Vereador do Pros em Goiânia sofre infarto
Diário da Manhã
Publicado em 26 de março de 2017 às 02:21 | Atualizado há 8 anos– Stress, suor, insônia, taquicardia, formigamento no braço esquerdo!
Com esses sintomas, o vereador de Goiânia Tiãozinho Porto [Pros], eleito em outubro do ano passado, conta ao DM ter chegado ao Posto de Saúde da Chácara do Governador para atendimento de urgência. A sua pressão arterial, aferida, chegava a 16 por 14. Alta, explica. Alegando tonturas, ele submeteu-se a um eletrocardiograma e, depois, realizou exame de sangue, que constaram que as suas enzimas estariam altas. O diagnóstico veio logo: princípio de infarto.
– O médico prescreveu um remédio de imediato para a pressão arterial abaixar…
O parlamentar transferiu-se para o Hospital Lúcio Rebelo e ficou internado por mais de 24 horas. O dirigente do Pros obteve alta na última quinta-feira. Já na sexta-feira teve de frequentar as dependências do Instituto Goiano de Cardiologia, na Capital. Mais dez exames minuciosos, explica. As veias não estavam entupidas, relata. Apesar disso, colesterol alto e glicemia elevada foram constatados pela equipe médica da unidade de saúde, observa.
– Alta no início, a pressão arterial estabilizou-se.
Recomendação médica
Tiãozinho Porto informa que a recomendação médica é de abandonar o sedentarismo, praticar diariamente exercícios físicos, perder peso, estabelecer horários regulares para uma dieta balanceada com sal reduzido e sem gorduras ou frituras, diminuir as atividades políticas que produzem stress e repousar nos finais de semana. O risco de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral teria sido altíssimo, confidencia o parlamentar, assustado com o diagnóstico médico.
– A crise serviu de alerta!
O parlamentar afirma que trabalhava sete dias por semana, de 5h30 às 24h, com alimentação irregular, submetido às pressões da economia e da política institucional. Sem tempo para cuidar da sua saúde. O prefeito de Goiânia, íris Rezende Machado, acompanhado da ex-deputada federal íris Araújo fizeram uma visita de cortesia ao membro do PROS. Após apresentar um atestado médico à Mesa Diretora, ele anuncia a volta à Câmara Municipal.
– Já nesta segunda-feira, de manhã.
CPIS [CEIs]
O vereador do ProsTiãozinho Porto é membro das seguintes comissões temáticas no legislativo goianiense: Idoso; Constituição e Justiça [CCJ]; Criança e do Adolescente; Obras; e Mista. Ele integra o Bloco Pró-Goiânia, formado, hoje, por Vinícius Cirqueira, Gustavo Cruvinel, Lucas Kitão, Sabrina Garcêz, Carlinhos Café. Independente, o parlamentar faz parte da Comissão Especial de Inquérito [CEI] que analisa as contas da Prefeitura Municipal de Goiânia.
– Apesar de manter relação harmônica com o Paço Municipal, assinei e apoio a CEI dos Transportes.
]]>