Politica

“O povo goiano está na oposição”

Diário da Manhã

Publicado em 22 de maio de 2018 às 02:21 | Atualizado há 7 anos

Colaborador constante do Diá­rio da Manhã, o escritor, advoga­do e ex-desembargador Liberato Póvoa comentou a pesquisa DM/ Grupom, publicada na última se­gunda-feira. “Pela primeira vez uma pesquisa realmente séria mostra, de forma inquestionável, a esmagado­ra proeminência do Ronaldo Caia­do na corrida eleitoral, demonstra a tendência do eleitorado no sen­tido de mudar o que aí está”, afir­ma Liberato.

Ele, que é candidato a deputado federal pelo PSL, diz que tem “anda­do em todo lugar e, nas periferias, e o nome de Caiado é exaltado pela população em razão de três fato­res: “1, independência política dele, não tendo compromissos com es­quemas sinistros nem com grupos de pressão; 2, a coragem dele de se pronunciar sobre qualquer assun­to, com franqueza e conhecimen­to de causa; e, 3, o passado limpo, sem envolvimento em escândalos”.

“Quando falo que pretendo ser candidato e me preguntam em que chapa, se digo que é na de Caiado, já ganho o voto de quem nem me co­nhece”, diz Libertato. “Todas as teses que o Caiado defende são as que eu defendo”, afirma.

Liberato acredita que Caiado pode até vencer no primeiro turno, mas, se houver um segundo, prova­velmente a disputa será contra Da­niel Vilela. Na sua avaliação, o can­didato do PSDB, o atual governador José Eliton, não tem a mínima con­dição de virar o jogo. O fundamen­to de sua análise é que “o povo está na oposição”.

Eis como ele desenvolve o racio­cínio: “Se somarmos os índices de Caiado, os de Daniel, os de Kátia, além dos índices de brancos e nu­los, que são formas de oposicionis­mo – pois governistas não anulam votos, nem votam em branco –, te­mos algo em torno de 75%. Ade­mais, as pesquisas mostram uma grande reprovação do governo de Marconi e de José Eliton. Não há dú­vida de que Goiás está na oposição, e isto levará José Eliton à derrota, e pode levar até Marconi Perillo tam­bém à derrota”, afirma.

Liberato comentou ainda a úl­tima declaração de José Eliton ao Diário da Manhã, segundo a qual está voltado inteiramente para a gestão. Disse o governador-candi­dato: “Não estou atento à questão política. O meu foco, o meu com­promisso, agora, é com o governo de Goiás, é buscar atender às de­mandas da população”.

“O fato dele não querer se envol­ver em política mostra que ele não é político”, afirma Liberato. Essa es­tratégia de querer ser político sem ser político, de fazer um corte radi­cal entre política e gestão, pode até soar bem aos ouvidos de uma par­cela do eleitorado que perdeu as es­peranças na democracia. “Mas isso é relativo”, diz Liberato. “As pessoas querem um líder, um governante capaz de tomar decisões políticas, e que não seja um mero gerente”, diz.

Liberato lembra que o estilo “bom gestor”, governante com “per­fil técnico”, e coisas do gênero já não impressionam. Todos os que apos­tam nisso, observa, estão ficando para trás. “Veja que, em Goiás, nem Daniel nem Caiado jamais exerce­ram cargos executivos, nunca foram administradores, mas estão na fren­te de um candidato que é, sem dú­vida, um bom administrador, até já deu provas disso, mas que não tem traquejo político, nunca disputou uma eleição”.

Segundo Liberato, “Caiado lide­ra, não é liderado. E Daniel, apesar de tudo, tenta se admirar como lide­rança, não aceitando tutela nem seu pai nem de Iris. Agora, o dr. José Eli­ton, com todo o respeito, passa a im­pressão de que é um mero executor das ordens de Marconi, e que o go­verno dele, caso se eleja, seria con­tinuidade de Marconi, marconis­mo sem Marconi”, avalia. “E o que as pesquisas demonstram é que o povo quer encerrar o marconismo. Como diz o próprio Vilmar Rocha, velho marconista, o ciclo de Tempo Novo esgotou-se”, conclui Liberato.

 

Quando falo que pretendo ser candidato e me preguntam em que chapa, se digo que é na de Caiado, já ganho o voto de quem nem me conhece, todas as teses que o Caiado defende são as que eu defendo”
]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias