Governadoriáveis focam o debate nas propostas
Redação
Publicado em 12 de setembro de 2018 às 01:53 | Atualizado há 3 semanasOs candidatos ao governo já estão disponibilizando nas redes sociais documentos onde apresentam suas propostas para o Governo de Goiás. Saúde, segurança pública e emprego são as principais preocupações.
A maioria dos candidatos concorda com a manutenção ou ampliação do programa Mais Médicos, criado no governo Dilma Rousseff (PT). Caiado defende que o programa continue com o acréscimo de psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física. José Eliton propõe o atendimento noturno, nos moldes do programa Corujão criado em São Paulo pelo ex-prefeito João Doria (PSDB); Daniel Vilela prevê a manutenção das Organizações Sociais (OS) na saúde e prevê mais facilidades na marcação de conslturas, com emprego de aplicativos; Kátia Maria defende a criação do Mais Médicos Goiás e de 10 hospitais regionais.
Na área de Segurança Pública, Caiado defende a criação de mais três presídios no Estado e aumento da segurança nas escolas. José Eliton afirma que as taxas de homicídio vêm caindo em Goiás graças à política de seu governo de integração entre as forças policiais, compra de novas viaturas e melhorias salariais e se compromete a manter este modelo de gestão. Daniel apoia o uso de tecnologias para desvendar crimes, a criação de uma ouvidoria na área de segurança e retirar policiais das áreas administrativas e recolocá-los nas ruas. Kátia Maria foca no combate à violência contra a mulher seu programa para segurança, onde estabelece criação de delegacias da mulher em todos os municípios com mais policiais e uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados para auxiliar mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.
Na área social, o senador Ronaldo Caiado dá atenção especial aos idosos, população que experimenta crescimento em Goiás; Zé Eliton se compromete em manter e ampliar os programas sociais desenvolvidos pelo governo como o Renda Cidadã e o Bolsa Universitária; Daniel Vilela quer retomar o programa de distribuição de pão e leite criado no governo do seu pai, Maguito Vilela (1995-1998); Kátia apoia seu programa de asssistência social nas políticas de distribuição de renda dos governos do presidente Lula (2003-2010) como o Bolsa Família, ProUni, Fies.
O apoio ao agronegócio é uma das bandeiras do senador Ronaldo Caiado, um dos principais líderes da bancada ruralista no Congresso Nacional. O democrata pondera que, além de ampliar a produção, é preciso que a produção tenha preocupações com o uso da água e práticas que preservem o meio ambiente. José Eliton argumenta que os governos do Tempo Novo inovaram na atração de indústrias e na ampliação da área agrícola com os programas de incentivo como o Produzir e aposta na manutenção deste modelo de desenvolvimento. Daniel Vilela apresentou o Projeto +Energia como forma de estimular a instalação de usinas fotovoltaicas nos diversos municípios goianos. Kátia Maria acredita no microcrédito para apoiar o empreendedorismo goiano e gerar mais empregos.
Ronaldo Caiado
Ampliação dos programas de atendimento ao idoso, ao deficiente e às pessoas em vulnerabilidade social, buscando aprofundar as parcerias com o Governo Federal e com Organizações Não Governamentais.
Ampliação do programa de saúde da família incluindo outros profissionais, como nutricionistas e psicólogos, além incorporar a prática do exercício físico.
Implantação da telemedicina no Estado, possibilitando atendimento mais qualificado no diagnóstico e na terapia.
Criação de três novos presídios e fortalecimento das Delegacias de Homicídios e Delitos Patrimoniais: pessoal, estruturas físicas e logística.
José Eliton
Maior investimento em tecnologia, para aprimorar os serviços públicos, principalmente do Vapt-Vupt.
Qualificação do servidor público, com cursos e aprimoramento, permitindo qualidade total na prestação de serviços.
Goiás da saúde integral com o programa Corujão de atendimento noturno.
Goiás da educação plena com o programa Bolsa Permanência, para reduzir a evasão escolar e garantir ao aluno conciliar estudos e trabalho.
Na área de segurança, Zé Eliton aposta na integração entre as polícias.
Goiás da infraestrutura sustentável; Goiás da governança e desenvolvimento regional.
Daniel Vilela
Criar uma plataforma digital para melhorar o atendimento em saúde em Goiás.
Integração da rede pública e da rede particular conveniada visando facilitar diagnósticos e procedimentos.
Criação de defensoria da segurança, usar a tecnologia para desevendar crimes e deslocar 1.700 policiais de áreas administrativas para as ruas.
Criação do cartão do pão e do leite para que famílias de baixa renda tenham acesso a estes itens comprando diretamente nas panificadoras com o cartão emitido pelo Estado.
Criação de cursos profissionalizantes.
Projeto +Energia: estimular a instalação de usinas fotovoltaicas nos diversos municípios.
Kátia Maria
Integrar desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade ambiental com apoio à agricultura familiar e ecológica, uso da GoiásFomento para liberação de crédito para micro, pequenas e médias empresas.
Descentralizar os serviços com a construção de 10 hospitais regionais que serão articulados com 18 Centros Regionais de Especialidades Médicas.
Criação do Mais Médico em Goiás para levar a saúde preventiva para todos os municípios.
Ampliação do número de delegacias especializadas, aumento do número de policiais civis e militares desginados ao combate à violência contra as mulheres, crianças e adolescentes medidas socioprotetivas para amparar as mulheres que foram alvo da violência.
]]>