Politica

Último dia para fazer o título de eleitor

Diário da Manhã

Publicado em 9 de maio de 2018 às 03:51 | Atualizado há 7 anos

Em Goiânia, cidadão pode regularizar situação na Central de Atendimento, no Setor Oeste, e Vapt-Vupt

 

Muita espera é o que aguarda pelo cidadão que deixou para úl­tima hora para fazer ou transferir o título de eleitor, já que o período termina hoje, 9 de maio–151 dias antes das eleições, conforme a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e a Resolução nº 21.008/2002. Tam­bém encerra, hoje, o prazo para re­gularizar o cadastro e requerer ou­tros serviços à Justiça Eleitoral, como mudança de endereço, inclusão de nome social no título e pedir aten­dimento especial para deficientes.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o título não seja regularizado, as alterações só poderão ser feitas após o perío­do das eleições e há uma série de implicações para o cidadão que não regularizar o título eleitoral, como não poder tirar passaporte, se matricular em estabelecimento de ensino oficial, se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, entre outros.

Em Goiânia, os locais para aten­dimento ao eleitor e regularização do título são a Central de Atendi­mento (que fica na Avenida T-7 com a Mutirão, no Setor Oeste), além das unidades do Vapt-Vupt do Araguaia e Banana shoppings, Praça A e Praça da Bíblia. De acor­do com o Tribunal Regional Elei­toral de Goiás (TRE-GO), as uni­dades estão horário especial para atender a demanda neste período final, que aumentou de 150 aten­dimentos por dia para cerca de 1,5 mil, em média. A Central de Atendi­mento no Setor Oeste atenderá das 8h às 18h e nas unidades nos Vap­t-Vupts o horário de atendimento será das 7h às 19h.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para que o cidadão possa fazer o título de eleitor são RG, comprovante de resi­dência original (mais recente) e cer­tificado de quitação do serviço mi­litar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. O eleitor que não sabe se está regular com a Justiça Eleitoral pode acessar o site do TSE ou do TRE-GO (opção: Eleitor e Elei­ções > Serviços > Situação Eleitoral) e consultar sua situação cadastral. É válido ressaltar que quem ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas, por exemplo, deve regularizar a situação.

 

 

ATENDIMENTO AO ELEITOR EM GOIÂNIA

 

  • Central de Atendimento–Avenida T-7 com Avenida Mutirão, 371, Edifício Comercial Lourenço Office, Setor Oeste– atendimento das 8h às 18h;
  • Vapt-Vupt Araguaia Shopping–Rua 44, 399, Setor Central– atendimento das 7h às 19h;
  • Vapt-Vupt Banana Shopping–Rua 21, Quadra 39, Setor Central– atendimento das 7h às 19h;
  • Vapt-Vupt Praça A (Campinas)–Av. Anhanguera com Independência, 7.840, qd 99A lt 02, Camelódromo de Campinas 2–atendimento das 7h às 19h;
  • Vapt-Vupt Praça da Bíblia–Av. Anhanguera, 2.727, Setor Leste Universitário–atendimento das 7h às 19h.

 

SE NÃO REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR

 

  • Atendimento ao eleitor em Goiânia
  • Não poderá obter certidão de quitação eleitoral;
  • Não poderá obter passaporte ou carteira de identidade;
  • Não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • Não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública e investir-se ou empossar-se neles;
  • Não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
  • Não poderá obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias