Politica

Maia: deputados devem autorizar posse de armas

Hélio Lemes da Silva Filho

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 00:54 | Atualizado há 7 anos

O presidente da Câmara dos De­putados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, durante visita a Goiânia, na última quinta-feira, que logo na reabertura dos trabalhos no parla­mento, projetos de lei que alteram o Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03), em relação à autoriza­ção de porte de armas de fogo esta­rão em pauta. Ele veio para partici­par da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato de Corretores de Seguros de Goiás (Sincor-GO), cujo presidente é o deputado fede­ral Lucas Vergílio (Solidariedade).

Maia argumentou que que tra­ta-se de uma melhor organização para que a Polícia Federal possa conceder autorização de posse de arma. “A lei do desarmamento va­mos tratá-la com responsabilidade não liberando tudo, mas organizan­do aonde para que depois de cum­pridas todas as obrigações, a Polí­cia Federal dê de forma respeitosa o direito a posse as pessoas. Temos uma agenda para o Brasil”, declarou.

Rodrigo Maia disse que haverá bastante discussão quanto ao tema Segurança Pública. Ele ressaltou que além de alterações no Estatuto do Desarmamento, outras mudan­ças deverão ocorrer, por exemplo, em legislações relativas ao sistema carcerário brasileiro.

Maia argumentou ainda que é preciso alterar legislação relativa ao tráfico de drogas e armas. “Estamos trabalhando muito firme em rela­ção a uma reforma na lei para que gente possa tratar da legislação no combate ao tráfico de drogas e ar­mas e também uma nova legisla­ção em relação ao sistema carcerá­rio. Hoje o sistema carcerário não é mais uma escola do crime, é o QG do crime. Hoje nós precisamos criar uma estrutura junto ao governo fe­deral e os governos dos estados aon­de a gente tire o QG do crime jun­to a criminosos comuns”, afirmou.

PREVIDÊNCIA

Rodrigo Maia criticou a comuni­cação do Governo Temer ao discu­tir a Reforma da Previdência com a população. Disse que se a comuni­cação fosse mais simples, talvez hoje haveria menos problemas para co­locar o projeto em votação. “Se o go­verno tivesse mais simplicidade na comunicação, talvez nossa missão hoje fosse mais simples. Igualdade no sistema previdenciário. O siste­ma previdenciário está quebrado e a sociedade não acredita nisso. Nós precisamos ser objetivos nes­ta reta final”, declarou o presidente em exercício, em discurso.

O presidente disse que a data para colocar o projeto da Previdên­cia em votação está mantida para o mês de fevereiro. Ele espera que até o dia 20, já haja condições suficien­tes para que a matéria seja aprecia­da pelos parlamentares.

Ao Portal Diário de Goiás, o Maia destacou que tem trabalhado jun­to a líderes partidários a aprova­ção da matéria. Ele destacou ain­da que o ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Car­los Marun também tem atuado para garantir pelo menos 320 votos.

IGUALDADE

Rodrigo Maia afirmou que é pre­ciso apresentar a sociedade a ideia de que a Reforma da Previdência é a Reforma da Igualdade. Ele en­tende que as mudanças propostas poderão se benéficas para a popu­lação. “Acho que devia focar neste tema: igualdade. A sociedade es­pera que no sistema previdenciário todos se aposentem com a mesma idade, todos tenham os mesmos direitos. Porque hoje não é assim, hoje aquele que ganha mais se apo­senta muito mais cedo e aquele que ganha menos acaba trabalhando muito mais”, afirmou.

O presidente da Câmara dos De­putados avalia que a rejeição em re­lação a Reforma da Previdência tem diminuído. Ele analisa que neste momento a tarefa não é de conven­cer a população, mas sim parlamen­tares. “A rejeição tem diminuído, já tem 30% de pessoas a favor. Quan­do se fala da reforma do setor pú­blico já tem 70% a favor. Quando se fala em igualdade já há 90% a favor. Nosso desafio não é apenas conven­cer parte da sociedade, pois nestes temas específicos já é a favor. Nos­so desafio é mostrar ao deputado e a deputada que tem um campo que nós temos trabalhado nesta vota­ção, que é nosso foco, nosso objeti­vo para que todos tenham igualda­de no sistema”, declarou.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias