemplo, os vizinhos Argentina, Chile, Equador e Bolívia.
A senadora diz que, ao transferir para o governo federal a responsabilidade da estrutura física das escolas em todos os ciclos da educação básica, o governo federal daria um alívio para as prefeituras e estados, que hoje são as responsáveis pela manutenção.