Vereador diz que Dia do Saci é contribuição para debater folclore
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 28 de setembro de 2017 às 18:32 | Atualizado há 2 semanasO vereador Paulo Daher (DEM-GO) apresentou na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei em que discute o folclore goiano e brasileiro. Genericamente batizada de “Dia do Saci”, a proposta foi criticada pelos pares.
Médico por formação e vereador, Daher defende a cultura e as tradições folclóricas e não entendeu a repercussão negativa, já que é um assunto pacífico no meio cultural.
Segundo o vereador, o projeto visa resgatar o folclore goiano e brasileiro, que envolve figuras míticas e que faz parte da tradição e escolar e cultural do país. “Todos os lugares do mundo celebram suas tradições. Nos Estados Unidos políticos fazem projetos de lei para defender o Halloween, suas festas tradicionais, personagens que devem ser lembrados pelo poder público”.
O vereador esclarece que não se trata de um dia específico para o saci. Afinal, uma proposta de lei é apresentada e encaminhada para comissões, onde cada vereador pode contribuir e aprimorar a ideia.
Daher diz ao DM que é apenas uma sugestão de debate parlamentar para que a proposta seja aprimorada e venha a atender o folclore. “Para o universo cultural isso é ótimo. Pois desperta a valorização de aspectos da cultura que são sempre tratados de forma subalterna”, diz o médico e vereador.
O democrata cita o caso do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, obra de Monteiro Lobato, uma das principais criações da literatura brasileira, e que trata do personagem em questão em primeiro plano.
]]>