Lúcia Vânia relata projeto do endividamento das Santas Casas
Redação
Publicado em 29 de novembro de 2016 às 01:00 | Atualizado há 8 anosO projeto de lei que busca solução para o elevado endividamento das Santas Casas de Misericórdia no Brasil será apreciado hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) é a relatora do projeto.
A matéria cria um crédito especial, com juros diferenciados, para socorrer as instituições filantrópicas em meio à crise financeira. De acordo com a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), a dívida dessas instituições já soma aproximadamente R$ 22 bilhões.
Para que o projeto seja aprovado e para que as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos tenham condição de cumprir as regras do novo financiamento, Lúcia Vânia deverá propor algumas mudanças no texto original.
“O equacionamento dessa dívida é muito importante. Mas é necessário, sobretudo, que as entidades tenham condição de aderir ao programa”, ressalta a senadora.
A parlamentar se reuniu há duas semanas com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar do assunto. Na ocasião, o ministro se mostrou sensível e colaborou, fazendo sugestões. Lúcia Vânia também recebeu o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, José Antônio Lobo, e o superintendente de Finanças e Recursos Humanos do Grupo da Santa Casa de Belo Horizonte, Gonçalo Barbosa, para discutir o projeto.
A matéria é de autoria do hoje ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), e tem votação terminativa na CAE. Portanto, após aprovação na Comissão, segue para a Câmara dos Deputados.
]]>