Politica

Ronaldo Caiado: “Queremos assegurar qualidade de vida para as mulheres”

Redação

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 01:56 | Atualizado há 6 anos

A candidaturade Ronaldo Caia­do (Democratas) ao governo de Goiás recebe no próximo sábado (15 de setembro) o reforço das mulheres em um grande even­to denominado “Unidas para Mu­dar Goiás”, promovido no Clube Jaó e comandado pela esposa do sena­dor, a advogada Gracinha Caiado. A discussão é pertinente, uma vez que matéria do jornal “O Popular” da úl­tima terça-feira, 11, mostrou um au­mento considerável das tentativas de feminicídio no Estado de Goiás. Só em Goiânia, o índice de crimes des­ta natureza registrou um crescimento seis vezes superior se comparado os números do mesmo período de 2017. A proposta do encontro é discutir so­luções e políticas públicas que prote­jam as mulheres, apresentar propos­tas de governo e sugerir ações para levar a mensagem do democrata para todos os cantos do Estado.

Além da presença confirmada de Ronaldo Caiado e dos repre­sentantes da chapa majoritária, o evento terá a participação da ve­readora Priscila Tejota (Pros), espo­sa do candidato a vice-governador Lincoln Tejota (Pros); da vereadora Leia Klebia (PSC); da presidente do Democratas Mulher, Mariana Gil­drão; de Ana Fleury, noiva do sena­dor Wilder Morais (Democratas); de representantes femininas dos partidos que compõem a coliga­ção A Mudança é Agora; e de can­didatas das chapas proporcionais.

“A participação das mulheres nos nossos eventos de campanha tem sido fundamental para levar a mensagem de mudança para os goianos. Somos protagonistas nesse processo e queremos falar sobre as políticas públicas que, de fato, asse­gurem mais saúde e segurança para nossas mulheres. Também vamos discutir propostas de valorização da mulher no mercado de trabalho e nas decisões políticas do nosso Estado”, afirmou Gracinha Caiado.

Na ocasião, Ronaldo Caiado vai expor o que prevê o seu plano de governo especialmente no que se refere a ações protetivas para as mulheres, já que Goiás ocupa o ver­gonhoso terceiro lugar no ranking de feminicídio do País. O democrata pretende criar mecanismos que re­sultem em proteção efetiva à mulher.

“A delegacia da mulher tem de ter uma ação conjunta com uma autoridade que fará a ação pro­tetiva. Hoje a mulher faz a quei­xa e fica por isso mesmo. Precisa­mos entender que tudo tem uma sequência lógica. Não é apenas a mulher levar a denúncia até a de­legacia. É importante, sim. Mas é vital ter uma decisão rápida, com as ações protetivas. Aí teremos re­sultados significativos contra o fe­minicídio”, explicou.

Em seu plano de governo, Ro­naldo Caiado propõe ainda a cria­ção da Rede Maria da Penha, que irá integrar os Centros Especializa­dos de Atendimento às Mulheres (Ceam’s). Segundo o democrata, a rede contará com espaços espe­cializados ofertando o acolhimento interdisciplinar (social, psicológi­co, pedagógico e de orientação ju­rídica) às mulheres em situação de violência de gênero. A ideia é pro­mover e assegurar o fortalecimen­to da sua autoestima e autonomia, o resgate da cidadania e a preven­ção, interrupção e superação das situações de violação de direitos.

Ronaldo Caiado elencou a saúde da mulher como uma de suas prin­cipais metas. O senador quer que as regiões mais carentes do Estado possam contar, por exemplo, com mamógrafos para o diagnóstico pre­coce de casos de câncer de mama. “Nós já temos milhares de mulheres de fila de espera. No Congresso Na­cional lutamos para que as mulheres pudessem ter acesso à mamografia no SUS a partir dos 40 anos de ida­de. Nós vamos implantar essa políti­ca em Goiás. Vamos ter unidades de saúde com mamógrafos para aten­dermos as regiões mais carentes do Estado, dando uma atenção e fazen­do um diagnóstico precoce”, disse.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias