Politica

Desigualdade do ensino básico diminuirá com federalização

Redação

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 02:48 | Atualizado há 6 anos

A senadora e candidata à ree­leição Lúcia Vânia (PSB) tem anunciado nos eventos da cam­panha da coligação Goiás Avan­ça Mais algumas de suas propos­tas. Uma delas é passar para o governo federal a responsabili­dade da educação básica.

No caso, o Ministério da Edu­cação (MEC), segundo a propos­ta da senadora, anunciada re­centemente em grande reunião em Águas Lindas de Goiás, cui­daria do ensino fundamental, e o ensino superior seria transferi­do para o Ministério de Ciência e Tecnologia. “Vejo como a for­ma mais viável para melhorar os índices e acabar com a desigual­dade”, diz Lúcia Vânia.

Em rankings como o Progra­ma Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) e o da Unesco, os estudantes brasileiros apresen­tam índices de leitura e matemá­tica muito abaixo de países seme­lhantes ou mais pobres como, por exemplo, os vizinhos Argentina, Chile, Equador e Bolívia.

A senadora diz que, ao trans­ferir para o governo federal a res­ponsabilidade da estrutura física das escolas em todos os ciclos da educação básica, o governo fede­ral daria um alívio para as prefeitu­ras e estados, que hoje são as res­ponsáveis pela manutenção.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias