Politica

Thiago Peixoto: maior tempo para estudar medidas contra a corrupção

Redação

Publicado em 27 de novembro de 2016 às 01:02 | Atualizado há 8 anos

Favorável à aprovação do Projeto de Lei que trata das 10 Medidas Contra a Corrupção, o deputado federal goiano Thiago Peixoto (PSD) entende que a votação marcada para esta semana vai dar mais tempo de conhecimento do texto aos deputados que não fizeram tempo da comissão especial que debateu o tema. “Não há pressa nenhuma para a votação”, justificou. Ele acredita que é legítima e fundamental a mobilização na sociedade a favor das medidas. “Isso fortalece o projeto e a decisão que os parlamentares vão tomar”, acrescentou. O parlamentar disse ainda que é contrário a qualquer mudança que possa piorar o texto aprovado na comissão especial.

 

Qual a sua posição sobre as 10 medidas contra a corrupção?

– Sou a favor da aprovação. Não fiz parte da comissão, mas, em plenário, votarei a favor. Conversei muito sobre o assunto com o presidente da comissão, o deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), que é de meu partido e fez um excelente trabalho na condução. Ele me detalhou pontos do debate a respeito do tema no colegiado. Com base nisso, reforcei ainda mais a minha posição sobre o tema.

 

Em algum momento o senhor teve dúvidas quanto à posição sobre o tema?

– Não. Quem conhece minha postura sabe bem disso. Vamos pensar nos temas polêmicos mais recentes que geraram grandes repercussões. Quais foram? Impeachment da ex-presidente Dilma e cassação do ex-deputado Eduardo Cunha. Qual foi a minha posição, o meu voto? Foi a favor do impeachment e da cassação. No caso do Cunha, votei pela cassação na CCJ, na qual sou titular, e no plenário.

 

Em que pé está a tramitação do projeto das leis anticorrupção?

– O texto do relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi aprovado pela comissão especial que analisou o tema e foi enviado a plenário. Na quinta-feira (24/11), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu marcar a votação em plenário por – mais uma semana.

 

Mas qual o motivo deste adiamento? Isso é bom ou ruim?

– Não há pressa nenhuma para a votação. Não precisa disso. O texto na comissão foi aprovado na madrugada de quinta-feira e enviado a plenário. A votação do tema na próxima semana é a melhor saída. Isso é importante, pois dará tempo de estudo melhor do texto a todos os parlamentares que não compunham a comissão.

 

Houve uma grande mobilização nas redes sociais a respeito do assunto. O senhor se sentiu pressionado?

– De maneira alguma. Isso é legítimo. A participação da sociedade civil organizada e do cidadão nessa discussão é fundamental. Isso fortalece o projeto e a decisão que os parlamentares vão tomar.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias