Politica

Prefeito destaca avanços na gestão do município

Alex Pereira

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 21:32 | Atualizado há 4 anos


Divino Lemes, em 1989, foi eleito o primeiro prefeito do município. Mas sua primeira gestão à frente de Senador Canedo foi em 1985, como subprefeito, há 31 anos atrás, quando ainda era uma pequena vila, à margem da estrada de ferro,dividida territorialmente pelos municípios de Goiânia, Bela Vista e Aparecida de Goiânia.

O Prefeito lembra que eram tempos difíceis, afinal “ninguém assumia a paternidade” naqueles tempos. “Vivia batendo na porta de Goiânia, Bela Vista e Aparecida, mas ninguém assumia nossos problemas. O melhor caminho foi a emancipação” diz Lemes.

Mais de três décadas depois, Lemes é o atual prefeito e prestes a concluir seu 4º mandato “Saímos de uma vila abandonada para uma cidade com respeito, dignidade e importante presença política no Estado” comemora Lemes.

Em entrevista ao DMTV, Divino Lemes contou como driblou a crise no Brasil para atrair mais empresas e gerar mais empregos para o município.

“Com os recentes acontecimentos políticos no Brasil, afugentou o investidor brasileiro. Isso acarretou também a queda dos recursos federais”. Uma das primeiras ações da prefeitura foi atrair de volta e fomentar a construção civil no município.

“Chamei de volta os construtores, que haviam abandonado a construção civil em Senador Canedo, dando celeridade nos alvarás de licença, que eram de 40 e até 50 dias. Hoje, esse mesmo alvará é liberado com dois dias”

Outra medida que ajudou o setor foi a liberação para a construção de duas casas em um lote de 250 m², antes só permitido em lotes acima de 360 m².

Segundo Divino, essas e outras medidas motivou o retorno dos construtores para a cidade gerando um grande aquecimento no setor que hoje é um grande empregador no município

“ Hoje, estimamos que aproximadamente 40 mil empregos são gerados em nossa cidade com o aumento da produção de habitação, através de programas e financiamentos como Minha Casa, Minha Vida, Banco do Brasil, Caixa Econômica, entre outros”, diz lemes



Polo Industrial

“Trouxemos muitas empresas nos nossos mandatos anteriores, mas eu diria que houve um equívoco por parte dos mandatos anteriores, depois da minha em 2005, em querer fazer pólo setorizado, isso dificultou a atração de mais empresas”, afirmou Divino. A nova gestão eliminou as regras restritivas e possibilitou a atração de novas empresas de diversos ramos.

Recentemente o município adquiriu na liquidação da antiga ENGOPA 14 alqueires de terra. Em uma parte será instalada mais de 100 empresas e na outra, será foi reservada para a instalação de uma representação da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), onde serão instaladas mais 140 empresas.

“Fomos para Manaus e ali ficamos uma semana de muitas reuniões, Conseguimos então a vinda da Suframa. Os primeiros galpões já começam a serem instalados por agora, gerando ainda mais receitas e emprego para nosso município”,comemora Divino.

O prefeito disse que “assim como acontece com o petróleo que é produzido em Paulínia -SP, São Sebastião no Rio, quando vendido aqui e o ICMS é canedense, o mesmo será com a SUFRAMA em Senador Canedo”, explica Lemes. Segundo ele, os estudos preliminares dos técnicos da área avaliam que “o ICMS de Senador Canedo da Zona Franca de Manaus pode pode superar a receita do petróleo no município.”

Divino Lemes revelou que a disputa com outra cidade na atração da SUFRAMA foi muito grande. “Deus pois a mão e nós conseguimos trazer pra Senador Canedo, pois a disputa era com uma importante cidade. O importante é que foi mais uma grande conquista para Senador Canedo”


]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias