Politica

“O quadro da saúde em Goiás é caótico. Sou médico e saberei cuidar das pessoas”

Redação

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 04:19 | Atualizado há 6 anos

Em encontro com médicos promovido, na última terça­-feira, pelo Comitê das Enti­dades Médicas do Estado de Goiás (Cemeg), o senador Ronaldo Caiado (Democratas) detalhou os principais pontos de seu plano de governo para a área de saúde em Goiás e se com­prometeu a implantar o complian­ce público como forma de controlar e gerir os gastos públicos com total transparência para os cidadãos.

Ao falar do quanto se sente grati­ficado por poder contar com o apoio da classe médica em mais uma dis­puta, Ronaldo Caiado lembrou de sua luta por uma saúde de qualida­de e do resgate que pretende fazer na área caso seja eleito, uma vez que a saúde é considerada pela população como um dos principais gargalos da administração estadual. “Esta cam­panha não é só para eleger um go­vernador, mas para trazer uma nova maneiradegovernar. Precisamosres­gatar Goiás, que é hoje um dos piores Estados brasileiros do ponto de vista fiscal e com centenas de obras inaca­badas, incluindo hospitais regionais que há anos são prometidos e nunca saem do papel”, frisou.

O encontro teve representação de nomes importantes da Medicina em Goiás e no Brasil. Conselheiro por Goiás no Conselho Federal de Medicina, o médico Salomão Ro­drigues enalteceu em seu discurso a trajetória de Ronaldo Caiado em fa­vor da saúde e da Medicina do País e afirmou estar empenhado em vê-lo dar um novo rumo para Goiás. “Te­nho certeza de que Ronaldo Caiado vai contribuir muito para o cresci­mento da Medicina brasileira. A so­ciedade espera poder contar com uma assistência de saúde de quali­dade. Precisamos aqui em Goiás do resgate da Medicina e da valoriza­ção de seus profissionais”, afirmou.

Presidente do Sindicato dos Mé­dicos do Estado de Goiás (Simego), Rafael Martinez também reconhe­ceu a luta do democrata no Con­gresso Nacional. “O senhor provou que defende a área da saúde. Tenho certeza que, se chegar ao governo, o mais importante na sua gestão se­rão as pessoas”, garantiu. O mesmo afirmou o presidente da Academia Goiana de Medicina, Nilzio Anto­nio. “Que o senhor continue sem­pre preocupado com os interesses maiores de nosso Estado”, desejou.

Para o presidente da Associa­ção do Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás, Haikal Yaspers Helou, Ronaldo Caiado representa a chance de mudança que Goiás espera. “Pela primeira vez em 20 anos temos a chance de mudar de verdade Goiás. Isso nos traz esperança”, afiançou.

O encontro também foi uma oportunidade para os médicos co­nhecerem os candidatos que bus­cam fazer a defesa da saúde no Con­gresso Nacional e na Assembleia Legislativa. Entre os presentes es­tavam os candidatos a deputado federal Alcides Rodrigues (PRP), Zacharias Calil (Democratas), Ala­no Queiroz (Novo) e Paulo Daher (Democratas), além do senatoriá­vel Wilder Morais (Democratas), que foi reconhecido pelos médicos como um parlamentar atuante em defesa da classe médica brasileira.

Também presente no encontro, o deputado federal pelo Mato Gros­so, Luiz Henrique Mandetta (De­mocratas) fez questão de conclamar a classe médica a se engajar no pro­cesso democrático. “É preciso par­ticipar da democracia representati­va, seja ocupando uma cadeira ou elegendo alguém que o represen­te para discutir as questões impor­tantes da área da saúde. Peçam vo­tos para Ronaldo Caiado. Não existe mais política com médico em cima de pedestal. Militem, trabalhem na medida do que é possível”, afirmou.

PROPOSTAS

A área da saúde é hoje a que mais preocupa os goianos, como reve­lou pesquisa Serpes recentemente que mostrou que os goianos a con­sideram o maior problema do Esta­do, apontado por por 53,1% dos en­trevistados. “O quadro da saúde em Goiás é caótico. Sou médico e sabe­rei cuidar das pessoas. Vou construir 17 policlínicas, uma em cada região do Estado para que os pacientes pos­sam ter melhores atendimentos e acesso a exames mais complexos. Também vou construir o Hospital do Câncer e do Coração”, garantiu.

Em sua plataforma de governo, Ronaldo Caiado fala ainda no fortale­cimento da gestão regional e suporte deequipamentosfundamentaispara toda a rede de saúde. Ele afirmou que irá garantir que todos os municípios tenham laboratórios de análise clí­nica para exames complementares básicos essenciais e que acesso faci­litado a equipamentos médicos es­senciais, tais como desfibrilador, ul­trassom e eletrocardiógrafo.

É ainda compromisso do candi­dato resgatar para o governo de Goiás os dez hospitais regionais municipa­lizados, em comum acordo com os municípios, promovendo a reforma e a ampliação dessas unidades.

Outra preocupação é buscar alternativas para levar médicos especialistas às regiões mais ca­rentes de Goiás. Para que a po­pulação tenha acesso à saúde de boa qualidade, o senador Ronal­do Caiado propõe incentivar a ida de médicos para o interior.

Hoje 67% de médicos moram na capital. Os especialistas são 66,8% e os generalistas são 33,2% dos médi­cos que atendem em Goiânia. As re­giões mais distantes e menos desen­volvidas de Goiás sofrem com a falta desses profissionais. “Vamos ter a coragem de apresentar um proje­to de lei na Assembleia para que os médicos especialistas tenham um complemento salarial como incen­tivo a ir para interior. Além disso, va­mos criar as policlínicas regionais que poderão avançar rapidamente na triagem de pacientes, especial­mente os crônicos”, contou.

Segundo consta no plano de governo, a ideia é fazer funcionar, com excelência, os hospitais regio­nais existentes e minimizar os va­zios assistenciais identificados nas regiões do estado para serviços de média e alta complexidade, por meio da ampliação da gestão re­gional e do aperfeiçoamento e am­pliação da rede via parcerias com o terceiro setor. Além disso, serão priorizadas a eficiência e a equi­dade nas ações e serviços presta­dos, humanizando e melhorando a qualidade do atendimento.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias