Ponto para Lula: Cristiano Zanin é o novo Ministro do Supremo Tribunal Federal
Após longa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ), Cristiano Zanin foi aprovado pelo Plenário para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski na mais alta corte de Justiça do país, o Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado que defendeu Lula no âmbito dos processos judiciais que culminaram em sua prisão será responsável por julgar processos importantes para o cenário Político Nacional.
Gregory Rodrigues
Publicado em 21 de junho de 2023 às 21:55 | Atualizado há 2 semanasApós longa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ), Cristiano Zanin foi aprovado pelo Plenário para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski na mais alta corte de Justiça do país, o Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado que defendeu Lula no âmbito dos processos judiciais que culminaram em sua prisão será responsável por julgar processos importantes para o cenário Político Nacional.
Senadores que participaram da Sabatina que antecedeu a votação no Plenário da casa revisora, dedicaram seus esforços durante as mais de 7 horas de inquirição para entenderem de Zanin quais seriam seus posicionamentos sobre os mais variados temas presentes na sociedade. Ele, no entanto, foi cauteloso em cada resposta, conseguindo pacificar o cenário tenso que era esperado, e aparentemente agradar “gregos e troianos”.
A aprovação ocorre em meio a uma mistura de acusações e afagos feitos pela oposição ao indicado do atual Presidente. Senadores bolsonaristas elogiaram a conhecida postura garantista de Zanin, fato que causou surpresa à situação governista. Flávio Bolsonaro (PL/RJ), filho do ex-mandatário da República, foi um dos que reconheceu que Cristiano Zanin preencheria os requisitos exigidos pela constituição federal para assumir o posto de Ministro do STF.
A votação se encerrou com um total de 58 votos favoráveis e 18 contrários.
]]>