Lúcia Vânia: FCA volta a operar contêineres
Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 01:46 | Atualizado há 7 anosSuspenso desde novembro do ano passado, o serviço de transporte de contêineres no Porto Seco de Anápolis pode voltar a operar. Foi o que o gerente de Relações Institucionais da Valor Logística Integrada (VLI), empresa concessionária da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), José Geraldo Azevedo, assegurou à senadora Lúcia Vânia em reunião realizada na quinta-feira, 8, no Senado.
Desde a suspensão do serviço que a senadora vem buscando uma solução para o impasse, que teve início quando a VLI, sem comunicar à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e ao Porto Seco, decidiu paralisar o transporte de contêineres. Foram feitas diversas reuniões com todos os setores envolvidos, inclusive usuários da FCA.
O Porto Seco alega que a VLI não tem interesse no transporte de contêineres; já a empresa, que é um braço da Vale, argumenta que suspendeu a operação porque não havia clientes. Segundo Azevedo, de 2012 a 2017 houve uma queda de 70% no volume de contêineres transportado pela FCA no trecho Anápolis-Sumaré. Segundo ele, no último ano, a VLI atendeu a apenas uma empresa de produtos de limpeza.
Azevedo garantiu à senadora Lúcia Vânia que, caso haja demanda pelo serviço, a empresa tem interesse em retomar o transporte de contêineres. Em uma nova reunião marcada para depois do carnaval, a VLI vai solicitar aos empresários que apontem potenciais clientes.
Na avaliação de Lúcia Vânia, o impasse se deu porque a ANTT não cumpre o que está previsto na legislação quanto à fiscalização dos serviços públicos prestados pelas concessionárias de serviços públicos.
A FCA – que reúne trechos da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) – é uma das mais importantes ferrovias do País. Com 7.080 quilômetros de extensão, é considerada o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Atravessa mais de 250 municípios brasileiros em sete Estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Goiás e São Paulo, além do Distrito Federal.
Sua integração a grandes portos como os de Vitória, Santos, Rio de Janeiro, além de outros nos Estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, e sua conexão a outras ferrovias, como a Estrada de Ferro Vitória/Minas (EFVM), MRS Logística, Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e Brasil Ferrovias, fazem da FCA um grande corredor de importação e exportação do País.
]]>