Politica

Lúcia garante conclusão de 48 obras de creches

Redação

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 02:49 | Atualizado há 6 anos

Protetora das crianças e das mulheres no Senado, a senado­ra e candidata à reeleição Lúcia Vânia (PSB) trabalha para des­travar os processos e retomar as obras de 48 creches em nove ci­dades do estado. Algumas delas já reiniciaram as obras e estão em fase final, outras aguardam ape­nas a formalização dos acordos feitos nos ministérios. “No Sena­do, as famílias de Goiás são minha prioridade. Eu sei que os goianos e goianas querem paz e tranquili­dade para trabalhar honestamen­te. Para isso, precisamos de mais creches”, defende a senadora.

O governo federal prome­teu, em 2010, iniciar a constru­ção de mais de 8 mil creches para o país. A contratação foi feita em 2013, pelo Ministério da Educa­ção (MEC), por meio do Progra­ma Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educa­ção Infantil (Proinfância). Mas a maioria dessas creches não foi fi­nalizada ou nem teve a construção iniciada. As obras de muitas uni­dades foram interrompidas e cor­riam o risco de se deteriorar devi­do ao descaso do governo federal. A senadora Lúcia Vânia se propôs, então, a atuar junto aos prefeitos goianos nos ministérios e, neste ano, foram resolvidas as questões de 48 unidades em todo o estado.

Os municípios beneficiados fo­ram Mineiros, com uma creche que estava parada desde 2016; Val­paraíso, cinco creches cujas obras ficaram paradas por cerca de um ano e meio e devem ficar prontas em seis meses; Rio Verde, onde são três obras de creches paradas há 10 anos, e, depois da ação da senadora, devem ficar prontas no segundo semestre de 2018. Ain­da para o município, Lúcia Vânia conseguiu recursos para a cons­trução de mais três creches, que serão concluídas em 2019. Os ou­tros são Anicuns, que tem uma creche com as obras já retoma­das, depois de ficarem paralisadas por três meses; Niquelândia, uma creche; Goiânia, foram retomadas obras de 15 creches; Anápolis, seis creches; Aparecida de Goiânia, 12 creches; e Goiatuba, uma creche.

A confeiteira Weneslayne de Oliveira, é uma das beneficiadas com as creches que a senadora Lúcia Vânia ajudou a trazer para Goiás. Seu filho fica sob os cuida­dos dos servidores enquanto ela trabalha para sustentar a casa. “Na creche, ele entra cedo, ele toma café da manhã, almoça e janta. Ele almoça, tem o lanche da tarde, jan­ta, acho que é um direito da crian­ça de ter esse apoio”, diz a mãe.

De acordo com a senadora Lúcia Vânia, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado, “a União é responsável por esse quadro, uma vez que, de forma equivocada, centralizou as licitações no MEC e apenas quatro empresas se ha­bilitaram a executar as obras em todo o país. Além disso, foi adota­do um modelo de construção ino­vador, de origem canadense, que apenas as empresas contratadas pelo MEC conseguiriam execu­tar”. Esse impasse deixou prefei­tos com o recurso em caixa, mas sem condições de levar adiante as construções das creches.

“Precisamos de muito mais creches. Temos que terminar as obras paradas. Eu vou trabalhar no Senado para a construção de mais unidades. São obras importantes que criam empregos necessários para vencer essa crise”, observa a senadora Lúcia Vânia.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias