Politica

Iris defende protagonismo da Região Centro-Oeste

Hélio Lemes da Silva Filho

Publicado em 8 de fevereiro de 2017 às 01:37 | Atualizado há 3 semanas

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), participou, ontem, da abertura do Encontro de Prefeitos da Região Metropolitana, realizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Na ocasião, Iris Rezende defendeu o protagonismo da Região Centro-Oeste e afirmou que as lideranças políticas precisam discutir diretrizes para captar recursos para o desenvolvimento da Capital e das cidades vizinhas.

“Estamos vivenciando um momento difícil na economia brasileira. Posso afirmar que nunca presenciei uma crise tão complexa como esta. No entanto, não tenho dúvidas de que os segmentos industriais e agropecuários é que estão sustentando e vão sustentar a economia do País e, neste contexto, a nossa região tem um papel muito importante. Por isso, encontros como este são fundamentais para vencermos os obstáculos e discutirmos questões que possam acelerar o processo de desenvolvimento da nossa região”, disse Iris Rezende.

Ao lado dos prefeitos de Aparecida, Gustavo Mendanha; de Trindade, Jânio Darrot; de Nerópolis, Gil Tavares; do ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, de empresários e representantes da sociedade civil organizada, o prefeito de Goiânia parabenizou a iniciativa da Sudeco em discutir as políticas públicas de indução ao crescimento econômico, produtos, serviços e linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

“Tudo o que for definido no encontro será aplicado em Goiânia. Em um momento como este, reafirmo, é preciso que as pessoas se movimentem e se reúnam para discutir os melhores caminhos para o crescimento. Nós não podemos nos acomodar”, completou Iris.

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, destacou a importância da iniciativa para a cidade, cuja economia, segundo ele, é essencialmente empresarial e industrial. “As facilidades oferecidas pela Superintendência permitem que nossos empresários continuem investindo na cidade”, destacou.

Objetivos

Além do Encontro de Prefeitos da Região Metropolitana, a Sudeco pretende realizar reuniões com todas as administrações municipais até o mês de agosto deste ano. Objetivos são explicitar as funções da autarquia, promover o desenvolvimento regional e a integração competitiva da base produtiva.

O objetivo dos seminários, organizados pela Sudeco, realizados em parceria com Governo Federal e as prefeituras, é apresentar os produtos e serviços da Superintendência e discutir as demandas da classe empresarial. Cerca de 100 empresários e 15 prefeitos participaram do diálogo.

Representantes da autarquia e do Banco do Brasil ministraram palestras sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Na sequência, funcionários da prefeitura fizeram uma explanação sobre os projetos, processos administrativos para a captação de recursos e instalação de polos industriais no município.

O superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, acredita que o evento refletirá em um aumento na demanda de recursos dos Fundos. “Nosso objetivo é apresentar os Fundos Constitucional e de Desenvolvimento e mostrar como eles podem atender o meio empresarial, tanto do agronegócio, quanto da indústria, do comércio e da área de serviços. O encontro foi bastante concorrido, com a presença de empresários de Aparecida e das regiões circunvizinhas”.

As reuniões municipais estão sendo realizadas em cidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A próxima acontecerá em Sorriso (MT), no sábado (11).

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias