Politica

Me comprometo com a Kátia. Ela sendo eleita vai ter trânsito livre em Brasília”

Diário da Manhã

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 03:27 | Atualizado há 6 anos

Goiás viu, ontem, a força da onda vermelha com a candidata do Par­tido dos Trabalhadores ao governo do Estado, Kátia Maria, e o candida­to do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. Juntos, eles fize­ram uma linda caminhada no Cen­tro de Goiânia. Milhares de pessoas participaram da atividade que teve a concentração na Praça Cívica, desceu pela Avenida Goiás e finalizou com um ato político na Rua 3.

Kátia Maria falou para todos a sua vontade de ser governadora de Goiás e assegurou que está prepara­da para isso. “Se o povo me der opor­tunidade, sei que junto com você (Fernando Haddad), no governo fe­deral, vamos fazer um governo be­líssimo, resgatando a dignidade do povo brasileiro. Nós estamos ocu­pando as ruas para aqueles que ain­da tinham dúvida. A onda vermelha chegou em Goiás. Esse é o time do Lula, que tem Haddad presidente, Kátia, governadora; Luís Cesar, se­nador; professora Geli, senadora, e vários candidatos a deputados esta­duais e federais. Uma coligação vito­riosa com o PCdoB, que é a legenda que caminha junto conosco defen­dendo o nosso projeto”, enfatizou.

A candidata também ressaltou que irá fazer pelo Estado o que o Lula e os governos do PT fizeram por Goiás. Entre 2003 e 2016 fo­ram criados mais de 714 mil pos­tos de trabalho formal no Estado. Nos governos do PT, as matrículas em creches mais que duplicaram no Estado: eram 27,4 mil em 2002, e saltaram para 68,9 mil, em 2015.

Na educação básica, o progra­ma Caminho da Escola, que levou transporte escolar seguro a todos os municípios brasileiros, deu ao Estado 950 ônibus e 3,6 mil bici­cletas e capacetes para as crian­ças. As matrículas em cursos su­periores em Goiás cresceram de 119,3 mil, em 2002, para 249,4 mil, em 2015. Foram 58,6 mil bolsis­tas do Prouni, 70 mil alunos no Fies, um novo campus universi­tário em Aparecida de Goiânia e 20 novas escolas técnicas.

HADDAD SE COMPROMETE COM GOIÁS

Durante o ato político em Goiâ­nia, o candidato a presidente, Fer­nando Haddad, se comprometeu com Goiás. Segundo ele, o seu go­verno irá integrar o País. “Eu que­ro me comprometer com a Kátia. Ela sendo eleita governadora, vai ter trânsito livre em Brasília. Vai despa­char direto comigo, e juntos vamos fazer um planejamento de desenvol­vimento para Goiás”, disse Haddad.

Ele também ressaltou a impor­tância da representação das mulhe­res na política brasileira, e citou a candidata de Goiás como exemplo. De acordo com ele, o seu governo irá caminhar junto com as mulheres.

Segundo Fernando Haddad, seu plano de governo se resume em duas palavras, trabalho e edu­cação. Para ele, é crucial que um bom gestor conheça a realidade do País. Haddad assegurou que no Brasil existem várias realida­des, e que ele conhece cada uma, uma vez que foi ministro da Edu­cação de Lula por sete anos e visi­tou cada cidade polo do País. Não só essas, mas o interior do País.

FLORES E LIVROS

O ato político ficou marcado pela presença de dezenas de crian­ças que participaram da ativida­de entregando flores e livros para a candidata Kátia Maria e o candi­dato Fernando Haddad. Com car­tazes eles diziam que o País precisa de livros nas mãos, e não de armas.

Kátia e Haddad receberam cada rosa e cumprimentaram as crianças com carinho. No final do ato, elas tiveram a oportunidade de abraçar os candidatos.

GOVERNOS DO PT EM GOIÁS

Geração de emprego e renda, casa própria, energia, acesso à edu­cação e a medicamentos são ape­nas algumas das conquistas dos governos de Lula e Dilma no Esta­do de Goiás. Entre 2003 e 2016 fo­ram criados mais de 714 mil pos­tos de trabalho formal no Estado, um crescimento de mais de 91%.

As matrículas em creches mais que duplicaram no Estado: eram 27,4 mil, em 2002, e saltaram para 68,9 mil, em 2015. Na educação básica, o programa Caminho da Escola, que levou transporte es­colar seguro a todos os municípios brasileiros, deu ao estado 950 ôni­bus e 3,6 mil bicicletas e capacetes para as crianças. As matrículas em cursos superiores em Goiás cres­ceram de 119,3 mil, em 2002, para 249,4 mil, em 2015. Foram 58,6 mil bolsistas do Prouni, 70 mil alunos no Fies, um novo campus univer­sitário e 20 novas escolas técnicas.

Até 2016, mais de 190 mil mo­radias foram entregues e outras 58.800 contratadas, totalizando 249 mil unidades só no Estado de Goiás. Pioneiras em sustentabi­lidade, todas as casas que foram entregues pelo programa Minha Casa Minha Vida em Anápolis possuem equipamentos de ener­gia solar para aquecer a água.

Já o programa Luz para Todos levou energia elétrica a mais de 46 mil casas no Estado de Goiás.

Outra grande conquista dos governos petistas para o Estado foi a construção do trecho sul da Fer­rovia Norte Sul, entre Ouro Verde e Estrela D’Oeste (SP).

Em abril de 2016, mais de 320 mil famílias goianas foram aten­didas pelo Bolsa Família. Mais de 300 mil pessoas foram tiradas da extrema pobreza desde 2011.

Na área da saúde, 1,4 milhão de pessoas foi beneficiada com medicamentos gratuitos desde o início do programa Saúde Não Tem Preço. Além disso, são 2204 farmácias populares. Foram cria­das 717 vagas pelo Mais Médicos em 166 municípios goianos.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias