Politica

Gustavo Sebba aponta saldo positivo das ações da Comissão de Saúde

Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2016 às 21:31 | Atualizado há 9 anos

“No primeiro ano à frente da Comissão de Saúde e Promoção Social (CSPS) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) fazemos um balanço positivo do trabalho que conseguimos realizar, com o devido apoio da Mesa Diretora da Casa. Foi possível visitar, avaliar, conhecer e detectar as principais necessidades, déficits e evolução do sistema público de saúde em Goiás, para propor mudanças para suprir e amenizar os gargalos e manter e expandir as ações que estão dando certo”. A declaração é do deputado Gustavo Sebba, líder da bancada do PSDB e presidente da CSPS da Alego.

O deputado diz que foram realizadas visitas técnicas a hospitais geridos por Organização Social (OS) e também a unidades de saúde filantrópicas. “Foi possível detectar que houve um salto de qualidade e na melhoria dos atendimentos em unidades que tiveram a interferência da gestão das OS. Desta forma, vimos in loco que a iniciativa do governador Marconi Perillo foi assertiva e, principalmente, inovadora na área da saúde pública em Goiás, haja vista que a realidade geral no país é calamitosa”, frisou o parlamentar.

Gustavo Sebba acrescentou que, em contrapartida, nas Santas Casas e nos hospitais filantrópicos, devido à tabela defasada do Sistema Único de Saúde (SUS) e corte orçamentários na saúde, a situação é degradante. “Observamos que há um abandono e uma falta de zelo com a saúde pública. Cerca de R$12 bilhões foram cortados da saúde pelo Governo Federal o que reflete, de forma visível, o que a saúde e, principalmente, o usuário vem enfrentando diariamente nos hospitais públicos. É fato que a União está omissa com a saúde pública e, em outros casos, transfere a responsabilidade para  os  estados  e municípios  que  não  têm recursos  suficientes  para manter  a  quantidade  e  qualidade  de  atendimentos”.

Gustavo Sebba reconheceu que, ao longo de suas atividades, no ano de 2015, a Comissão de Saúde e Promoção Social recebeu a colaboração de autoridades e cidadãos que enviaram documentos, forneceram informações e organizaram audiências e outros eventos.

Instalada em 5 de março de 2015, sob a presidência de Gustavo Sebba, a CSPS da Alego realizou 11 reuniões ordinárias, seis audiências públicas e seminários, entre outras atividades, aos exemplos das visitas técnicas aos hospitais, entidades e órgãos que trabalham com saúde e promoção social no Estado de Goiás.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias