Vereador quer proibir instalação de banheiros unissex em Goiânia
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 18 de novembro de 2021 às 09:51 | Atualizado há 3 anosO vereador Ronilson Reis (Podemos) apresentou um projeto de lei no qual proíbe que banheiros unissex/neutros sejam instalados em espaços públicos ou privados em Goiânia. De acordo com a proposta do parlamentar, caso haja o descumprimento da lei, caso aprovada, os responsáveis serão multados em até R$ 2 mil e ainda poderão ter o funcionamento suspenso ou o alvará do estabelecimento ser cancelado.
O vereador alegou que a instalação dos banheiros unissex/neutros provoca desconforto e classificou como inconveniente. De acordo com o texto, o projeto tem o objetivo de manter as condições sanitárias e evitar a disseminação de doenças e preservar a intimidade e segurança das mulheres.
O parlamentar justifica afirma que a proposta também é uma forma de evitar que crimes como assédio sexual ocorram nesses locais, e que os mesmos são frequentes. “Queremos proteger também as nossas crianças e adolescentes que ficam expostas nesse ambiente”, ressalta o vereador.
A proposta traz ainda que estabelecimentos que tenham o banheiro unissex em funcionamento antes da lei ser aprovada, terão que mudar a finalidade do mesmo para “Banheiro Família”, salvo exceção quando este for o único banheiro do estabelecimento e que o mesmo seja de uso individual.
Casos recentes de banheiros unissex
Fora do Brasil, Joana Prado Belfort, a ex-feiticeira usou seu perfil no Instagram para relatar que foi a um estabelecimento comercial com a filha, e que o mesmo já continha banheiros unissex.
No caso mais recente uma mulher reclamou de uma rede de fast food, na capital paulista, a qual também já passou a utilizar os banheiros.
Leia também:
- Boogarins, com disco ‘Bacuri’, chega à síntese de uma sonoridade caseira
- Mostra leva mundo mágico do cinema silencioso a Pirenópolis
- Gilberto Mendonça Teles deixa enorme vazio na cultura goiana
- Eita! Gracyanne Barbosa expõe qual foi a gota d’água para término com Belo: ‘Me enganou’
- Tarcísio de Freitas admite erro sobre câmeras em fardas e promete reformas na Polícia Militar