Politica

Pré-candidato tucano propõe atuação mais regionalizada da Guarda Civil

Redação

Publicado em 16 de abril de 2016 às 02:04 | Atualizado há 9 anos

Em reunião realizada na noite de segunda-feira (11) com moradores do setor Parque das Flores, na Região Norte de Goiânia, o pré-candidato a prefeito da capital, deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB), apresentou algumas de suas propostas para minimizar o problema da falta de segurança na cidade. Entre elas estão a de regionalizar a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que passaria a ter efetivo divido entre as subprefeituras do município, promover maior parceria e integração entre as corporações responsáveis pela segurança pública estadual e municipal, e melhorar a iluminação e a malha asfáltica, de forma a facilitar o trânsito de viaturas policiais em todas as regiões.

Embora a GCM tenha adquirido estrutura para ações voltadas à prevenção da criminalidade no início do ano, moradores ainda reclamam da falta de segurança em seus bairros.  O questionamento sobre a necessidade de melhorias na área da segurança partiu do delegado Eduardo Prado, que obteve resposta imediata do pré-candidato. “É preciso coragem e responsabilidade para buscar uma maior integração entre os órgãos. Quero, em âmbito municipal, regionalizar a Guarda Civil Metropolitana, que deverá atender as demandas das subprefeituras”, explicou Vecci. “É fundamental que haja um trabalho conjunto da Prefeitura, no que tange à iluminação, asfalto e outras condições que favoreçam o trabalho dos agentes responsáveis por manter a segurança pública”, concluiu.

O delegado aplaudiu a proposta de Vecci e deixou os votos de confiança nas eleições deste ano. “Nós, da segurança pública, temos esperança de que você, Vecci, venha ganhar a eleição para traçarmos planos e metas com a finalidade de tornar Goiânia uma cidade mais segura”, ponderou.

O apoio às propostas do pré-candidato também partiu do líder comunitário da Região Norte da capital, professor Almério Leão, que engrandeceu o trabalho do peessedebista frente à capital e a todo o Estado. “Sabemos do seu caminho, das suas benfeitorias, não só para Goiânia, mas para Goiás inteiro”, destacou. Vecci já ocupou, em Goiás, os cargos de Secretário de Planejamento, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Presidente do Conselho Regional de Economia, Secretário da Fazenda e Secretário de Gestão e Planejamento, ajudando na criação, idealização e implantação de programas sociais e econômicos. Participaram do encontro mais de 100 moradores da região.

Subprefeituras

Além da temática de segurança, o pré-candidato expôs também sua proposta de criação de oito subprefeituras dentro de Goiânia para desafogar o serviço centralizado prestado hoje pela administração municipal. “A criação desses órgãos, espalhados pelo município, de forma alguma, onerará os cofres públicos. Os servidores da Prefeitura serão remanejados para atender as demandas regionais”, frisou.

Os moradores criticaram bastante a atual gestão. De acordo com Kesia Alves, 30, que mora há 18 anos no setor Balneário Meia Ponte – vizinho ao espaço onde ocorreu o encontro – a Prefeitura não tem se dedicado a fornecer nem mesmo estrutura básica aos cidadãos. “O que temos aí é uma gestão péssima, uma estrutura básica precária. Falta escolas, creches para as mães deixarem as crianças antes de irem trabalhar. Iluminação também é um problema grave aqui da região”, revelou.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias