Um militar defensor dos direitos humanos
Diário da Manhã
Publicado em 21 de setembro de 2018 às 02:29 | Atualizado há 6 anosMilitar de carreira, o subtenente Gilson Gomes quer trocar a farda do Exército pelo terno e gravata na Câmara Federal. Sua pauta, no entanto, não é ligada apenas às questões de defesa nacional e segurança. Ele vai além, e defende políticas afirmativas e diz que o estudo Direitos Humanos deve fazer parte do currículo básico das escolas. “Defendo que seja implementada uma estratégia pedagógica que permita e facilite a abordagem dos direitos humanos para um amplo universo de pessoas em todo território nacional”, aponta.
O militar diz que também é necessário o estudo de Direitos Humanos na Escola Nacional de Administração, e defende que seja criada a Escola Nacional de Direitos Humanos, que promova o ensino deste tema junto aos servidores públicos da União. “Acredito que deve ser oferecida a capacitação nas modalidades presencial e virtual em direitos humanos para os servidores públicos, a fim de humanizar o atendimento ao cidadão nos órgãos públicos. No seu entendimento a pauta da educação sobre os direitos humanos deve permear todos as esferas de governo (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil.
O subtenente Gomes avalia que é preciso também cuidar para crianças tenham conhecimento básico sobre Direitos Humanos. Candidato pela Rede,com o número 1818, o subtentente Gilson Golmes diz que não se faz Educação sem a valorização dos professores Ele assegura que sendo eleito deputado federal vai acompanhar a de perto a aprovação do Piso Nacional de Educação. Ele diz que o valor dos salários dos professores deve ser uma prioridade, pois sem profissionais motivados não é possível melhorar a qualidade do ensino. Outra meta sua é a ampliação do número de alunos na escola em tempo integral, mais investimento nas universidades e estímulo a criação de cursos profissionalizantes no ensino médio.
Defendo que seja implementada uma estratégia pedagógica que permita e facilite a abordagem dos direitos humanos”
]]>