Sob salva de palmas, corpo de José Gomes é enterrado
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 30 de setembro de 2016 às 02:07 | Atualizado há 8 anosO corpo do candidato a prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade, por volta das 17h50 de ontem. O ex-prefeito foi assassinado a tiros durante uma carreata que deixou outros dois mortos e dois feridos, entre eles o vice-governador de Goiás, José Eliton.
Autoridades, amigos e familiares de Zé Gomes se despediram dele com uma salva de palmas. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros também realizou uma salva de tiros.
O ataque aconteceu na última quarta-feira. Um vídeo mostra o atirador durante os disparos. O criminoso foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da Prefeitura de Itumbiara. Ele foi morto por seguranças do governo.
Zé Gomes foi sepultado no jazigo da família, ao lado de três padres. Os túmulos foram cedidos aos religiosos. A mãe dele também está enterrada no mesmo cemitério, mas em outra sepultura.
Uma das filhas do político, Caroline Gomes agradeceu o apoio que recebeu dos moradores da cidade. “Quero agradecer a população de Itumbiara por todo o carinho recebido ao longo de todo o cortejo, as multidões nas ruas. Sem dúvidas, o amor das pessoas pelo meu pai é impagável. Que Deus esteja com ele no céu e com cada morador desta cidade que meu pai tanto amou”, disse.
O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, presente à cerimônia, disse que vive um momento de tristeza e indignação com o que ocorreu. “É com imensa tristeza que vivemos algo como este. Um momento lamentável vivido não só pela população de Itumbiara, mas por todos que se preocupam com a democracia. Só o tempo irá dar a todos o conforto necessário e a força para seguir”, afirmou.
Cortejo
O velório de Zé Gomes começou ontem de manhã e ocorreu no Teatro Municipal Maria Pires Perillo. Inicialmente, somente amigos e familiares tiveram acesso. Cerca de uma hora e meia depois, a entrada para a população foi liberada.
Por volta das 16h, o corpo foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros em um cortejo por vários bairros da cidade. Milhares de pessoas foram às ruas para se despedir de Zé Gomes, que já havia sido prefeito da cidade por outras duas vezes.
Políticos repercutem o falecimento de Zé Gomes
- O senador Wilder Morais, presidente do PP, que estava no mesmo veículo em que seguia o ex-prefeito José Gomes e o vice-governador José Eliton, relatou, ontem, um cenário de horror durante o tiroteio que ocorreu em Itumbiara. Conforme o senador, ele seguia na fila de trás do candidato e do vice-governador José Eliton quando de repente escutou dois tiros e identificou a direção. Então, o parlamentar se jogou no chão, tentando se proteger. Wilder afirma que se machucou com a ação, pois, após o tiroteio, com a correria e desespero, foi pisoteado. “Estou dolorido e machucado”, relata. O senador relata que os segundos do atentado foram uma eternidade, pois aconteceram muitas coisas em curto espaço de tempo. “A cada tiro, imaginava o atirador chegando e matando todos os presentes. Pensei que ele estava ali para matar os políticos e não o candidato. Como estava deitado, não imaginava que os tiros eram também da polícia”.
- O presidente da Assembleia Legislativa e governador em exercício, Helio de Sousa, disse em nota que a Assembleia repudia com veemência o atentado, e que os 41 deputados estaduais manifestam solidariedade aos familiares das vítimas e torcem pelo integral restabelecimento dos feridos. O deputado federal Jovair Arantes, que estava presente no momento do atentado, afirmou ter perdido o amigo e irmão José Gomes “de forma estúpida, covarde e cruel”. “Não podemos aceitar essa afronta ao legítimo processo eleitoral e à democracia. Meus sinceros sentimentos à família das vítimas dessa tragédia. Que Deus em sua infinita bondade console o coração de todos os amigos e familiares”, declarou.
- Também deputado federal, Giuseppe Vecci externou solidariedade aos familiares das vítimas e rápida recuperação ao “amigo e parceiro de todas as horas, vice-governador José Eliton”. O presidente estadual do PSDB, José Vitti, também lamentou o atentado em nota: “Desejo ainda que a paz e o respeito ao próximo nunca sejam esquecidos, e que a tranquilidade volte a prevalecer nessa reta final de campanha”.
- O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Goiás emitiu nota de repúdio ao atentado e manifestou desejo de rápida recuperação ao vice-governador José Eliton e ao advogado Célio Rezende. O ministro Gilmar Mendes afirmou que o atentado é “um episódio chocante e deplorável para todos os títulos”. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, manifestou-se por meio de seu perfil no Twitter: “Lamento profundamente este ato de profunda violência e a morte do ex-deputado e meu amigo José Gomes. O meu desejo é que os demais atingidos se recuperem. Que Deus proteja a todos”.
- O secretário do Meio Ambiente e presidente do PSD de Goiás, Vilmar Rocha, que estava na caminhonete em que as pessoas foram alvejadas, disse em nota que esteve hoje em Itumbiara “para dar o último adeus ao companheiro José Gomes da Rocha”. Afirmou que foi com “imenso pesar” que se despediu dele. E acrescentou: “Um líder nato, voltado para exercer a vida pública com comprometimento e responsável por colocar Itumbiara no caminho do progresso e pela melhoria da vida de seus habitantes. Não é justo com a população que a política se torne refém da barbárie que presenciamos. Meus pêsames também à família do policial Vanilson João Pereira, que perdeu sua vida para salvar outras. Que Deus os console”.
- Deputada federal Magda Mofatto (PR): “Fiquei extremamente abalada com o atentado que ocorreu ontem na cidade de Itumbiara e que ceifou a vida do ex-prefeito José Gomes, um parlamentar que atuou em defesa dos interesses da comunidade e que foi gestor de capacidade comprovada. Da mesma forma, lamento a morte do policial militar Vanilson Pereira, que agiu de forma corajosa se colocando em risco para defender vidas humanas. Reitero total solidariedade às famílias de ambos. Neste momento de dor, temos que ter força e fé para continuar. Por isso, ao vice-governador José Eliton e ao advogado Célio Rezende desejo rápida recuperação. Espero que o caso seja investigado com todo o rigor da nossa polícia científica e demais autoridades, punindo responsáveis e elucidando o caso para que a população se sinta mais segura”.
]]>