Marconi prestigia lançamento da patrulha Maria da Penha
Diário da Manhã
Publicado em 8 de março de 2017 às 11:18 | Atualizado há 8 anosO governador Marconi Perillo (PSDB) prestigiou na tarde desta terça-feira (07 de março) o lançamento da Patrulha Maria da Penha, em Aparecida de Goiânia. Estavam presentes no evento o prefeito e o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PMDB) e Maguito Vilela (PMDB), o vice-governador José Eliton (PSDB), a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida, Mayara Mendanha, a secretária da Mulher Lêda Borges (PSDB), a ex-vereadora e delegada titular da delegacia da mulher Cybelle Tristão (PSDB), o secretário de Cidades e Meio Ambiente Vilmar Rocha (PSD), o ex-deputado e presidente do PSDB de Aparecida, Chico Abreu, o vereador por Goiânia e delegado Eduardo Prado (PV), o comandante geral da Polícia Militar Divino Alves, o delegado geral da Polícia Civil Álvaro Santos, o deputado estadual Manoel de Oliveira (PSDB), entre outras autoridades da PM, Polícia Civil e do município.
Marconi destacou a importância da iniciativa, não apenas para Aparecida de Goiânia mas todo o estado, e reforçou que o governo de Goiás tem diminuído os índices de violência e que tanto PM quanto Polícia Civil tem trabalhado em conjunto para cumprimento da lei, , além de ressaltar o trabalho desenvolvido pela polícia. “Não há ação mais objetiva de um governo que tomar uma atitude, como estamos tomando aqui e em todo o estado. Tive o privilégio de, praticamente, regulamentar todas as delegacias da mulher, já são 22 em Goiás. O que está por trás de uma boa segurança são os homens e mulheres que compõem os quadros da segurança. Estou seguro que vamos melhorar mais ainda as estatísticas no ano de 2017 e 2018, porque nossa polícia é briosa e que respeita os direitos dos cidadãos de bem”, assegurou Marconi.
Para a secretária da Mulher, Lêda Borges, o trabalho das patrulhas – que com a de Aparecida contam cinco unidades no estado – diminuiu a incidência das ocorrências de violência contra a mulher, sendo uma ação importante para Goiás. “O projeto Patrulha Maria da Penha surgiu em 2015, em uma iniciativa de parceria entre a segurança pública, polícia militar e a Secretaria da Mulher, para podermos trabalhar a reincidência e diminuição das ocorrências de violência contra a mulher. Esta é a quinta patrulha, sendo uma ação muito mais preventiva e orientativa para diminuir os índices. Diminuímos as ocorrências de violência doméstica em mais de 26%, é sinal que tem caído também feminicídio quanto a questão da violência e ameaças”, explicou.
Conforme a delegada Cybelle Tristão, Aparecida tem em média 450 ocorrências registradas de violência contra a mulher por mês. A delegada ressalta que com a Patrulha esse número tende a diminuir na cidade, visto que “o agressor passa a ter conhecimento que essas medidas protetivas estão sendo fiscalizadas e isso vai ajudar a reduzir o descumprimento dessas medidas e o índice de criminalidade”, acredita. A 1ª Tenente e coordenadora geral da Patrulha Maria da Penha de Goiânia, Dayse Pereira, explica que o papel da PM com a patrulha é de acompanhamento da vítima. “Quando a mulher nos relata que o agressor é persistente em não cumprir essa medida protetiva, colocamos essa vítima como assistida da Patrulha. É um atendimento personalizado, temos um trabalho de aproximação com essa vítima”, frisa.
Para o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, a iniciativa do governo de Goiás na cidade auxiliará na diminuição dos índices de criminalidade e violência doméstica no município. “A segurança pública em Aparecida tem sido levada a sério e vamos continuar com os esforços e o trabalho”, afirmou. O secretário de Segurança em exercício, coronel Edson Costa Araújo, declarou os esforços que a secretaria tem feito e ressaltou a importância da patrulha para Goiás. “Combater os absurdos e a violência contra a mulher, estamos trabalhando efetivamente para implementar projetos como esse”, se comprometeu.
]]>